sexta-feira, 8 de abril de 2016

CAmb - Aula 08 - Temperatura

Trabalhamos nesta semana com a temperatura e a influência dela em nossa horta. Conhecemos os termômetros clínico, químico e ambiental e a funcionalidade de cada um deles, além de falar sobre as plantas da caatinga e as adaptações que elas possuem para resistir ao clima quente e seco.


Na aula de hoje fizemos a manutenção da horta: molhamos as plantas e refizemos a nossa horta. Falamos também sobre a resistência das plantas ao sol, exemplo quando o período está temperatura alta por muito tempo as folhas caem, passando a impressão que a planta está morrendo, mas a planta libera as folhas para poupar a água para a arvore. Depois fizemos uma experiencia com temperatura, medimos a temperatura da água natural, gelada, fervendo, com gelo e descobrimos uma maneira de fazer com que o refrigerante muito rápido, uso água com gelo, sal e álcool.

Keylla Menezes - 13 anos
Segunda Manhã


Na aula de hoje falamos sobre como as plantas resistem ao sol o dia todo. Elas se adaptam por causa do caule que armazena água ou então as raízes que são grandes e podem encontrar água. As folhas pode se tornar de sombra e os espinhos. Tipo: o cacto ele pode ser molhado de ano em ano por que ele armazena muita água. Nós também conhecemos alguns termômetros, o químico, clinico e o ambiental. O termômetro ambiental serve para saber a temperatura do ambiente. O químico serve para medir as substâncias e o clínico serve para medir a temperatura do corpo. Medimos a temperatura da água natural, água gelada, água fervendo, água com gelo, sal e álcool. A água natural deu 28,7°C, água fervendo 100,4°C, água gelada 14,4°C, água com gelo 3,8°C e o gelo, sal e álcool -8°C.
Talita Santana – 13 anos
Segunda Tarde


Na aula de hoje falamos como uma planta resiste ao sol o dia todo. Falamos também das plantas que o caule armazena água com palmas, cactos e os coqueirinhos, por isso que quando não chovem elas continuam verdes. As plantas da caatinga em tempo que não chove. elas caem as folhas por isso que chamam de mata cinza, mas quando chove elas ficam todas verdes novamente. Falamos dos termômetros clínicos, químicos e ambiental. O clínico serve para medir a temperatura do nosso corpo e ideal que esteja em 36°C se estiver acima de 37°C já consideramos com febre, o químico serve para medir substâncias liquidas e o ambiental serve para medir a temperatura do ambiente. Medimos também a temperatura da água gelada, água fervente, gelo e gelo com sal e álcool.
Maisa Souza – 12 anos 
Segunda Tarde

Na aula de hoje nós falamos sobre as plantas e como elas resistem ao sol o dia todo. As plantas resistem ao sol o dia todo, porque armazenam água nas raízes ou no caule, para quando estiver no período de seca ou no clima quente, não sofrer com a temperatura do sol. Nós também falamos sobre termômetros e medimos a temperatura da água natural, água gelada, fervendo, gelo, e gelo com sal e álcool. A temperatura da água natural que é de 28,9°C, com o°C, que quer dizer graus Celsius, medimos a temperatura da água gelada que foi de 17,2°C, água fervendo 99,9°C e o gelo com sal e álcool é de -10°C. Os três termômetros que conhecemos foram: ambiental, clínico e químico, cada um têm função diferente.
Mariana Rodrigues – 12 anos 
Terça tarde

Na aula de hoje eu aprendi que as plantas tem um película e que nessa película fica a água que dá pra passar o dia todo no sol e a  planta também absorve água do sub-solo. Quando acontece a perda das folhas, quando a água que tem na camada da película acaba as folhas não tem  como ficar na planta porque a folha seca e acontece a perda da folha. Nós também medimos com os termômetros digital e analógico nos medimos a temperatura da água natural, água gelada, água fervendo, gelo com sal e álcool. A água natural 32,3º C, água gelada 17º C, água fervendo 100,1º C, gelo 5,1º C e gelo com sal e álcool -9,7º C. Existem três tipos de termômetros com funções diferentes o clínico ele serve para medir a temperatura do nosso corpo, o ambiental serve para medir a temperatura no ambiente livre e o químico serve para medir a temperatura de substâncias com a água e gelo.

Janine Almeida - 13 Anos
Terça tarde



Na aula de hoje eu aprendi como uma planta resiste ao sol, ela resiste porque o sol ajuda ela a se desenvolver, tem planta que não precisa de água para sobreviver como o sisal e a bromélia porque dentro delas tem água, por isso que quando nós cortamos o sisal e a bromélia sai aquela água por isso que elas ficam na caatinga e não morre porque elas tem água. Hoje nós também estamos usando três tipos de termômetros: Ambiental, clínico e químico, o termômetro ambiental serve para medir a temperatura do ambiente, o clínico serve para medir a temperatura do nosso corpo e o termômetro químico serve para medir a temperatura de substâncias.

Juliana da Silva - 12 Anos
Quarta Manhã



Na aula de hoje eu aprendi várias coisas, falamos sobre a caatinga como as plantas e as árvores sobrevivem no calor sem água e sobre as temperaturas da água natural, gelada, fervendo, gelo e gelo com sal e álcool. Nós tivemos que medir a temperatura de todos os itens que eu falei, foi uma experiência muito legal e antes que eu esqueça eu e o Vitor tivemos que colocar um termômetro debaixo do braço para ver a nossa temperatura se estava entre 36 e 37º C. Os termômetros que foram usados foram: o ambiental, clínico e químico, voltando a falar das plantas elas só sobrevivem na caatinga porque algumas juntam água na raiz, mas não são todas, só algumas que na seca elas perdem as folhas todas mas não usa a água, quando chove rapidamente as folhas ficam todas verdes novamente. Os termômetros servem para ver a temperatura da água, terra e febre.

Moniele Ferreira - 14 Anos
Quarta Tarde


Eu aprendi que quando colocar o gelo, sal e o álcool fica um tipo de coisa diferente.. a gente foi lá fora molhar as plantas para não deixar elas morrerem, usamos os tipos de termômetro para ver a temperatura, usamos o ambiental para medir lá fora, o clínico para medir a temperatura do nosso corpo e o químico para medir a água gelada, natural, fervendo e o gelo com sal e álcool e vimos muitas coisas diferentes. Eu achei legal porque eu nunca tinha visto e o que mais gostei foi que nós descobrimos muitas coisas diferentes tipo que eu nunca imaginava que se juntar água, gelo, sal e álcool ele iria ficar super gelado.
Gisele Fernandes - 12 Anos
Quinta Manhã

Eu aprendi sobre as temperaturas. Aprendi sobre as plantas que sobrevivem na caatinga como por exemplo os cactos, sobrevive e resiste a seca, mas durante a chuva eles guarda água em seu  caule ou raíz, como a planta cajá, que guarda água em sua raiz. A adaptação dessas plantas são só na caatinga, porque elas são especialmente da caatinga. Existem vários tipos de termômetros, por exemplo aqueles que medem a o estado e temperatura da água e de substâncias. Nós medimos a temperatura da água natural, gelada e fervendo. 
Kethyla Santana - 13 anos
Quinta Tarde


Na aula de hoje eu aprendi como uma planta resiste ao sol o dia todo. Eu acho que elas resistem ao sol, porque onde elas estão as, a terra por debaixo deve está úmida. Eu entendi que as plantas da caatinga só conseguem nascer lá porque se adaptam ao lugar quente, já se as plantas do polo for plantadas na caatinga, elas não nascem por causa do clima que é muito quente. E todos nós da sala conhecemos os termômetros, que se chamam ambiental, clínico e químico.  E por ultimo testamos os termômetros medindo as temperaturas da água, a natural deu 28,7°C, água gelada 10,3°C, água fervendo 99,9°C, gelo 0° e gelo com sal e álcool deu -12°C. O que eu mais gostei da aula foi aprender sobre os termômetros, me interessei muito por essa aula mais do que as outras.
Mateus Oliveira - 14 anos
Quinta Tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário