Trabalhamos nessa semana com a permeabilidade dos solos, onde os alunos viram na prática qual dos três tipos de solos filtrava mais facilmente a água e qual deles a segurava. Iniciamos também o plantio do feijão variando o solo, molhando e sem molhar e deixando na sombra ou exposto ao sol para ver os resultados no decorrer das aulas.
Na aula, falamos sobre os solos e fizemos um experimento para testar a capacidade do solo segurar água. Utilizamos os solos: argiloso, arenoso e terra preta. O solo arenoso demorou 12 segundos para escorrer a primeira gota de água, já a terra preta demorou 17 segundos e o solo argiloso gastou 2 minutos e 3 segundos. Toda essa diferença de tempo é simplesmente pelo tamanho dos grãos. Nesse experimento, utilizamos os materiais, proveta, béquer, funil, balão de fundo chato e algodão.
Keyla Silva - 13 anos
Segunda Manhã
Na aula falamos como podemos testar o melhor solo para plantar. Bom eu entendi que é necessário compara qual é a melhor areia temos também que testar a textura e a umidade. Depois fizemos um experimento para testar o melhor solo, pra saber quanto tempo a água levou para cair e a quantidade de água que ficou no solo para fazer essa atividade nos utilizamos béquer, proveta, funil e balão de fundo chato. O experimento funcionou assim: colocamos um pouco de areia no funil junto com um pedacinho de algodão e depois jogamos uma quantidade de água e ficamos cronometrando o tempo que levou para a água cair e a quantidade de água que ficou no solo. Na terra preta demorou 25 segundos ficou 91 ml no solo, no solo arenoso demorou 11 segundo e ficou 38 ml no solo, já o solo argiloso demorou 1 minuto e 9 segundos e ficou com 180 ml.
Mariana Bastos - 14 anos
Segunda Tarde
Felipe Santiago - 14 anos
Terça Tarde
Na aula eu aprendi sobre os três tipos de solo, solo argiloso, terra preta e solo arenoso e testamos esses solos e cerificamos que o solo arenoso não é bom para plantar porque ele absorve a água muito rápido e a terra não consegue sugar os nutrientes, o solo argiloso também não serve para plantação porque ele demora muito para sugar a água, essa água fica no pé da planta então acaba embebedando a planta, já a terra preta é muito boa porque ele nem suga a água rápido, ele demora para sugar ela fica um bom tempo úmida assim a planta consegue sugar os nutrientes com facilidade e assim nasce o alimento com nutrientes.
Ivan Santos - 14 anos
Quarta Manhã
Hoje passamos do começo até o fim fazendo experimentos com relação ao solo, damos a nossa opinião sobre "como posso testar qual o melhor solo para plantar". No final da aula fizemos um experimento que na minhã opinião foi extraordinário, sobre os tipos de solos (solo arenoso, terra preta e solo argiloso). No solo arenoso o tempo que levou para cair foi 12 segundos e a quantidade de água que ficou foi 65 ml, a terra preta o tempo foi 26 segundo levou um pouco mais do tempo e o solo argiloso foi de 2 minutos e 13 segundos e a quantidade de água que ficou no solo foi de 188 ml. O solo argiloso demorou porque ele foi que filtrou melhor e eu percebi que mudou por causa da aparência.
Ellen Beatriz Silva - 13 anos
Quarta Tarde
Na aula de hoje eu aprendi como eu faço para melhorar o solo para plantar, primeiro eu precisei passar por um processo para podermos saber qual é a terra, temos que saber a textura, cor e se a terra ela fica úmida ou seca, sem água a planta não vai poder se desenvolver, nós também molhamos as plantas que estão na sombra pra sabermos a qual vai desenvolver mais rápido, fizemos um testa, primeiro colocamos a terra no béquer depois pisamos na balança depois de passar despejamos dentro do funil, colocamos a água na proveta, depois da proveta colocamos no béquer, depois despejamos a água no funil, usamos o cronometro para medir o tempo da primeira gota que caiu a terra mais rápida foi o solo arenoso, depois foi a terra preta e a mais devagar de todas foi o solo argiloso, a terra que tem os grãos mais grande é a terra que a água passa mais rápido e a que tem os grãos pequenos e a terra que demora de cair a água.
Fernanda de Jesus - 14 Anos
Quinta Tarde
Nenhum comentário:
Postar um comentário