sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Crob - Aula 26 - A profissão do vaqueiro



Durante essa semana discutimos sobre a vaquejada de Serrinha, a principal e mais tradicional festa cultural de nossa cidade.

Para mim o vaqueiro é um homem de bem, que de vez em quando faz um pouco de maldade com os animais. Vocês sabem como surgiu a vaquejada? Ela surgiu através dos vaqueiros de antigamente que cuidava dos Bois, Vacas, Ovelhas ... Por que antigamente nas fazendas não tinha cerca ao redor dela, era tudo aberto. dai os vaqueiros soltava o gado de manhã na caatinga e a tarde eles ia juntar o gado para colocar no curral. mas quando faltava algum gado eles ia até a caatinga para ver se achava o boi, se eles não acharem em 2 ou 3 semanas, ai eles chamavam outros vaqueiros de outras regiões para procurar, e quem achasse ganhava do fazendeiro uma recompensa.
Eles entravam na caatinga vestidos com  roupas de couro por causa dos espinhos, e  quando eles encontrava o boi, eles tinha que derrubar o boi pelo rabo para amarra-lo com a corda. Daí de trabalho passou a ser um esporte para vaqueiro, daí surgiu a vaquejada 
Para mim o que muda em serrinha na época da vaquejada é por que tem coisas que são boas, como as pessoas que trabalham nessa época ganha um pouco mais e o ruim é que lá dentro do parque tem muitas pessoas que são obrigadas a vender bebidas, lanches e etc. muito caro, mais que o normal. E eu acho isso muito errado e tem também o custo do ingresso da vaquejada que está muito caro, desse jeito quase ninguém vai comprar mais os ingressos. 
Sobre a lei do vaqueiro, eles antes não tinham direito a carteira assinada, mas no ano de 2014 que a presidente Dilma aceitou que os vaqueiros assinassem a carteira como vaqueiros, mas poucos vaqueiros hoje tem esse direito por que poucos fazendeiros querem assinar.

Thaiale Barbosa de Almeida
Turma: Segunda manhã


A tradição da vaquejada ela acontece no dia 7 de setembro, mas nunca caiu no mesmo dia, ela é um de quinta-feira na primeira semana do mês de setembro ela acontece na quinta-feira e também na sexta-feira, sábado e domingo , tem festas de bandas e etc... Eu gosto do esporte de vaquejada, eu gosto e ao mesmo tempo, não gosto de derrubar boi, eu gosto do que é brincadeira e não gosto por que maltrata muito os animais e quem queria tá no lugar deles ir correndo e depois cair? Olha o que eu gosto no esporte da vaquejada é tipo: corrida de cavalo, hipismo e pega de boi, acho que esses aí não maltratam os animais não. "Cavalo é minha paixão e cavalgada é o meu amor."
Vaqueiro não é só aquele que mexe com o gado e sim aquele que mexe com cavalo, boi, ovelha. O trabalho com o cavalo é transportar o boi ou guardar, o trabalho com boi/vaca é o boi ele faz a procriação e a vaca tira o leite para ele (Vaqueiro) fazer isso ele tem que apartar o bezerro da vaca, para o bezerro não beber o leite, aí de manhã cedo ele vai tirar o leite da vaca para seu próprio consumo ou vender, ninguém dá o valor certo para a venda do leite, olha só o trabalho que ele tem para levantar de manhã cedo e ir apartar o gado na boquinha da noite e ninguém dá muito valor ao vaqueiro, ele trabalha muito e recebe pouco. Antigamente ninguém tinha carteira assinada e hoje em dia eles podem ter a carteira assinada.
Existem dois eventos, o tradicional e o comercial e nós vaqueiros somos homens de bem.

Kaique Lima
Segunda - Tarde

A vaquejada é uma festa muito boa e uma cultura que eu gosto muito, acho bonita em alguma parte porque em outra é feia. Ver fazendo malvadeza com uns animais, pega uns animais e derruba no chão isso é muito injusto, mas a vaquejada é uma festa muito boa. Para ir a festa comercial da vaquejada tem que ter dinheiro, porque se não tem dinheiro não vai pra festa. Eu gosto de aboiar, acho uma cultura bonita, aboio em festa também. Eu via meu pai aboiando, aí eu parei para escutar, aí achei bonito e resolvi aprender também e meu pai me ensinou até eu aprender, aí comecei a cantar sozinha em festa e até hoje eu aboio em festa sozinha, ando muito de cavalo, junto grupos dia de domingo, saio na estrada com meu grupo, aí meu pai manda aboiar e chego em festa de vaquejada e as pessoas me veem e pede para que eu aboie, eu chego em festa e canto, aí tem gente que até me oferece dinheiro para me ver aboiando. Agora dia 11/09 vou aboiar numa festa que vai ter perto da minha comunidade, os vaqueiros me convidaram para aboiar.

Thiale Santos
Terça - Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário