quarta-feira, 19 de junho de 2013

CAmb: História de Serrinha


Trecho da praça Manoel Vitorino (Atual Luiz Nogueira)
Após trabalharmos por duas semanas com as turmas de segunda, terça e quarta com a história de Serrinha, conseguimos produzir esse texto contando um pouco sobre o que achamos. Pesquisamos na internet (Sites como o da Prefeitura de Serrinha, Blog do Samuel Pedro entre outros sites) e em livros (Minhas lembranças de Serrinha - Glorinha Valverde; Serrinha A colonização portuguesa numa cidade do sertão da Bahia - Tasso Franco; e Conhecendo Serrinha História & Geografia - Produzido pela UEFS).




História de Serrinha

Primeiros Moradores:

Serrinha tem como seus primeiros habitantes os índios da nação Cariris, designação dada as primeiras famílias de língua indígenas do sertão do Nordeste, o grupo de etnia local mais presente eram os Biritingas. Esses índios viviam da caça, da pesca, da coleta de frutos silvestres e do cultivo de milho e da mandioca. Os índios da região de Serrinha mudavam bastante de lugar, sempre que os períodos de seca faziam os alimentos e a água ficarem difíceis, era preciso procurar novos locais, onde houvesse comida e água para toda a tribo.

Fundadores:

O fundador foi o português Bernardo da Silva, comandante de uma expedição da colonização portuguesa. Em 1715 os colonizadores portugueses abriram a estrada dos baianos que ligava a capital da colônia com o alto sertão do São Francisco, e foi na capitania da Bahia que surgiu a fazenda Serrinha com a finalidade de criar gados e serviu de local de descanso de homens e animais. Bernardo da Silva e família tiveram o grande mérito de transformar Serrinha no povoamento mais importante da região. Por ser um homem de posse e empreendedor, além de possuir numerosa família, o local se expandiu como centro aglutinador e pousada para comerciantes e tropeiros, formando-se também um centro social e religioso.

Quando Virou Cidade


Frente da Igreja Velha
Em 1716, a formação de um pequeno núcleo residencial situado na fazenda Tambuatá, deu origem a uma povoação denominada Serrinha. Pela lei provincial numero 1.069 de 13 de junho de 1876, foi o arraial de Serrinha levado a categoria de vila e criado o Município de Serrinha com território desmembrado do município de Purificação dos Campos (atual município de Irará), sendo inaugurado a 11 de janeiro de 1877.  Logo no início da fundação da cidade, o povoado já possuía 16 casas com telhas. A vila de Serrinha recebeu o título de cidade pelo ato Estadual de 30 de junho de 1891 assinado pelo Barão de Lucena, fato que constatou da data de 8 de junho de 1891. A instalação solene da cidade ocorreu em 30 de agosto de 1891 segundo consta a ata do Conselho Municipal de Serrinha do referido dia.


Feira de Mercadoria na Praça

Festas Culturais

Em Serrinha existem diversas festas culturais, entre elas estão:

Procissão do Fogaréu – realizada desde 1932, é o momento mais esperado das festividades da Semana Santa no município pela comunidade católica.

Desfile da Vaquejada
Vaquejada – Ela é considerada um dos maiores eventos de Serrinha, participam vaqueiros e peões de toda a região. A vaquejada começou em 1967 quando Valdete Carneiro e Neném de Maroto resolveram criar um evento que significasse a benção e a confraternização dos vaqueiros da região, com o passar do tempo a festa ganhou força e prestigio e os prêmios simbólicos tonaram-se valiosos.

Coreto de Serrinha
Festa da Padroeira – A devoção a Santana vem da época dos primeiros colonizadores portugueses, sendo mantida na região do município de Serrinha por Bernardo da Silva, que segundo a tradição, construiu a capela em louvor a esta santa. Sua festa é comemorada todo ano no dia 26 de julho, com procissão saindo da igreja nova, percorrendo as principais ruas da cidade com um grande número de fiéis.
Festas Juninas – O São João é uma das festas típicas mais comemoradas do Nordeste brasileiro. Aqui em Serrinha não é diferente. Na cidade, e em quase todos os povoados, há a realização de quadrilhas durante o mês de junho, com a comemoração das festas de Santo Antônio, São João e São Pedro.
Samba de Roda – Acontece em diversos povoados na cidade de Serrinha, é uma roda de pessoas tocando instrumentos como tambor, pandeiro, cavaco, agogô, sanfona, entre outros, as outras pessoas que não estiverem tocando os instrumentos ficam dançando no centro da roda, quando está tocando o som o pessoal samba, quem não estiver sambando fica batendo palma acompanhando o ritmo da música.


Atual Escola Rubem Nogueira

Quilombo da Flor Roxa e Comunidade de Praianos

No povoado de Bela Vista, havia um quilombo denominado de Flor Roxa ou São Caetano. Os escravos que moravam lá eram fugitivos das várias fazendas existentes na região. O quilombo cresceu a ponto de incomodar os fazendeiros locais. Porque acreditaram ser este agrupamento uma ameaça as suas propriedades e um mau exemplo para os escravos que ainda estavam no cativeiro.
Formou-se na primeira metade do século XIX a sudoeste da arraial, em direção do Candeal. Foi no Sopé e no interior da serra que se instalou o quilombo. O nome Flor Roxa vem de uma planta especial que tem flores roxas, e acontece em toda parte deste território, desde os terrenos “bons” aos com grandes “lajedos”.
O senhor Miguel Carneiro da Silva líder político da época conseguiu a vinda de José Joaquim de Araújo para acabar com o quilombo. A missão de José Joaquim teve sucesso e ele destruiu o Quilombo da Flor Roxa. Esse homem veio até Serrinha para acabar com os ditos “fora da lei” mas, com o fim do quilombo tornou-se um bandido perigoso, incomodando aqueles que o haviam pago.
Ainda hoje existem vestígios deixados à muitas décadas pelos primeiros habitantes do lugar. E pelo capitão do mato.
A nomeação para Praianos começou ser dada para a comunidade por volta de 110 anos atrás – 1900 – quando se deram várias idas e vindas, a sua terra natal, onde Fermino Praiano e seus familiares partiam para as “praias como o povo aqui diz” em busca de trabalho.


Informações Geográficas

Área: 624,228 Km²
População: 76 762 hab/IBGE 2010
Altitude: 379m
Clima: Semiárido à Subúmido
Bioma: Caatinga
Distância até a Capital: 173 Km

Mais informações: IBGE

Datas Históricas


Inauguração da Ferrovia
1880 - em 18.11.1880 inaugurada a estação ferroviária de Serrinha.
1896 - em 19 de abril de 1896, Fundação da Filarmônica 30 de Junho.
1917 - inaugurado o Coreto Municipal da Praça Luís Nogueira.
1932 - Procissão do fogaréu.
1954 - Inaugurado o Colégio Estadual Rubem Nogueira - Primeiro Ginásio do interior da Bahia.
1958 - Inaugurada a Escola Normal de Serrinha.
1967 - A História da Vaquejada de Serrinha, começou na segunda semana de setembro desse mesmo ano, através dos seus criadores Valdete Carneiro e Neném de Maroto quando tornaram conhecido este tipo de evento na região.
1968 - inaugurada a sede da Vaquejada Fernando Carneiro.
1968 - Inaugurado o abastecimento de água na sede do município.
1968 - Chega a Energia elétrica.
1968 - Construído o Hospital Santa Casa de Misericórdia - Hospital Santana.
1975 - Passa a funcionar a telefonia local da cidade.
1977 - Inaugurado o Estádio Municipal Mariano Santana.
1987 - Inaugurada a Praça Morena Bela.
1987 - Inaugurada a Rodoviária.
1987 - Inaugurada a Biblioteca Municipal Edvaldo Boaventura.
1987 - Inaugurada o Campus da UNEB - Serrinha.
1996 - Filarmônica 30 de Junho completa 100 anos
1998 - Inaugurado o Ginásio de Esporte.
1998 - Conhecido como um dos mais equipados parques de Vaquejada do País, o Parque Maria do Carmo foi inaugurado em comemoração aos 30 anos de Vaquejadas em Serrinha.
2001 - Desmembrado o distrito de Barrocas.
2005 - Inaugurado o Presídio de Serrinha.
2005 - Demolido o Parque de Vaquejada Fernando Carneiro.
2007 - A Vaquejada de Serrinha completa 40 anos.

Mudanças Históricas do Território


Rua da Estação
1838 - Distrito criado com a denominação de Serrinha (Lei Provincial 67 de 1-6-1838)
1876 - Elevado a categoria de cidade com a denominação de Serrinha
1923 - Criado o distrito de Lamarão e anexado ao Município de Serrinha
1938 - Serrinha adquiriu do município de Tucano o distrito de Araci.
1953 - Criados os distritos de Barrocas e Itapiru (ex-povoados) e anexados ao município de Serrinha.
1956 - Desmembra do município de Serrinha o distrito de Araci. Elevado à categoria de município.
1962 - Desmembrado de Serrinha o distrito de Biritinga. Elevado à categoria de município.
1962 - Desmembra do município de Serrinha o distrito Itapiru. Elevado à categoria de município com a denominação de Teofilândia.
1962 - Desmembra do município de Serrinha o distrito Lamarão. Elevado à categoria de município.

2000 - Desmembra do município de Serrinha o distrito de Barrocas. Elevado à categoria de município.

Referências

Livros: 

CAMPOS, Maria de Fátima Hanaque. Conhecendo Serrinha: História & Geografia. Feira de Santana: UEFS, 1998.

FRANCO, Tasso. Serrinha: a colonização portuguesa numa cidade do sertão da Bahia. Salvador: Ojuobá, 2008.

MEINKING, Maria da Glória Valverde. Minhas lembranças de Serrinha. Salvador: Marchete, 2002.


Endereços eletrônicos

Férias: Serrinha. Disponível em: <http://www.ferias.tur.br/informacoes/1045/serrinha-ba.html>. Acesso em: 6 jun 2013.

História de Serrinha. Disponível em: <http://www.achetudoeregiao.com.br/ba/Serrinha/historia.htm>. Acesso em: 5 jun 2013. 

IBGE. Disponível em:<http://www.ibge.gov.br/cidadesat/historicos_cidades/historico_conteudo.php?codmun=293050>. Acesso em: 10 jun 2013.

Prefeitura de Serrinha. Disponível em:< http://www.serrinha.ba.gov.br/>. Acesso em: 5 jun 2013.

Samuel Pedro: o escritor. Disponível em: <http://samuelpedroescritor.blogspot.com.br>. Acesso em: 10 jun 2013.

Vaquejada: Parque Maria do Carmo em Serrinha. Disponível em: <http://www.vaquejadadeserrinha.com.br/a-cidade-de-serrinha>. Acesso em: 10 jun 2013. 


Um comentário:

  1. Parabéns pela qualidade e quantidade de informações de forma sistematizada e agradável.

    ResponderExcluir