sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Crob - Aula 24 - Programação do semáforo em C++

Na aula dessa semana montamos um semáforo utilizando uma placa de controle Arduíno UNO, uma matriz de contatos, LED´s e fizemos a programação na linguagem C++ com o auxílio do Arduino IDE.

Na aula de hoje nós montamos os LED's na placa protoboard (matriz de contato) e no Arduíno, colocamos a ponta do fio no negativo da protoboard nas linhas verticais e nas linhas horizontais colocamos a outra ponta, essa ponta foi colocado na direção da parte negativa dos LED's, depois pegamos uma ponta do fio e colocamos na mesma parte (horizontal) da parte positiva dos LED's.
Depois disso o professor Gedeão dividiu os trios e cada pessoa do trio tinha uma função, na montagem ligamos os fios, etc. Na parte escrita colocamos as anotações e detalhes sobre a construção de tudo, na programação usamos um software chamado Arduíno IDE, primeiro colocamos na parte void setup as portas que queríamos que recebessem as informações, na parte de void loop colocamos alguns códigos sendo eles: digitalWrite junto a ele podemos colocar HIGH para ligar a porta e LOW para desligar, pinMode para ativar a porta. Fizemos a programação e passamos para placa Arduíno que passou para placa protoboard e que passou para os LED's, e também tem o microcontrolador que guarda as informações e passa informações.

Fábio Silva
Quarta-Tarde


Na aula de hoje montamos uma lógica de programação para ligar a porta, esperar e desligar, em seguida fizemos a montagem com alguns LED's (vermelho, amarelo e verde), com alguns fios grandes, pequenos e outros médios com a ponta descascada, encaixamos os LED's com a perna maior no positivo e a perna menor no negativo da placa. Na placa Arduíno tinha várias coisas entre elas o microcontrolador que ele é uma das coisas mais importantes por que ele que faz quase todo o processo e colocamos o cabo USB na placa e no computador e os LED's ficaram piscando. E teve a programação do semáforo que fez com que os LED's acendessem.

Jaqueline Silva
Terça-Manhã


Nós montamos um circuito na placa protoboard com auxilio da outra placa, a Arduíno para fazer um mini semáforo de LED e a programação foi realizada no computador usando o pinMode, delay e digitalWrite no programa da placa Arduíno, depois o professor falou sobre o microcontrolador que é a "memória" da placa Arduíno e que é possível montar gratuitamente a placa Arduíno. Esse microcontrolador é possível achar em dispositivos automatizados, exemplo: a própria placa Arduíno, televisão, computador, microondas, celular, video game, etc.

Antônio Daniel Santos
Segunda-Tarde




Nenhum comentário:

Postar um comentário