quarta-feira, 22 de novembro de 2017

CAmb - Aula 36 - Fechamento do Módulo de Sexualidade

Encerramos essa semana a trilogia de aulas onde abordamos temas relacionados a sexualidade em que os alunos puderam conhecer um pouco mais sobre os métodos contraceptivos, menstruação, gravidez, parto normal e cesário, puberdade, homossexualidade, heterossexualidade e transsexualidade.  Abaixo encontram-se alguns registros abordando relatos do que foi aprendido nas três aulas e o que foi mais significativo delas.        


    Nessas aulas sobre sexualidade eu aprendi vários assuntos que são importantes para qualquer adolescente. Sobre os aparelhos reprodutores que tem a as células masculinas e femininas como espermatozóide e óvulo que geram o feto.
Sobre os métodos contraceptivos, que são métodos para evitar a gravidez, como a camisinha, pílulas, DIU e etc.
     Sobre a menstruação que acontece nas mulheres e é muito importante  e se isso acontece com uma certa frequência, significa que a mulher está saudável em relação a isso, já uma baixa frequência e ausência dela pode ser ruim e nesses casos deve procurar um ginecologista. 
   Sobre o desenvolvimento dos bebês, desde o feto até o sair do útero onde o ideal é o bebê permanecer 9 meses, mas em alguns casos acabam "saindo" mais cedo com 7 ou 8 meses. O parto cesário tem muito mais riscos de morte que o normal e o ideal é que o parto normal seja o mais recomendado, apenas quando tiver algum problema ou riscos ai sim deve partir para o cesário.
    Sobre o tema aborto, tivemos um compartilhamento de opiniões e em geral não podemos opinar muito se pode ou não fazer o aborto, pois cada um tem a sua opinião. Sobre a composição familiar que vimos os tipos de família, falamos sobre pessoas homossexuais e heterossexuais, como funciona e como a pessoa descobre seu gênero, sobre a dificuldade no dia a dia e também conversamos sobre o que é bissexualidade, que é quando a pessoa se relaciona com dois sexos diferentes.
   O que eu mais gostei das aulas foi sobre o aborto, pois eu pude ver que pessoas são diferentes e têm pensamentos diferentes também.
Fábio Antônio Silva - 13 anos
Segunda Manhã 


     Nas aulas sobre sexualidade eu pude aprender e aprimorar um pouco mais meus conhecimentos em relação à  alguns temas citados nas aulas. 
      Aprendi muita coisa sobre métodos contraceptivos. Por exemplo, que a camisinha é a única que além de prevenir a gravidez pode evitar doenças sexualmente transmissíveis e que a camisinha masculina pode ser muito mais eficiente que a feminina, pois ela é mais prática e muito resistente, ela também pode ser usada com algum tipo de espermicida que elimina e mata os espermatozóide que tentam passar e vão em direção ao óvulo. A camisinha é bem resistente e difícil de rasgar quando usada corretamente.
       Aprendi também que uma mulher fica fértil durante um certo período de tempo que dura mais ou menos uns 5 dias, na base de três a quatro dias após o fim da menstruação.
     Desses temas o que eu mais gostei foi de conhecer os métodos contraceptivos e em especial a camisinha, por que gostei muito de aprender sobre assunto e evitar a gravidez indesejável e possíveis de doença.
Carlos Henrique Oliveira - 15 anos 
Segunda Manhã


     
     Nas aulas sobre sexualidade eu aprendi que no aparelho reprodutor masculino os espermatozoides são produzidos nos testículos e são armazenados no epidídimo,, também aprendi que quando o epidídimo atinge o nível máximo de armazenamento acontece a ejaculação noturna. 
   Também aprendi que quando o bebê está no útero da mãe, ele recebe todos os nutrientes que precisa através do cordão umbilical, aprendi hoje que já existe dois tipos de abortos, um é o espontâneo que acontece na naturalmente sem ter a intenção que isso aconteça, já o aborto induzido é quando uma pessoa tem a intenção de tirar tirar o bebê e provoca o aborto. 
  Eu também aprendi que uma pessoa bissexual se interessa por pessoas dos dois sexos e o que eu mais gostei nas aulas foi o debate sobre aborto.
Walisson Araújo - 12 anos
Segunda Manhã


      Eu aprendi que se usar duas camisinhas na hora do ato sexual elas podem lascar e por isso o homem usa ou o a mulher usa.
        O aparelho reprodutor do homem tem o pênis e os testículos e o da mulher tem a vagina e os ovários. Aprendi que a menstruação acontece quando a menina começa a ovular.
Se a pessoa ter relações sexuais sem preservativo ela pode engravidar ou pegar doença como a AIDS. Existe dois tipos de aborto o espontâneo e o induzido, o espontâneo é o que não é provocado, já o induzido é porque ele é  provocado por alguém. O aborto ele não é crime se por causa de um estupro, risco de morte ou se o feto tiver alguma anomalia.
Iasmin Gonzaga Oliveira - 13 anos
Segunda Tarde

        Nas últimas aulas discutimos sobre a " sexualidade" um dos pontos principais da primeira aula, foi gravidez onde tinha diversos sub-títulos, período de formação, métodos contraceptivos, aparelho reprodutor (todas as partes do órgão reprodutor do homem e da mulher), nessa aula foi possível nós alunos fazermos perguntas relacionadas a esses temas, além de falarmos sobre menstruação que é processo de retirar o óvulo, falamos também sobre parto normal (quando o bebê é retirado pela vagina) parto cesário (quando é retirado através de um corte na barriga da mãe/mulher).
        Na aula de hoje tivemos uma problematização sobre "aborto" com a seguinte questão: "quem tem direito de abortar?". Na minha opinião nenhum ser tem o direito de fazer o aborto de fazer o aborto, pois a partir da concepção já existe uma vida dentro do útero. Falamos sobre gênero, sexo e sexualidade , ou seja o biológico (feminino e masculino) aquele que nasce e histórico, aquele no qual a pessoa se identifica, já somos criados desde criança, com a divisão do que é de menina (boneca, maquiagem, rosa) o que é de menino (bola, carro, azul etc), mas nem todo mundo se identifica com essas condições de meninas.
Percebemos as novas composições familiares (mãe, pai e filhos), (tia, mãe e filhos). Vimos a grande diversidade sexual (heterossexual, homossexual e bissexual). 
Eu DACIANA, concordo com o pensamento religioso, de que a partir da concepção já uma VIDA!
Daciana Carvalho - 12 anos
Segunda Tarde


     Nas aulas de sexualidade eu aprendi muitos conteúdos, como usar camisinha e métodos contraceptivos e sobre a menstruação. A menstruação é causada pela pela descamação do útero. Aprendemos sobre a gravidez que é quando acontece a junção do óvulo com o espermatozóide e forma o embrião e depois o bebê que leva 9 meses para sair. A partir do 3 mês são formado as partes do corpo e os órgãos como cérebro, pulmões, corações, mãos e outras. 
      Aprendi sobre a virgindade, que não tem hora certa para perder e sim quando seu corpo está preparado para isso, falamos sobre o gênero e sobre o que é de menino e de menina, um exemplo é que rosa, dança e maquiagem são de meninas e bola, futebol e a cor azul são de menino, e como isso alguns meninos são chamados de viado, por usar coisas que são de meninas, causado pelo histórico social que as pessoas criam para dividir o que é de menina e de menino.
       O aborto espontâneo é quando a mulher não tem a intenção e perde o bebê, já o induzido é quando é provocado. Em casos de estupro, risco de morte para a mãe ou feto inviável é que a mulher pode fazer o  aborto.
Kauane Santos - 13 anos
Terça Manhã

        Nas aulas de sexualidade  falamos tudo sobre sexo, aprendemos sobre menstruação que acontece durante um período que a mulher libera sangue de sua vagina e isso ocorre com a descamação do útero e esse ciclo dura em torno de 28 dias se for regular.
       Falamos sobre a gravidez em que a mulher têm relação sexual com um parceiro de sexo oposto e ele libera o espermatozóide que vem do homem e junta com o óvulo da mulher e através disso já começa a se produzir um feto.
      Conheci sobre os métodos que são usados para evitar a gravidez, tem algum deles que devem ser usados apenas com acompanhamentos médicos.
     Aprendi sobre parto, o normal acontece quando a saída do bebê é pela vagina e o parto cesário é quando o bebê sai pela barriga. Falamos nessa última aula sobre o aborto, que é quando alguém elimina o feto da barriga. Eu gostei de conhecer e aprender sobre sexualidade.
Milena Luciano - 13 anos
Terça Manhã


      Na aula de Sexualidade eu aprendi como se usa os métodos de barreira, os métodos contraceptivos, como pílula, camisinha masculina é camisinha feminina. Também aprendi como ocorre a menstruação, ocorre quando a camada do útero se descama e acontece o sangramento na mulher. O período da menstruação  ocorre de 28 dias, tiramos varias duvidas sobre como tirar a virgindade da mulher, se tem idade certa para acontecer o primeiro ato sexual, não tem idade certa, se a menina tiver certa que quer praticar sexo, ela pode fazer basta ter vontade com seu parceiro, falamos sobre homossexualidade e quando a pessoa  sente atração por uma pessoa do mesmo sexo. E bissexualidade é quando a pessoa sente atração pelos dois sexos ou seja por homem e mulher. Falamos sobre o aborto e quando usamos métodos para poder tirar um ser de si em minha opinião pode acontecer apenas quando a mulher for estuprada.
Emilly Santos – 14 anos
Terça Manhã

         Nas aula de sexualidade eu aprendi sobre menstruação que é quando acontece a descamação do útero e começa a descartar o óvulo. Falamos sobre a gravidez que é quando a mulher tem relação sexual com um home e sai o sémen que contém espermatozóide e se junta com o óvulo na mulher e a partir de um tempo vira um bebê. Assistimos dois vídeos para entender melhor sobre o desenvolvimento do bebê, dos primeiros doas de vida até o último dia ele já começa a ser considerado um feto. Para o pensamento religioso a partir da fecundação e no pensamento  científico a vida do bebê se inicia a partir do 3 mês de gestação.
        Falamos também sobre o parto normal e cesário. O parto cesário é indicado quando a mãe ou o bebê corre risco de vida ou quando ela não tiver passagem para fazer um parto normal.
        Conversamos sobre o aborto que tem de dois tipos, um quando é provocado e o outro induzido. O aborto só não é crime quando a mãe for estuprada, risco de morte para a mãe ou para o bebê ou quando o bebê está morto na barriga ou tem alguma doença grave.
Alauara Likely - 13 anos
Terça Tarde 

        Nessas aulas o que eu mais gostei foi quando falamos sobre a virgindade e dobre o aborto. Que  as mulheres tem três condições em que podem abortar: uma é por motivo de estupro, risco de morte e
outra é quando o bebê não está desenvolvido. Tem mulheres que não tem culpa de engravidar e tem homens que só fica com a mulher se não tiver filho. Aprendi que a camisinha pode furar e ela não serve apenas para evitar a gravidez e sim DST que são doenças sexualmente transmissíveis. Por mais que use a camisinha você não deve confiar só nela, tem que usar pílula, porque se ela estourar e não usar a pílula pode engravidar sim. Aprendi sobre o parto normal que o bebê sai pela vagina e o cesário sai pela barriga. Aprendi que a virgindade não volta mais e que se colocar o dedo o hímen pode ser rompido.
Iraellen Neves - 14 anos
Terça Tarde

Gostei das aulas e aprendi bastante coisa sobre o aborto. Aprendi sobre as opções sexuais que fala de heterossexual, homossexual e bissexual. Quando uma pessoa é heterossexual ela gosta de pessoas do sexo oposto, homossexual gosta de pessoas do mesmo sexo e bissexual gosta de pessoas dos dois sexos. Existe o gênero biológico que é feminino e masculino e a questão sócio cultural, quando meninas só podem fazer coisas de meninas e meninos apenas de meninos.
Falamos sobre o aborto que é crime e em alguns países ele é legalizado como na China, lá até incentivam a fazer o aborto em alguma situação. Como aqui no Brasil não é legalizado e de uns anos para cá a taxa de natalidade diminuiu e se uma pessoa não quiser esse filho pode ter e doar para um orfanato, ou para alguém que não pode ter filhos, devido a algum problema de saúde. Muita das vezes tem mulheres que abortam espontâneo sem ter a intenção e outras induzem o aborto quando tem a intenção de tirar o bebê. Existe duas linhas de pensamento religioso e científico e aqui no Brasil em três situações pode se fazer o aborto, uma é quando a mulher for estuprada, quando ter risco de vida para a mãe ou para o bebê ou se for um feto natimorto. Gostei bastante de todas as aulas sobre esses assuntos, espero que tenha mais aulas desse tipo.
Suellen Maria Pereira -13 anos
Quinta Manhã

       Eu aprendi muita coisa, mas o principal foi sobre a gravidez, eu não sabia que os bebês prematuros nasciam antes do tempo, porque as mães durante a gravidez passaram por estresse, queda ou outras coisas. Eu também não sabia que uma pessoa heterossexual é no caso uma pessoa do sexo feminino e sente atração por menino tanto sexualmente quanto fisicamente, e que uma pessoa bissexual sente atração pelos dois sexos tanto homem quanto mulher.
Aprendi que gênero biológico são aquelas pessoas que já nascem menino e menina com pênis e vagina. Já no contexto histórico social é quando uma menina não se aceita como menina e gosta de fazer coisas de meninos.
Aprendi sobre o aborto que em alguns países são totalmente legalizado fazer e em outros não pode fazerem nenhuma situação. Já aqui na Brasil é permitido o aborto em três casos por exemplo: estupro, risco de morte e feto natimorto.
Iasmin Barreto - 12 anos
Quinta Manhã



Nenhum comentário:

Postar um comentário