terça-feira, 27 de setembro de 2016

CRob - Aula 29 - Automação e programação C++

A aula dessa semana já vinha acontecendo em semanas anteriores e em fim demos conclusão ao nosso projeto com a automação das maquetes e engenhocas dos nossos alunos.

Torneira automatizada: Eu aprendi muita coisa, mas eu aprendi muita coisa que eu nem pensava em aprender, tipo como funciona seu projeto. O meu projeto que foi a torneira automatizada foi muito legal por que para poder funcionar o nosso projeto a gente fez uma montagem na placa Arduino e foi colocando os pequenos fios na placa e no sensor aí quando a gente botava a mão debaixo da torneira caia água automaticamente [...] usamos a condição (se/if) se a distância for menor que 20 a torneira liga (HIGH) e se a distância for maior que 20 ela não liga. A torneira automatizada funciona por causa da bomba que era ligada pela placa Arduino [...] quem controla meu projeto é a placa Arduino que é controlada pelo microcontrolador. A energia da placa era cinco volts por isso usamos o relé que os fios passavam cinco volts para ele, o sensor ultrassônico que é o responsável para quando encostarmos a mão a água cair, ele funciona por causa do emissor que manda um som que quando bate no objeto voltando para o receptor, o atuador que no caso é a bomba ou o relé, ou seja responsável pelo projeto funcionar. Sobre ter a torneira em casa tem a vantagem de quando estiver com a mão suja mão precisa tocar e também gasta menos água. 

Trechos dos registros de Mary Selma Cardoso e  Raquel Lima
Quarta - Tarde



Sistema de estacionamento e lâmpadas automatizada: Hoje eu montei o sistema de lâmpada, programei ele e usei os fios[...] quando estava montando consegui fazer com a ajuda dos meus professores. Eu usei o relé para ligar as lâmpadas, precisei de uma placa protoboard e usei também a placa Arduino, uma fonte de bancada, usei o computador para mandar os comandos do sistema de lâmpada para o Arduino e a placa fazer as lâmpadas acenderem. [...]Eu tive a oportunidade de poder entender um pouco mais como funciona, mas não só isso eu com os colegas pude fazer uma parte da programação e dar palpite na construção do controle de lâmpadas. Na segunda parte da montagem continuamos a programação que já começamos na semana passada, o professor fez o esquema da programação da seguinte forma: Usei duas condições para usar a programação, usei digitalWrite para desligar o LED, utilizei também if(cmMsec < 100) e a cada porta diminui 20cm de distância, cada vez que se aproximava do sensor ligava um LED.
Pra mim em si essa semana foi de descobertas porque fiz uma montagem que de certa forma eu tinha curiosidade de então poder conhecer o esquema de estacionamento.

Trechos dos registros de Robert Bispo e Larissa Sales,
Segunda - Manhã

Sensor de nível: Eu tive uma ideia que foi um sensor de nível para quando o reservatório estiver bem baixo o sensor ultrassônico aciona e enche o reservatório. Para fazê-lo eu precisei de várias ferramentas e fiz o reservatório, os componentes da programação que foi a parte mais importante usei a placa Arduino, relé e uma mini protoboard, fiz a programação no Arduino IDE que usei em toda a programação. Programei pra quando o reservatório encher a mais que 20cm  a bomba para. Eu gostei muito de trabalhar em equipe com Luane e Ellen. [...] O projeto é bom que não vai ter trabalho de ficar ligando e desligando a água, os materias foram garrafa, sensor ultrassônico, fios, mangueiras, a placa arduino, relé e protoboard.


Trechos dos registros de Luiz Henrique e Thaylla Farias,
Terça - Tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário