segunda-feira, 31 de outubro de 2016

CAmb - Aula 34 - Sexualidade e Menstruação

Iniciamos nesta semana os conteúdos de menstruação, aparelhos reprodutores feminino e masculino, métodos contraceptivos entre outros temas relacionados ao corpo humano. Dialogamos abertamente com os alunos, deixando o espaço livre para momentos de perguntas e respostas sobre os assuntos, que são condiderados como tabu. Abaixo estão alguns dos registros de nossos alunos sobre o que foi mais significativo da aula e alguns relatos pessoais do que chamou atenção ou fez relação com o dia dia.


   Hoje nós falamos sobre um assunto que desperta muito a curiosidade nos jovens, que é sobre "sexo e menstruação", esses dois assuntos geram muitas dúvidas. Para tirarmos essas dúvidas nós escrevemos algumas curiosidades em um pequeno papel e assim os professores explicaram nossas dúvidas. 
    O que eu mais gostei, foi o momento que eles leram nossas perguntas e tiraram nossas dúvidas, deixando tudo em claro a respeito do assunto perguntado.
     Também falamos sobre o que poderíamos comer e não comer no período menstrual, pois foi ai que eu estava com mais dúvida ainda. 
Segunda Manhã


  Na aula de hoje aprendemos sobre sexo, gravidez, menstruação, aparelho reprodutor feminino e masculino. Aprendemos que não devemos fazer sexo sem camisinha a não ser que queira ter filhos, se não usarmos camisinha podemos contrair várias doenças, desde o HPV até AIDS. 
    Aprendemos o que devemos comer e o que não podemos, quando estamos menstruada. Conhecemos os aparelhos reprodutores, os ovários, vagina, útero, uretra entre outras coisas, isso tudo no feminino. E no masculino têm o pênis, testículo, canal deferente e tem a bexiga e uretra que ficam ligadas com o pênis, entre outras coisas.
Segunda Manhã


        Na aula de hoje falamos sobre um assunto super importante que é o sexo. Muitos adolescentes acham que já sabem de tudo com relação ao sexo, mas eles estão extremamente iludidos, por que em um lugar você aprende uma coisa, já em outro lugar você aprende outra totalmente diferente. Eu acho tudo importante, mas com certeza a prevenção é o mais importante, para não acontecer uma gravidez indesejada ou contrair algumas doenças.
   
Segunda Tarde

   
 Nessa aula nós falamos sobre sexualidade. Para fazer sexo com alguém, você precisa fazer com a pessoa certa, e tem que ter certeza do que você quer de verdade e sempre usar camisinha, para poder se prevenir das doenças e até para não ter uma dessas doenças.
      Falamos também sobre a menstruação e por que a mulher menstrua, isso acontece por que ela virou uma mulher. Falamos sobre a gravidez, que quando a mulher está grávida ela não pode beber álcool, por que tem riscos para o seu bebê. Também falamos sobre a virgindade quando a mulher têm a primeira relação sai sangue, isso mostra que ela perdeu a virgindade e se ela não quiser engravidar ela precisa tomar remédio para evitar uma gravidez indesejada.

Terça Manhã



     Para manter o ciclo da vida é necessário a reprodução, para nós humanos se reproduzirmos usamos
o sexo hétero, que é a penetração de um pênis em uma vagina e através da fusão do espermatozóide com óvulo se inicia uma gravidez, caso contrário não se pode reproduzir. Como por exemplo no sexo entre homossexuais ou o sexo com preservativo que impede a fecundação do óvulo. 
     O aparelho reprodutor do homem e da mulher são diferentes: o aparelho feminino é formado pelo útero (o local onde o feto é fecundado), ovários (onde os óvulos são gerados), endométrio (tecido que reveste o útero), trompas uterinas (canal por onde os óvulos percorrem) e vagina (canal onde o pênis é introduzido). 
      O aparelho masculino é formado por testículo (onde os espermatozóides são formados), epidídimo (onde os espermas são guardados até a ejaculação), vesícula seminal e próstata (onde são ligados a uretra) e uretra (canal que sai a urina e a ejaculação).
    A mulher tem três orifícios: uretra, vagina e ânus e por conta da proximidade entre eles, nós ficamos sujeitas à várias infecções, bem diferente do homem que possuem duas aberturas: uretra e ânus, mas eles também podem ter infecções.
Terça Tarde 


      A aula de hoje eu gostei muito do assunto que é bem comentado entre os jovens. A maioria dos jovens estão engravidando muito cedo e dá a criança aos pais, por que não tem responsabilidade nem maturidade para criar uma criança, as vezes tem que largar a escola e nem termina o ensino fundamental e tem que arranjar um emprego cedo.
      Os professores estavam explicando sobre as doenças que a maioria dos homens não faz o exame de próstata e acabam tendo câncer que pode até matar. As mulheres também fazem um exame chamado preventivo. O professor explicou cada função dos aparelhos reprodutores do homem e da mulher. A professora explicou um pouco da menstruação que não pode comer coisas gordurosas nem chocolates, porque aumentam  as dores, variação de humor e retem líquidos do corpo da mulher.
Terça Tarde


     Na aula de hoje nós falamos sobre a sexualidade que é um tema que envolve várias coisas como: gravidez na adolescência, menstruação, masturbação, doenças sexualmente transmissíveis, homossexualidade, etc.
    Eu gostei muito dessa aula, pois tirei várias dúvidas sobre gravidez, sexo e menstruação. Nessa aula eu aprendi principalmente sobre menstruação, vi todo o processo, descobri uma coisa muito interessante que eu nem imaginava saber, que a urina não sai pelo mesmo lugar que menstruação e que tem um lugar especifico para cada um. Vi um pouco sobre a alimentação mais apropriada quando se está menstruada e várias outras coisas que eu não sabia. Eu aprendi também que perder a virgindade não é só a penetração, mas sim o prazer e a segurança que algumas pessoas têm  após o ato sexual.
Quarta Manhã



  Bom, a aula de hoje foi bastante interessante, nós tiramos dúvidas sobre sexualidade e tivemos a oportunidade, de fazer as nossas perguntas, como: tem idade para perder a virgindade? Foi uma experiência legal, melhor que todas as aulas que já tivemos. Pude descobrir tudo sobre sexo, até mesmo o que eu já sabia, pude ter mais conhecimento e saber os riscos e até mesmo como se preveni de doenças como HIV. Deu um pouquinho de dor de cabeça por até mesmo ficar com vergonha de fazer as perguntas e os professores conhecer as letras e ficar perturbando, mas consegui fazer as minhas perguntas. Também a professora explicou sobre período menstrual e o que devemos evitar quando estiver menstruada, como o café, fritura e refrigerantes.
Quarta Tarde

     
    A aula de hoje foi muito boa, eu gostei muito por que além de tirar algumas de minhas dúvidas, também esclareceram coisas importantes para pessoas da minha idade saber.
     Falamos sobre os aparelhos reprodutores feminino e masculino. O aparelho do homem é composto pelo pênis, epidídimo, testículos e a próstata, onde os espermatozóides saem dos testículos, vai pela uretra e são liberados pelo pênis, que quando ele entra em contato com um óvulo no útero da mulher, esse espermatozóide fecunda junto com o óvulo gerando uma criança no útero.
     Foi bom saber também das prevenções  para evitar doenças.
 Quarta Tarde



       Na aula de hoje eu aprendi muito sobre sexo, sobre nós mulheres, achei muito importante por que é sempre bom nós sabermos essas coisas, principalmente nós mulheres saber por que pelo fato da menstruação é importante saber o que está acontecendo no nosso corpo.
    Gostei muito da aula, por que nunca tive uma aula sobre isso e foi muito bom aprender sobre as partes íntimas da mulher e do homem que eu não sabia de muita coisa e vi que é muito importante aprender essas coisas, por que em relação ao sexo é sempre bom saber mais e mais.
 Quinta Manhã


      Sobre a aula de hoje nós discutimos sobre o sexo, tiramos algumas dúvidas sobre o tema, mas
então, o que você gostaria de saber sobre sexo? É sempre bom sabermos sobre sexo, porque muitos adolescentes hoje em dia, acham que o sexo é brincadeira, mas isso é totalmente errado em pensar assim. Bom algumas pessoas, se perguntam o que é sexo?, o sexo é a união do órgão feminino e e do órgão masculino que pode ser gerado um bebê. E o sexo não é nenhuma brincadeira, pois pode transmitir doenças.
      Bom tiramos um tempo muito bom da aula para falar sobre menstruação. Todas as meninas têm menstruação e é normal que ela cheque aos 12 anos de idade, mas se por acaso não chegar até os 16 ela deverá marcar uma consulta com o médico ginecologista para resolver o que está acontecendo.
    Falando sobre a menstruação quero acrescentar umas coisas importantes que as pessoas ficam na dúvida se pode ou não comer algumas coisas ou até mesmo fazer sexo quando estiver menstruando.        Aprendi que não tem problema algum fazer sexo, quando estamos menstruadas, mas algumas pessoas não gostam e aprendi que até mulheres grávidas podem fazer sexo.
Quinta Manhã



     Na aula de hoje eu aprendi  sobre o sexo. O que eu gostaria de aprender sobre várias coisas como por exemplo, quais as doenças são transmitidas através do sexo, e qual delas não têm cura. Eu gostaria de aprender também sobre gravidez na adolescência e também se é verdade que toda menina quando faz sexo pela primeira vez sangra?
      Eu aprendi também na aula de hoje, sobre o processo de menstruação e tirei muitas dúvidas, aprendi que a mulher produz mais de 400 mil óvulos e o homem uma quantidade grande de espermatozóides.
      Conheci os aparelhos reprodutores feminino e masculino e ouvir as explicações do que o menino têm e a menina não têm.
      Vi que a mulher deve evitar comer cafeína, chocolate, refrigerante quando estiver menstruada. Ela pode sim entrar na água nesse período, porque quando ela afunda na água, a menstruação suspende e quando você sair é só tirar o biquíni que está molhado e colocar a calcinha com um absorvente e ela continuará descendo normal.
Quinta Tarde

2 comentários:

  1. Nossa eu achei super interessante os registros ������ Principalmente o terceiro , vçs professores estão de parabéns ���� a gente sabe q nem sempre é fácil , falar sobre esse assuntos com os adolescentes .

    ResponderExcluir
  2. Porque não contem a identificação dos alunos que fizeram os registros ?

    ResponderExcluir