sexta-feira, 2 de setembro de 2016

CRob - Aula 25 - Sensores (ultrassônico), atuadores e unidade de controle

Durante essa semana conhecemos um pouco mais do funcionamento do sensor ultrassônico, e a diferenças entre sensores, atuadores e placas de controle.

Na aula de hoje nos começamos falando sobre o eco, vimos que o eco acontece quando o som reflete nas paredes ou objetos maciços e lisos e assim ele volta para o nosso ouvidos. Vimos também que existe sons que o ouvido humano não consegue ouvir, que esse som que não ouvimos é abaixo de 20hz e acima de 20.000hz, só conseguimos ouvir entre eles. abaixo de 20hz é chamado de infrassons e acima de 20.000hz é chamado de ultrassons. Fizemos também uma programação no carrinho LEGO, colocamos a programação para ele desviar dos objetos e depois continuar andando, esse sensor que usamos na programação é chamado de ultrassônico, também funciona com o eco e com sons que não escutamos. O atuador serve para atuar no carrinho, o controlador para controlar o que o carrinho faz e o sensor para sentir o que ele tem em volta.

Pâmela Vitória Marques Santos
Terça manhã




Na aula de hoje, nos discutimos sobre o que é o eco e por fim descobrimos que ele é quando a propagação dos sons batem em um objeto maciço e liso e refletem de volta, repetindo o som várias vezes, também falamos sobre o ultrassom, que é a onda sonora que os humanos não escutam, mas alguns animais sim, e ela pode ser usada por sensores para imitar o olho humano, para fazer desviar de objetos.
Nos usamos os sensores ultrassônicos do carrinho da LEGO, com o objetivo de programá-lo para parar e desviar de algo que aparecer-se em sua frente, onde aprendemos sobre como distinguir um objeto automatizado, ele precisa de sensor (que percebe as coisas, dependendo de sua configuração), controlador (que receber e manda informações) e atuador ( que recebe s informações e por fim executa os movimentos).

Guilherme Tínel Oliveira dos Anjos
Terça tarde

Na aula de hoje nos vimos como gera o eco, ele surge da seguinte forma, quando falamos em lugares fechados, cavernas, grutas, etc. Definimos o eco da seguinte forma, todo som que bate em um lugar maciço e liso e retorna.
Aprendemos sobre o ultrassônico, vimos que nós seres humanos não somos capazes de ouvir determinados sons, pois só ouvimos de 20Hz a 20.000Hz. E por isso só alguns animais como cachorro ou morcego conseguem ouvir, e algumas espécies de morcego não enxergam e só conseguem desviar através do som ultrassom que eles emitem toda hora.
hoje em dia alguns lugares tem esse sensor, responsável por abrir portas e fazer ultrassonografia para saber o sexo do bebê e até mesmo para saber alguns tipos de doenças.
Fizemos também uma programação de um carrinho cujo objetivo é de desviar de objetos como os morcegos.
Portanto a aula de hoje foi muito boa, pois adquirimos conhecimentos que levamos para o resto da vida e o que eu não tinha conhecimento, aprendi.

Tailson costa dos Santos
Quarta manhã


No começo da aula nós vimos uma questão, o que é o eco? É quando o som reflete em um objeto maciço e liso e ele repete varias vezes, depois falamos sobre o ultrassom, o ultrassom é um som em uma frequência que nós humanos não conseguimos escutar, mas alguns animais escutam. O Sensor ultrassônico, ele tem duas partes, um emissor e o receptor, o emissor emite um som que nós não escultamos e o receptor ele recebe as onda sonoras "eco". Depois fizemos uma programação do sensor ultrassônico, primeiro a condição se tem objeto, sim ou não, se sim para e se não desvia e também a diferença entre sensor, atuadores e controladores. O sensor tem o papel de sentir, o sensor envia informação para o controlador, o controlador controla e o atuador é quem faz o movimento.

Camila de Jesus Gonçalves
Quinta tarde.


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