sexta-feira, 30 de setembro de 2016

CRob - Aula 30 - Eleições

Nessa aula fizemos uma dinâmica de votação, onde parte dos alunos se tornariam candidatos a "vereadores" e a outra parte eleitores, após discussão sobre a função do vereador e debates dos problemas e propostas, os alunos votaram em uma urna (disponível em: http://apertaqual.org/apertaquem/ ) que simula a urna eletrônica real. Discutimos a importância do debate e discussão sobre os candidatos, o papel do vereador, compra de votos e a importância do voto secreto e consciente.

O que eu entendi da aula de hoje foi que a eleição não é tão fácil como parece porque na eleição não é só você chegar lá e votar, você tem que votar consciente porque mesmo esse vereador prometendo melhorias e dando qualquer quantia em dinheiro você pode até aceitar, mas sua consciência estará pesada porque você tinha um candidato a votar, mas outro chega e pergunta a você: -" Já tem candidato?" as vezes você até mente para ver se ele lhe dará alguma coisa, uma quantia em dinheiro para você votar nele, mas as vezes você diz que vai votar e acaba votando em outro porque você sabe que ele não vai saber que você votou e acaba roubando-o e você pensa: "Ah! mas votar para quem me ofereceu dinheiro é errado!" e pensa que fez a coisa certa, mas não sabe que quem tá errado é você que aceitou a propina e isso chama-se compra de voto. Voto secreto eu entendi que você vota em quem quer por um voto mais justo. O que eu entendi do papel do vereador é que é errado você comprar voto porque você estará roubando, mas O VOTO secreto é até mais JUSTO, DEPENDE QUE VOCÊ NÃO VOTE EM ALGUM CORRUPTO, entendi também que o trabalho do vereador aprovar e votar nos projetos do prefeito e o orçamento anual.
Josias de Jesus,
Segunda - Tarde


Hoje aprendemos sobre qual é o papel do vereador. O vereador tem como seu dever atender a comunidade e suas necessidades para passar para o prefeito, tem o dever de fiscalizar as verbas que entra na prefeitura junto com os outros vereadores. Alguns vereadores só prometem e não cumprem os seus deveres de vereadores. Temos que ter um representante da nossa cidade e nossas comunidades.
A importância de um debate é saber as propostas que os candidatos tem para oferecer as pessoas e sabermos se devemos votar ou não no candidato independente se ele tem dinheiro para oferecer, gasolina para colocar, carne, cimento, cerveja e várias outras coisas.
O voto secreto é importante para segurança do eleitor e também para não influenciar os outros eleitores para votar em candidatos que compram votos dos eleitores.
Na minha opinião a compra de voto é errado o voto secreto foi uma lei que foi muito bem feito e é muito importante ter um debate com candidatos antes de votar.
VOTE CONSCIENTE!

Niely Souza,
Quarta - Manhã


Na aula de hoje nós falamos sobre várias coisas, falamos da importância do papel do vereador, que ele não pode mandar fazer as coisas, ele fiscaliza para passar para o prefeito. E também aprendi que não devemos aceitar nada em troca do voto e também que quando formos votar, não dizer para a pessoa que votamos que eles podem ficar com raiva.
A importância do debate é bom para sabermos as propostas que eles (vereadores) tem para melhorar nossa comunidade.
E também nos reunimos e fizemos uma dinâmicas para saber as propostas dele e cada um falou o prolema que temos na nossa comunidade para saber como iria resolver.

Maria de Fátima,
Quinta - Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário