sexta-feira, 1 de abril de 2016

CETEC - Aula 04 - Dia Internacional da Mulher.

Na aula desta semana trabalhamos sobre o dia internacional da mulher, trouxemos aspectos históricos desta data, fatos das lutas travadas para obter seus direitos garantidos e aspectos atuais das lutas feministas. 



O que você aprendeu na aula de hoje? Na aula de hoje a gente começou com a  questão, o que representa o dia das mulheres para você ,então com essa questão a gente entendeu melhor , porque  a resposta ficou bem explicada , ai eu aprendi que as mulheres lutaram muito para ter o que tem hoje ,ou ate ser o que é hoje , as mulheres já sofreram muito , mas com o passar do tempo já mudou muita coisa, e a gente ficou sabendo a historia de  Maria Da Penha e a gente assistiu dois videos um falando sobre as mulheres e o outro contando a historia de Maria Da Penha , depois a gente discutiu um pouco falando sobre alguns anos atras , quando os homens tinham a mulher como escrava. 
  
Giovana Mota, 14 anos, segunda manhã.


Na aula de hoje aprendemos tudo sobre como era o Brasil antes. Antigamente as mulheres não tinham seus direitos, por exemplo, antigamente elas não podiam trabalhar como homens de construção, também as mulheres trabalhavam o mesmo tempo que os homens 16 horas e do mesmo jeito ele ganhavam mais que as mulheres, tem mulheres que até hoje sofrem preconceito, apanha do marido e muitas delas não denunciam com medo dele fazer algo a ela então criaram a lei Maria da Penha. Eu uma vez vi uma mulher toda roxa na rua e a policia passou e levou ela, eu pensei será que ela vai denunciar ele? Mulher não foi feita para sofrer, muito menos para ser maltratada e sim respeitada. 

Kailane Ramos dos Santos, 13 anos, segunda manhã.


Eu aprendi a importância das mulheres na sociedade, onde as mulheres merecem receber o mesmo salário que os homens. No dia 08 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Em 1857 no Texas mulheres tecelãs protestaram para terem o salário aumentado , porém o dono da fábrica assassinou as 130 mulheres que foram carbonizadas . Em 1932 no Brasil mulheres protestaram pra terem o direito de votar , mas só as que tinham condições financeiras e as que eram alfabetizadas podiam votar. Em 1975 a ONU estabeleceu o dia 08 de março como o dia internacional da mulher, em 1983 Maria Da Penha acordou com um tiro nas costas provocado pelo seu marido , onde ela ficou paraplégica . Porém o caso só foi julgado 8 anos depois. Maria Da Penha foi convidada a denunciar o Brasil contra a negligencia. A lei Maria da Penha foi estabelecida apenas em 2006. 

Wasny Oliveira da Silva, 12 anos, segunda a tarde.


Na aula de hoje nós falamos sobre o dia das mulheres, uma comemoração realizada no dia 08. Falamos do que representa o dia da mulher, e para mim representa que as mulheres conquistaram o objetivo delas com a luta e como é importante saber que as mulheres são guerreiras, que conquistaram o dia delas e hoje elas trabalham com o que querem, estudam e podem ter a liberdade igual a todos os homens, as mulheres hoje podem ser presidente comandando países, podem pilotar avião, dirigir caminhões, os direitos das mulheres agora são diferentes antes elas sofriam assedio e não podiam se defender, hoje assedio é crime e hoje o preconceito é menor porque todas as mulheres venceram isso. Nós também assistimos dois vídeos, um foi da Maria da Penha que o marido dela batia muito nela e hoje ela ajuda muitas mulheres. 

Camilly Nascimento Santos, 12 anos, quinta manhã.


Na aula de hoje eu aprendi a importância de lembrar as lutas que as mulheres da historia passaram para ter o mínimo de igualdade diante da sociedade, em 1857 cerca de 130 mulheres que protestavam por redução do tempo de trabalho e igualdade salarial foram presas e carbonizadas na fábrica de tecelagem, por isso 08 de março é considerado o dia da mulher em memória delas. Maria da Penha lutou contra a agressão à mulher e muitas outras mulheres lutaram e apos tantas lutas as mulheres passaram a ser reconhecidas e tiveram algumas conquistas como a escolha do parceiro, uso de anticoncepcionais, direito de votar, trabalhar, estudar e etc. Apesar de tanta luta a lei Maria da Penha só foi válida em 2006 e ainda sofrem agressão e a lei não resolve. 

Sabrina S. Mota, 15 anos, quinta a tarde.  









  

Um comentário:

  1. Tds estão de parabéns os textos publicados são bem legais .

    ResponderExcluir