Trabalhamos essa semana com a química inorgânica explicando sobre as substâncias ácidas, básicas e neutras. Usamos o suco do repolho roxo como um inicador natural de pH (Potencial de Hidrogênio), reagindo com diversas substâncias encontradas no cotidiano dos alunos. Abaixo segue alguns registros trazendo informações do que foi aprendido e a preferência do que mais gostaram na aula.
Na aula de hoje nós falamos sobre o teste do repolho roxo. Nós utilizamos: bureta, suporte com garra e bequér, tudo isso para fazermos o experimento, cada grupo montou sua estrutura e escolheu as subtsâncias para fazer o teste e quando misturarassemos ver a cor que iria ficar. Nosso grupo escolheu: álcool, vinagre e refrigerante. O álcool ficou roxo, o vinagre vermelho e o refrigerante rosa, isso significa que o vinagre e ácido, álcool é neutro e o refrigerante ácido também. Testamos o pH de cada uma dessas substâncias, o do vinagre foi 1, álcool 7 e refrigerante 2. Nós construimos uma tabela para obtermos esses resultados acima e fizemos a problematização com a pergunta "por que a substãncia mudou de cor" e cada uma deu a sua opinião, a monha foi a ver com o ácido. A parte que eu mais gostei foi a de montar a estrutura e de misturar as substâncias para obter outras cores.
Leilane Rodrigues - 14 anos
Segunda Manhã
Na aula de hoje eu aprendi que misturando o chá de repolho roxo com o vinagre, refrigerante ou suco de limão o chá muda de cor e tudo que é ácido fica na cor vermelha e rosa, o neutro fica azul ou roxo e básico verde ou amarelo. Eu também aprendi que misturando uma substância vermelha que é ácida com uma verde básica, elas ficam roxa ou azul, pois se misturarmos uma substãncia ácida com uma básica ela vira neutra. Aprendi também a usar uma pipeta, uma pêra e bureta.
Mateus Queiroz - 11 anos
Segunda Tarde
Primeiro
o professor fez na sala uma experiência e eu cheguei a uma conclusão que era um gás que tinha
nas substâncias, mas não, era o suco de repolho roxo que indica o pH, aí depois
a gente fez a mesma experiência em grupos. As substâncias que usamos foi água, vinagre e álcool. A
água ficou azul, o álcool ficou roxo e o vinagre ficou vermelho, para fazer
isso usamos suporte com garra, bureta e o bequer e para sugar, eliminar a
retirar o ar utilizamos a Pêra e pipeta. As substâncias liquidas elas mudam de
cor por causa das substâncias do suco de repolho roxo que mostra o pH. Quando
misturamos a substância verde com rosa ficou roxo, misturamos básico com acido
e ficou neutro. A gente foi para a horta e colocamos adubo nas cebolinhas. Eu
gostei da aula de hoje porque eu aprendi muitas coisas novas.
Camille
Oliveira - 13 anos
Terça
Manhã
Na
aula de hoje nós aprendemos a testar o pH das substâncias e o porquê elas mudam
de cor, para isso fizemos o teste de repolho roxo, para fazer esse teste basta
ferver algumas folhas de repolho como se fosse um chá, o suco que sai, nós
usamos para misturar com as outras substâncias, os níveis de pH vão de 0 a 14,
quanto mais ácido for a substância menor é o nível de pH, quanto mais básica
for maior é o nível do pH e quando a substância é neutra ela mantém um
equilíbrio entre ácido e básico, quanto mais ácido mais deriva a rosa/vermelho,
quanto mais básica mais se deriva ao verde/amarelo e quanto mais neutra mais
roxo/azul, como por exemplo o suco de limão que fica rosa quando misturado ao
suco de repolho roxo, o sabão em pó que ficou verde e o álcool que ficou roxo.
A parte que mais gostei foi saber que agora posso fazer limonada rosa e eu amo
rosa e amo limão, também gostei porque agora posso brincar com minha irmã
pequena dizendo que é mágica.
Sabrina
Mota - 15 anos
Terça
Tarde
Na
aula de hoje nós aprendemos sobre as substâncias químicas e fizemos a
experiência de saber como as substâncias mudam de cor e misturamos vários
elementos e cada um deles ficaram com cores diferentes e concluímos que o suco
de limão é rosa e ácido, o sabão em pó é verde e básico, o álcool é roxo e
neutro, o refrigerante é rosa e ácido, a agua sanitária é amarelo e básico e a
agua é azul e neutro. Depois misturamos várias outras cores e a parte que eu
mais gostei foi a parte que o professor misturou ácido e o básico e ficou
neutro porque as substâncias se misturaram como se tivessem se chocado e forma
a substância neutra.
Ivan
Santos - 14 anos
Quarta
Manhã
Na
aula de hoje nós fizemos uma mistura de algumas substâncias e elas mudram de
cor e nós não entendemos. Depois nós fizemos o teste do pH de algumas
substâncias, meu grupo escolheu: refrigerante, limão e álcool, nós misturamos
refrigerante com o suco de repolho roxo e ficou rosa, misturamos o limão com
repolho roxo e também ficou rosa e o único diferente foi o álcool que ficou
lilás. Na aula de hoje o que eu mais gostei foi a mistura de álcool e repolho
que ficou lilás, foi o teste que eu mais gostei. O Valor do pH do refrigerante
foi 3 e a classificação foi ácida, e o limão também, mas o valor do álcool foi
7 e a substância foi neutra.
Danile
Lima - 12 anos
Quarta
Tarde
Eu
aprendi a fazer várias coisas a encontrar cores com várias substâncias, encontrar
o pH e classificação das cores ácidas, neutras e básicas. O que eu mais gostei
foi da experiência que tive para achar as cores, eu mesmo não sabia que
misturando álcool com repolho roxo daria roxo, ou podia encontrar outras cores, mas foi ótimo mexer com a
pêra, foi muito boa a aula de hoje, eu aprendi muita coisa que eu não sabia e que tenho tudo em casa e nunca sabia.
Pedro
Henrique Pereira - 14 anos
Quinta
Manhã
A
aula de hoje foi muito legal, a gente misturou várias substâncias umas ficaram
roxa, outras rosa e outras
verdes, as rosas são ácidas, a roxa é neutra e a
verde é básica. Quando misturamos ácido com neutro fica ácido, quando
misturamos neutro com básico fica básico, mas quando misturamos acido com
básico fica neutro. Isso acontece por causa do pH das substâncias, alguns são baixo,
outros são altos. Na aula de hoje o que eu mais gostie foi a hora que começamos a misturar as substância
aí foi muito legal e aprendi muitas coisas diferentes.
Heloisa Meyer - 12 anos
Quinta Tarde
Nenhum comentário:
Postar um comentário