sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

CAmb - Retrospectiva da trajetória de 2017 no Centro de Educação Científica de Serrinha - CEC


O ano de 2017 está chegando ao fim e com ele a aventura de um ano de trabalho termina com esses alunos. Muitos foram os desafios encontrados por eles no decorrer desses meses, mas desafios estes que os possibilitaram amadurecer e fazer dos desafios encontrados em cada aula, degraus a ser superados e conquistados.
Eles foram desafiados a fazerem uma retrospectiva dos aprendizados e desafios que tiveram, das conquistas vividas e do que almejam para o 2018.
Abaixo encontram-se parte dos textos que eles relataram sobre a trajetória vivida no CEC e em especial na Oficina de Ciência e Ambiente!!!!



Durante esse período aqui no curso eu aprendi muitas coisas interessantes, fiz amizade com várias pessoas, aprendi a ter responsabilidade com os horários [...]
As aulas são os pontos essenciais daqui. Nas aulas nós realizamos experimentos, discutimos sobre assuntos que estão presentes no nosso dia-dia, mas que ainda geram polêmica ao serem relatados. E principalmente, nós sempre discutimos sobre o respeito que devemos ter com o próximo independente de qualquer coisa.
Durante esse segundo semestre tiveram vários conteúdos importantes, como; a sexualidade e a pirâmide alimentar. Esses dois conteúdos citados anteriormente foram os que eu mais gostei.
Nycolle Sena - 14 anos
Segunda Manhã

Durante esse ano eu aprendi muitas coisa legais, coisas como ter compromisso com o horário conheci novas pessoas e fiz novas amizades, aprendi muito nas duas oficinas.
Teve assuntos interessantes assuntos como: medir pressão, falou também sobre o sistema digestório (bom esse assunto eu já estudei na escola e outros também, mas  aqui eles ensinam esses assuntos de forma diferente e mais clara com alguns tipos de aparelhos e equipamentos e assim desse jeito o assunto fica mais fácil de aprender), problemas de visão, falou sobre o aborto, a gravidez, falou sobre o uso de anticoncepcionais que no caso eles são preservativos e remédios injeções para evitar a gravidez e doenças  em uma relação sexual.
Continuando falando dos assuntos que eu aprendi, não posso esquecer de falar que eu aprendi também dos perigos do sal, do açúcar e da gordura, se uma pessoa não controlar esses alimentos elas estão correndo riscos de ter variação de doenças como hipertensão,  envelhecimento precoce, infarto, obesidade dentre outros...   
Marcos Felipe - 16 anos
Segunda Manhã


Bom nas minhas aulas anteriores eu aprendi várias coisa eu aprendi a escrever direito porque eu escrevia tudo errado e incompleto e quando eu entrei no CEC eu aprendi a ler e eu fiz várias coisas como me manter saudável, eu aprendi sobre a pirâmide alimentar o meu peso a minha altura no imc e o teste de capacidade pulmonar.
Agora vou falar do CEC todo logo na entrada você ver um jardim do seu lado esquerdo e do seu lado direito você ver um lugar para guardar bake e seguindo em frente você vai ver a diretoria e uma subidinha para ir para a biblioteca lá tem 6 computadores e vários livros e depois você ver o refeitório e depois ver as salas de aula mas a primeira é de informática, e em frente dessa sala tem uma varanda enorme etc...sim também eu esqueci de falar do óculos 3D e a visão de óptica agora vou falar dos professores Juliana é uma pessoa boa e animada e gentil, agora Matheus mesmo com essa cara de bravo mas ele é uma pessoa boa e legal agora Marlus e Felipe eles também são legais…
Luan de Aquino - 12 anos
Segunda Manhã


       Bom, durante esse período que passei no CEC aprendi várias coisas, exemplo: como fazer uma horta verão, mandala e extensa. E também qual são as utilidades delas. Depois que entrei no CEC minha oralidade e minha escrita melhoram bastantes, antes não conversava com quase ninguém ficava meio que presa no meu mundinho. Meus registros de antigamente tem várias palavras erradas tanto que às vezes tinha que passar a limpo para não ficar aquele borrão na folha.  
Os assuntos do CEC são maravilhosos e são assuntos complementares à nossa escola. Maioria dos assuntos relata nossa realidade e também busca passar o máximo de conhecimento e fazem com que nós nos tornamos cidadãos críticos e lute pelos nossos direitos.
O assunto métodos contraceptivos foi um dos assuntos que mais gostei de estudar esse ano, porque é um assunto que nós jovem temos muitos interesses de aprender, principalmente nós mulheres. A camisinha não é só para evitar uma gravidez, mas sim para evitar a transmissão de DST (Doenças Sexual transmissível) exemplo: AIDS. Outro assunto que achei muito interessante foi: aparelhos reprodutores, o aparelho reprodutor da mulher tem partes como a vagina, ovário e útero. Os aparelhos reprodutores do homem têm partes como: pênis, testículo e epidídimo.  pênis: onde ocorre a ejaculação; Testículos: onde ocorre a produção do espermatozoide; Epidídimo: local onde o espermatozoide é armazenado.
A mulher só produz um óvulo por mês, já o homem produz milhões de espermatozóide a vida toda. Muitas mulheres tem facilidades de engravidar porque é muito fértil, já outras não têm a mesma facilidade porque não é tão fértil, o período fértil: momento ideal para mulher engravidar.
        Antes de entrar no CEC não tinha hábito de ler, uma das minhas escritoras preferidas é Giselda Laporta Nicolelis, o primeiro livro que li aqui na biblioteca do CEC foi Passaro Contra Vidraça e foi através dele que descobri que ler é maravilhoso e hoje tenho hábito de ler.
Bianca Matos -13 anos
Segunda Tarde


No ano de 2017 estudei as segundas-feiras no turno da tarde, na oficina de Ciência e Ambiente, tive aulas incríveis, que se tornaram inesquecíveis... Vimos assuntos onde eu mesma achei que eu poderia me aprofundar sobre aquele conteúdo, ou seja, me achei mais capaz a partir dos conselhos dos Professores (Você pode ser melhor... Você tem capacidade para melhorar)...  
As aulas que tive aqui se tornaram uma continuidade as da escola normal, pois o que eu estudava lá, aqui era a continuidade dos conteúdos. Em todas as aulas os conteúdos foram importantes, mas eu achei bem eficiente o conteúdo acuidade visual, onde foi realizado um teste de visão, esse teste ajudou alguns alunos a perceberem que estavam precisando procurar um oftalmologista, para perceberem se era identificado algum desses problemas Miopia: A pessoa que tem dificuldade de enxergar de longe, a formação da retina a imagem é vista na frente da retina, Hipermetropia: A pessoa que tem dificuldade de enxergar de perto a imagem é formada depois da retina; Astigmatismo: a pessoa que não consegue enxergar de nenhuma das formas, ou seja vê tudo embaçado isso acontece porque  a imagem é formada na retina porém torta fazendo com que a pessoa veja embaçado, essa aula foi de bastante descoberta pois pude conhecer essas, que nem sempre são faladas nas escolas e aqui  aprendi sobre todas elas…
Eu achei incrível muitos dos assuntos abordados em Ambiente, pois eu me sentia uma ‘’Cientista’’, a partir dos nossos experimentos, atividades e coisas do tipo.
Passei a ler mais livros a partir do convite de alguns professores, melhorei a minha leitura, passei por aventuras (dentro dos livros)….
Tenho certeza que vou levar sempre os ensinamentos, os conteúdos que estudei as normas e a saudade da oficina e dos professores.
Daciana Oliveira Carvalho - 12 Anos
Segunda Tarde


Bom, eu achei mais legal daqui foi o tratamento dos professores com os alunos, eles no intervalo brincam, conversa, e dá até conselhos, a biblioteca daqui tem uns livros que são muitos divertidos, os jogos também são excelentes.  
O que mais eu uso no dia a dia, que aprendi aqui, é as horas porque sempre tinha preguiça de aprender em casa, e também o modo de explicar as coisas o comportamento, o modo de escrever e como se relacionar com as pessoas, os assuntos que passam aqui são interessantes como a aula de sexologia que fala como são as coisas, o essencial de aprender isso porque é uma coisa do dia a dia da gente.
Esse assunto é bem falado no mundo de hoje, o que eu mais gosto daqui os experimentos, as atividades, as novas amizades que fiz aqui a educação daqui é outro nível e sem contar quando saímos daqui sabemos fazer algo.

Espero que em 2018 as aulas sejam boas e que o ensinamento esteja muito bom como é, e também possa aprender mais sobre os aparelhos fazer programas em computadores e que desenvolva algum robô no futuro e espero gostar dos professores e dos alunos daqui.   
Brenda Ketlen - 13 anos
Segunda Tarde

Durante esse ano inteiro eu aprendi várias coisas interessantes… Só que a que eu achei mais legal foi  falar sobre hortas, porque além da gente aprender sobre o assunto, aprendemos a fazer algumas hortas como por exemplo a horta mandala, a horta verão, e a horta externa.
Visitamos um lugar que tinha várias hortas e tinha também alguns sistemas de irrigação, que foi um assunto bom… que economiza água e é bem prático e alguns nem gastam muito dinheiro. Aprendi muito também sobre alimentação, porque isso sim é muito importante, aprendi coisas que podem acontecer aos seres humanos se ficarem sem comer, aprendi muito também sobre a bulimia, a anorexia e a vigorexia. A anorexia por sinal é muito perigoso e pode até chegar a matar a pessoa se não se cuidar logo, esse assunto me ajudou muito a enxergar as coisas como elas são, tem pessoas que até julgam essas pessoas que tem alguma dessas doenças, só que em vez de julgarem elas deveriam ajudar. Aqui no CEC tem muitos assuntos interessantes, que eu nunca tinha visto falar, como o da sexualidade e tals, por que onde eu estudo não fala muito sobre esse assunto, já aqui no CEC fala… Junto com a sexualidade aprendi sobre o aparelho reprodutor do homem e da mulher, falamos da vagina, da menstruação,  do útero, do ovário, falamos também do pênis, do testículos, do epidídimo, da próstata e etc…
Falamos também do assunto métodos contraceptivos, esse assunto é muito importante por que incentiva as pessoas a usarem preservativos, como a camisinha que não previne só a gravidez mas também doenças como a aids e a DTS (doenças sexual transmissível). Já os preservativos em comprimidos só previnem para as mulheres não engravidar…
O assunto que me ajudou mais no meu dia a dia foi o de alimentação, que falou sobre a quantidade de sal, de açúcar e gorduras que tem nos alimentos e podem ser perigosos e também a pirâmide alimentar, que selecionava mais ou menos os alimentos quase saudáveis para os mais perigosos para nossa saúde. Eu era daquelas pessoas que não era de comer muito nas horas certas, e depois acabava perdendo a vontade de comer, e quando eu tinha vontade de comer comia era besteiras… Agora posso dizer que essa aula me ajudou muito mesmo, agora eu como nas horas certas e comidas mais saudáveis para mim…  
O experimento que eu mais gostei de fazer foi criar uma maquete de uma casa para explicar mais ou menos sobre a energia…
Eu espero que para 2018 minha vida mude, e eu siga mais ou menos cada coisa que eu aprendi aqui no CEC.
Ayalla de Araújo Oliveira - 13 anos
Segunda Tarde


        Eu Ian Carlos Mota Silva tenho 13 anos esse ano no CEC eu gostei muito foi um curso que eu aprendi   bastante construir novas amizades nas salas  ambiente e tecnologia adorei meus professores Matheus, Juliana, Marlus e Felipe.
        Aqui no CEC eu gostei muito tivemos várias aulas que nos ajuda na escola e também no nosso dia dia o que eu aprendo aqui no CEC me ajuda bastante na escola, com a ajuda dos professores eu melhorei minhas letras, minha escrita, diminuiu meus erros, antes eu não fazia muitos amigos mas depois que eu entrei no CEC isso melhorou, hoje não tenho mas vergonha de ir falar com as pessoas hoje não tenho mais, perdi minha timidez, as coisas que eu mais gostei esse ano no CEC foram os professores, as novas amizades que eu fiz, com a ajuda nas aulas de ambiente sobre o IMC eu melhorei minha alimentação consegui perder peso, fiquei muito contente com isso.
         Em 2018 eu queria aprender coisa novas, conhecer novas pessoas, ter a mesma intimidade com os professores de robótica e arte, em 2018 espero que os alunos tenham mais consciência e não desperdice tanto alimento, sendo que lá fora tem tanta gente passando fome sem ter nenhum pão pra comer enquanto nós todos os dias temos o que comer em casa na escola e no CEC então desperdice menos, se não aguenta comer tudo ou dá pra um amigo ou devolve pra merendeira.
        Espero que eu tenha vontade de concluir 2018 todo e as pessoas que irão entrar também eu irei convidar amigos ou parentes para estudar aqui pois é uma escola que ensina bastante, os professore são ótimos os funcionários da limpeza e da cozinha são ótimos eu me divirto bastante com eles principalmente com Miguel, Meire e Carlos eles são ótimos amigos, eu e meu amigo Gabriel no intervalo sempre ficamos conversando com eles adorei todos os professores.
Ian Carlos - 13 anos
Terça Manhã


Desde que eu entrei no CEC eu aprendi várias  coisas que transformou o meu conhecimento sobre muitos assuntos que eu  não entendia  direito,  na verdade me transformou por inteira  a minha maneira de escrever e de falar com outras pessoas, antes eu tinha vergonha  até de mostrar o que  eu escrevia e no entanto depois de que eu me acostumei com os professores e alunos daqui  perdi a minha timidez  pra falar com as pessoas.
         As oficinas foram bem importantes, nelas eu pude aprender conteúdos  bem legais  que eu queria muito aprender e aqui eu consegui o CEC mim deu a oportunidade de aprender coisas que eu nem imaginava que aprenderia um dia, muitas pessoas não tiveram essa oportunidade que eu estou tendo de aprender coisas que vai ser importante pro meu conhecimento e eu gostaria muito de agradecer aos professores daqui do CEC  pela paciência que eles tiveram comigo todo esse tempo que passei aqui      
Laís Oliveira Santos - 14 anos
Terça Manhã


      Oi meu nome é Ádone Henry Costa Souza, tenho 13 anos. Estudo no Centro de Educação Científica, nela eu aprendo várias coisas que também posso fazer na minha casa e falar com meus colegas.
      No começo tinha receio dos professores porque tinha medo de brigarem comigo, sei que é engraçado, mas até hoje tenho um pouquinho. Eu gosto muito do CEC porque aprendo muitas coisas: como a fazer horta mandala e horta suspensa, mas não só essas coisas que a gente aprende ou fala nós falamos sobre sexualidade, menstruação, aborto, a importância da escovação dos dentes, sobre a visão que é: miopia, hipermetropia, astigmatismo e etc.
     Tudo o que eu aprendi nesse ano foi tudo legal, levei o conhecimento para outras pessoas, para minha casa e por aí vai, mas o que mais gostei foi falar sobre a visão. Porque gostei mais desse? Porque eu tenho problema de visão e aprendi sobre o que tenho, nós fizemos um teste e o meu deu um pouquinho ruim tenho que ir ao oftalmologista.
    Mas não só foi isto que gostei também da Mostra de trabalho porque nós estamos passando o nosso conhecimento para outras pessoas que também quer fazer na própria casa. Tudo que falei foi sobre a sala de Ambiente. 
Ádone Henry Costa - 13 anos
Terça Tarde


O que eu achei legal aqui no Cec foi que fiz novos amigos e conheci os melhores professores desse mundo, achei muito legal conhecer o povo daqui, é meu primeiro ano aqui e com muita alegria de estar aqui com eles. os professores Matheus e Juliana são os melhores professor e Marlus e Felipe também são os melhores professores que eu podia ter na minha vida, e o que me faz sorrir é ter a turma da Terça a tarde que eles são muito legais, eles me fazem sorrir quando eu venho pro Cec eles me fazem dar risada até demais, eu amo eles são a melhor turma que alguém podia ter, tem alguns que já completou 2 anos ai eles vão sair, mas tem gente que vai entrar e vamos fazer amizades porque tem que fazer amizade porque tudo nesse mundo  a gente tem que contar com um amigo que esteja no nosso lado o tempo todo mas tem alguns que vai e outros que vai vim para eu fazer novas amizades.
O que eu uso no dia a dia aqui no Cec como eu estou na sala de Ciência e Ambiente nós usamos sementes para nós ir na horta pra nós plantar vegetais e etc... O que eu mais gostei foi estudar aqui e ter conhecido os meus colegas de sala e também conhecer a Coordenadora Joseane ela é bonita e gosta muito de dar risada e também ela é muito gentil e também tem Bibliotecária que é Carmen ela é a melhor pessoa que eu podia ter conhecido aqui no Cec.
Eu espero que eu esteja sempre com esses professores tão maravilhosos de se viver eu aprendi muito com eles e quero aprender mais, mas o ano que vem eu não to mais com eles eu vou está na sala de Ciência e Robótica e Ciência e Arte eles também são ótimas pessoas e também tomara que eles sejam bons professores.

Elaine Alemida da Silva - 12 anos
Terça Tarde


 O que eu aprendi de bom na CEC nesse ano 2017 tem muitas coisas na sala de ciência e ambiente e ciência e tecnologia várias coisas legais.
Aqui não só ensina a estudar melhor também ensina a fazer mais amigos, conversar mais com os professores e alunos eu também melhorei nas letras aqui antes eu achava chato no início mais depois que foi dando o assunto eu fui gostando daqui eu gostei também como os professores se enturma com os alunos, os equipamentos que a escola tem, as regras que eles põem aqui por isso aqui tem muitas coisas que a escola da gente não tem porque a educação dos alunos aqui e confortável aprendi melhor do que na escola  por causa da  atenção  dos professores com os alunos aqui tem sala de informática e ninguém   bagunça, os lanches daqui, os materiais, muitos alunos respeitam mais aqui do que na escola, os banheiros têm até  espelhos a muito tempo e ninguém  mexe, os banheiros daqui são muitos limpos os lanches são ótimos, no pátio tem gramas .
Na sala de ciência e ambiente nós aprendemos vários assuntos legais tinha uns que não gostava, mas eu gostei muito de uns assuntos, as mulheres da coordenação, Joseane ela também ajuda os professores ela é gente boa, eu espero que o lanche volte o mesmo que o ano 2016.  
Iraellen Celestina Neves - 13 anos
Terça Tarde

Durante o Ano que eu estou no CEC, o que eu mais gostei foi de conhecer vários amigos e me dei super bem com vários deles e também as oficinas que deu vários conteúdos maravilhosos como  o medidor de pressão, porque se a pessoa aprender no CEC como medir pressão se alguma pessoa da família tiver com a pressão alta a pessoa tem como ajudar medindo  a pressão que tiver com a pressão alta, com o aparelho é mais fácil que o aparelho digital e também da aula de sexualidade que ensinou muito a gente a se prevenir quando for fazer sexo e também mesmo se você não faz sexo a pessoa fala pra aquela  pessoa que faz sexo e não sabe de tudo de sexo como usar os preservativos como a camisinha, pílula do dia seguinte, o ciclo vinte e um, anticoncepcional e etc .
O medidor de pressão por causa da minha Familia que tem problema de pressão ai se eu já tiver sabendo como se usa o medidor eu vou ajudar a pessoa da minha família a medir a pressão.
O que eu mais gostei foi de conhecer várias pessoas legais aqui no Curso como a professora que dá conselhos como JULIANA, MARLI e LORENA.
EU espero que em 2018 seja melhor do que esse ano como eu aprender mais ainda e eu vou ficar com muita saudades de Juliana até porque ela não vai tá comigo pra gente conversar e que eu conhecer várias pessoas como  esse ano.
 Gabriele Cardoso Barreto - 14 anos
Terça Tarde

 Durante esses anos no CEC eu achei legal e importante pra mim a educação dos professores e a oportunidade de cada dia estar disposto a ensinar, mas porque eu acho que devemos ser respeitados e respeitar todos foi muito importante mesmo e eu acho quem entrar aqui vai gostar muito assim como eu gostei porque nesse período foi mesmo legal eu gostei muito mesmo tem vezes que a gente tem que superar que a vida não é assim feita de escolhas e sim de amor, porque você não sabe o dia de hoje imagine o de amanhã como vai ser de guerras e batalhas pela frente, e vai deixar muita saudades de conviver esse ano de 2017 com vocês professores, amigos nunca esqueçam que vocês irão estar presente em mim, espero que os novatos gostem do CEC assim como eu gostei e tive oportunidade de fazer esse imenso trabalho.
Para o ano 2018 espero quem entrar aqui vai gostar muito vai fazer novas amizades esperanças e oportunidade dos professores em te ajudar de se dedicar cada dia mais nessa batalha incrível que estamos por cima a tendência é melhorar, mas espero que os novos alunos gostem do CEC assim como eu gostei em 2017 que foi um imenso prazer de estar com vocês nessa vida porque aqui é um recomeço uma nova esperança de vida talvez você goste eu não mais quem vai se decidir é você, mas você demais irá gostar do CEC que ele estar presente para vocês alunos de conhecer amigos fazer novas amizades.
Ao dia dia eu quero levar pra mim o que eu aprendi no CEC que é feito de educação amor e carinho eu entrei no CEC um tempo e eu vou sair esse ano vai deixar lembranças saudades dos professores e amigos porque gente foi uma oportunidade grande de estar aqui e achar uma vaga tem muita gente lá fora que quer essa oportunidade e não consegue não acha eu acho assim devemos agradecer a Deus por essa grande oportunidade de estar aqui com vocês, e os demais novatos que entram no CEC gostem primeiramente eu quero pedir obrigada a Deus por ele ter me dado uma chance de estar aqui hoje presente é os professores obrigada por tudo a vida da gente é assim porque hoje você pode me ver amanhã você não me veja mais.
Mirllane Pereira Bispo - 13 anos
Terça Tarde


Eu vou escrever um texto sobre tudo que eu aprendi no CEC e para que utilidade eu tive. Quando eu entrei no cec eu gostei muito de todas as coisas que eu vi aqui, entre muitas coisas legais eu achei as aula de ciência e tecnologia e ciência e ambiente muito boas, para que a gente aprenda mas coisas novas que eu não sabia e agora eu sei. O CEC é um lugar muito legal para mim e para todas as pessoas que realmente gostam de coisas novas.
Nos dia de aula que passamos aqui e tudo que a gente uso no dia a dia com os professores foi muito relativo e bem claro para que a gente aprenda tudo de maneira educacional. Aqui no centro de educação científica usamos prancheta para fazer os registros das aulas em que estudamos na sala com os professores e várias coisas legais que usamos na sala.
Na sala de ciência e tecnologia eu gostei de várias coisas que tem lá e todas as coisas que eu aprendi lá são experiências que eu vou levar pra vida toda  junto comigo e todas as pessoas que eu conheci aqui espero que cada um dessas pessoas que entraram no cec ela se sinta assim como eu me senti, como se eu estivesse em casa, só que a única diferença é que aqui você pode ter educação e aprender coisas novas todos os dias e levar para vida toda e quem sabe usa essa experiência um dia.
Eu espero para 2018 muitas coisas boas, espero que esse ano que vem venha com tudo, que as pessoas leve, as coisa boa no coração para sempre porque uma pessoa que sair daqui do cec, essa  pessoa realmente vai sim, eu tenho certeza que essa pessoa nunca vai esquece tudo de bom que tem no  melhor.
Agradeço primeiramente a Deus e aos professores; Marlus, Felipe, Matheus e Juliana que fizeram parte desse instituto quem vem mudando a vida de muitos jovem, agradeço também a todos que sempre estiveram fazendo parte do centro de educação científica. porque é daqui que vai sair e ao INSTITUTO SANTOS DUMONT pela oportunidade.  

Wallas de Jesus - 15 anos
  Quarta Manhã

Em 2018 eu espero continuar a estudar aqui no CEC. Gosto  bastante  daqui, os professores são muito legais, até Matheus que fica olhando a redação dos outros. Quando eu vim aqui pela primeira vez foi com o colégio (30 de junho) e eu realmente gostei muito, achei as coisas muito interessantes, chamaram bastante minha atenção, eu fiquei ansiosa para conseguir a vaga e felizmente consegui, espero continuar aqui e que nada mude para me faça sair, serão apenas 2 anos e com certeza serão 2 anos maravilhosos, dois anos de um imenso aprendizado. No ano de 2018 irei para as oficinas de Arte e robótica, eu gosto muito de artes pois envolve música, atuação e no meu ponto de vista envolve muita cultura, com artes tenho certeza que vou aprender coisas maravilhosas, tenho uma curiosidade sobre a robótica, não sei o que devo esperar. Em 2018 meu contato com os professores Marlus, Matheus, Juliana e Felipe será apenas pelos corredores, mas o carinho e gratidão continuarão da mesma forma.               
 Dandara Nandalle Porto Barbosa - 12 anos
Quarta Manhã


 Eu gostei de conhecer pessoas novas e também de fazer novas atividades e experimentos fodas, é muito louco fazer experimentos e construir coisas. Gostei de fazer os experimentos tipo da oficina de ambiente o “experimento do repolho roxo” da oficina de tecnologia eu gostei de construir os “experimentos ópticos” para focar a visão tipo para ver imagens que não existem. 
Daqui o que eu levei mais para o meu dia a dia foi a minha melhora para produzir textos porque eu tinha preguiça de copiar (ou escrever) textos grandes e hoje eu copio (ou escrevo) de boa por causa da prática nas aulas e dos grandes registros que fazemos durante as aulas que às vezes tem dias que tem 1º, 2º e  3º coisas que eu mais gostei em termo de diversão foi a biblioteca por causa da grande diversidade de livros que às vezes temos que comprar nas lojas para ler e também o bom é que tem o empréstimo de livros para a pessoa poder levar para casa e ler em 15 dias o bom também é que tem os computadores que tem os jogos bestinhas mais da para passar o tempo e também os vídeos (que para mim são os melhores) porque os vídeos são renovados todo mês e ainda tem vídeos que falam de videogame, outra coisa foda são os lanches que são dados nos dias de aula comer misto, bolo e pão de queijo de graça é foda também tem os jogos como o “pega vareta” que da para jogar com os amigos na hora do intervalo.
Em 2018 eu quero fazer mais experimentos, aprender mais coisas já que vou para novas oficinas conhecer pessoas novas e é isso.
 William Daniel de Oliveira Geambastiani - 15 Anos
Quarta Manhã


Aqui no CEC em 2017 eu gostei muito, gostei mais da professora Juliana, achei ela muito gente boa gostei muito também por que eu conhece pessoas novas  gostei também de Carmen a mulher da biblioteca, gostei dos livros da biblioteca, amei conhecer aqui gostei dos professores também gostei das aulas achei muito importante e interessante as aulas que mais gostei foi de ciência e ambiente, mas também gostei de ciência e tecnologia achei muito interessante, mas o que eu  aprendi foi na oficina de ciência e ambiente, achei mais importante por que fala da nossa saúde, na minha opinião eu acho mais importante, gostei das aulas de sexualidade, achei muito importante tanto para nós mulheres quanto para os homens.
Uma das coisa que eu mais gostei foi de aprender coisas importantes, gostei também dos lanches o que eu aprendi muita coisas e quero levar pro meu futuro o que eu aprendi aqui no CEC nunca vou esquecer do que eu aprendi aqui e porque  eu fiz novas amizades também. 
Taina Santos de Jesus   - 13 anos
Quarta Manhã



Bom, acho que nunca me interessei tanto por algum projeto como me interessei pelo CEC, essas poucas semanas aqui tem me ensinado muitas coisas que não sei se aprenderia em outro lugar, vamos dizer que o CEC é um poço de aprendizado, onde eu iria saber fazer um labirinto elétrico ou com quem eu iria conversar sobre certos tabus que envolvem a sexualidade?
Pra ser sincera não sei se iria, garanto que tudo que aprendi aqui vou levar comigo pra toda vida, é simplesmente magnífico a interação dos professores, alunos e todos que está envolvido. O mais legal é que essa iniciativa promove o interesse, garanto que se chegar a um ex aluno e perguntar o que o CEC fez por ele a resposta vai ser incrivelmente  sentimental, porque eles não só nos ensinam a matéria, eles ensinam cooperação, eles ensinam respeito, enfim eles são o verdadeiro significado de “Segunda Família”. Aqui é maravilhoso e espero que mais jovens tenham a dádiva de conseguir uma vaga aqui e explorar cada pedaço desse “novo mundo”.
    Espero que em 2018 tudo continue assim desse jeitinho que agrega cada um dos alunos como filhos ,tenho colegas que estudaram aqui e quando pergunto sobre o CEC eles falam mil maravilhas ,não é pra menos aqui tudo é agregar ,acrescentar e crescer. Marlus, Felipe, Juliana e Matheus são professores magníficos. Só tenho a agradecer ao CEC.          
Bianca Ramos de Oliveira Lima ,13 anos
Quarta Manhã

Desde o primeiro dia que entrei no CEC, tudo foi legal, conheci pessoas novas, novas amizades, os professores são todos gente boa, aqui vivi vários momentos juntos de amigos e colegas, brincadeiras legais, quando fazíamos experiências nas aulas .No meu dia a dia eu uso muitas coisas que eu aprendi aqui no cec, modo de falar várias coisas, até na rua quando a gente encontra alguém conhecido muito legal isso.
Tudo no CEC eu gostei, todo mundo falava do CEC que era chato mais quando entrei percebi que não era assim, já vou completar 2 anos dia 09/11, e não tenho nada a reclamar. Eu gostei muitos das aulas, me identifiquei muito na aula de robótica, muito legal, desmontamos um computador, vimos a placa mãe, e na Oficina de Arte nós pintamos, tocamos, fizemos várias coisas legais, em tecnologia várias experiências legais, motores elétricos, em ambiente aprendemos várias coisas sobre nosso corpo
Para 2018 eu espero que os outros alunos se empenhem e tenham dedicação, porque vale a pena estudar aqui no Centro De Educação Científica, eu aprendi muita coisa aqui quero que outras pessoas também possam aprender muitas coisas como eu aprendi.

                                                                                   Jeferson Santana - 14 anos
    Quarta Manhã


Bom, nesses dois anos que frequento e CEC eu tive a oportunidade de conhecer várias coisas novas inclusive as oficinas de Robótica, Arte, Ambiente e Tecnologia. Todas as oficinas foram bastante significativas para mim, porque nelas tive a oportunidade de aprender coisas novas, que eu não fazia ideia do que poderia ser, também  conheci várias pessoas legais que me ajudaram muito no meu desenvolvimento no CEC.
Nas primeiras oficinas em que frequentei que foi de Robótica e Artes, consegui obter uma capacidade que  nem mesmo eu sabia que tinha, e nelas consegui desenvolver um bom trabalho, e que vou levar para toda a minha vida.
Já nas minhas últimas oficinas que foi Ambiente e Tecnologia, a minha capacidade e desenvolvimento foram aumentando cada vez mais, aprendi muita coisa com os assuntos, experimentos desenvolvidos em sala de aula, através dos assuntos passados em sala de aula, conseguir obter mais facilidade em administrar as minhas palavras tanto em público quanto na escrita, poder participar do CEC me ajudou muito no meu desenvolvimento no colégio( com os assuntos, organização das ideias, escritas, e etc).
Nas oficinas consegui ter contato com várias ferramentas que eu não fazia ideia de como usa-las,  pode  fazer experimentos  que aprendi a fazer no CEC e alguns consegui passar para meus familiares para que eles pudessem fazer em suas casa. Os assuntos passados nas oficinas além de ampliar o meu conhecimento me fizeram entender o quanto é importante o conhecimento de novas coisas…
Bem o que  mais gostei nesses dois anos no CEC, foi poder ter a oportunidade de  aprender coisas novas, conhecer gente nova, respirar novos ares, e levar pro resto da minha vida tudo o que aprendi  estando no CEC, e que com certeza irá me ajudar muito ainda, porque coisas que já vi aqui no CEC que possivelmente posso ver no ensino médio ou em outro lugar e que com certeza e de alguma maneira vai me ajudar bastante.
Já em outros lugares do CEC, como a biblioteca, tive a incrível oportunidade de conhecer vários livros que me influenciaram a praticar mais a leitura, na biblioteca que é o lugar que mais gosto do CEC em exceção as oficinas, é um lugar que pude ler muitos e muitos livros que realmente foram excepcionais para mim,  minha relação com livros bibliotecas começaram apartir do momento em que entrei no CEC, e a partir desse momento, comecei a ler vários livros, gostaria de muito outros livros do CEC mas irei sair esse ano com muita dor no coração, enfim a biblioteca foi um dos lugares do CEC que simplesmente adorei ter conhecido.
Espero que em 2018 todos os alunos que não desistam, e passem mais um ano no CEC, porque eu que passei exatamente 2 anos completos no CEC, posso afirmar que é uma oportunidade única e que todos devem aproveitar bastante essa oportunidade, porque o conhecimento que terão vocês irão levar para toda vida, e peço que aproveitem bem esses 2 anos no CEC, porque eu posso garantir que não vão se arrepender…
Quero agradecer a todos os professores do CEC, por terem feito e continuam fazendo por nós alunos, por dividir o conhecimento de vocês com a gente, muito obrigado por toda essa dedicação e disposição, para fazer com que os alunos possam mostrar a suas capacidades… SENTIREI MUITA SAUDADES DE TUDO E TODOS.   
   Adriane Marques Santos - 15 anos
Quarta Tarde



No CEC, atualmente sou uma das concluintes do ano de 2017.  Garanto que os assuntos passados nas oficinas sempre sao úteis no dia a dia, das inúmeras coisas que aprendemos aqui durante esses dois anos parte delas farão diferença no nosso modo de pensar, dos hábitos que ganhamos aqui como a pontualidade e a frequência, o melhor é as novas pessoas que sempre conhecemos por aqui e a intimidade que pegamos com cada uma delas.
Entre alguns dos vários  assuntos  importantes, o que mais ganhou minha atenção foi  o dos perigos alimentares, percebemos o sal, o açúcar e a gordura nos alimentos que consideramos os melhores, principalmente para os adolescentes como  refrigerante, biscoitos entre outros e eu como adolescente melhorei meus hábitos alimentares pelas pesquisas propostas pois modifica muito na saúde atual da pessoa que ingere regularmente esses tipos de alimentos, tais pesquisas que foram proposta por um das oficinas do projeto.
Futuramente pretendo fazer faculdade de direito, pois como estudamos bastante nas oficinas a desigualdade social está muito elevada, pessoas com direitos acima das outras, pessoas que querem impor jeito de se vestir entre várias coisas que tornam nossa sociedade o cúmulo.
O projeto é bem arquitetado, e quase todos os alunos de escolas públicas deveriam passar por ele pois é uma experiência única, em 2018 espero que os alunos que ficaram concluam o projeto como eu e outros alunos estamos concluindo.
Renata Mota Carvalho - 14 anos
Quarta Tarde


Bom, nesses dois semestres que eu passei aqui no CEC nas oficinas de Ciência e Ambiente e Ciência e Tecnologia (considerando também as oficinas de Ciência e Robótica e Ciência e Arte) eu achei a boa parte de tudo legal, em especial os conteúdos de cada oficina que para mim foram todos interessantes e importantes. O que aprendemos aqui podemos levar para outras pessoas, pois os assuntos e as aulas práticas são transmitidas de forma em que possamos repassar e este é um dos vários pontos positivos.
  Em cada Oficina aprendi um assunto\conteúdo diferente, em que me ajudou e me ajuda no meu cotidiano e sei que vai me ajudar futuramente. As aulas na maioria das vezes são divertidas e trazem um ponto que o nos fazem aprender e nos interessar mais pelos temas de cada aula, assim nos fazendo querer participar contribuindo com o que entendemos ou já sabemos, o que nos ajuda não só na aprendizagem em sala de aula mas também no nosso dia a dia socialmente.
O que também acho muito bom é que ao decorrer das aulas e do semestre percebemos que o que aprendemos não fica só fixado naquela oficina que cada oficina aparenta ser, mas  mostra que  é  bem mais amplo do que pensamos e isso também nos ajuda muito para não ficarmos muito ligados sempre em um determinado padrão.
  Aqui no CEC de uma forma ou de outra estamos aprendendo algo significativo para nós mesmos, como conseguir nos expressar oralmente nas aulas (organizar nossas falas), escrevermos corretamente, fazer amizades, conhecer coisas diferentes e etc.
  Um lugar que também gosto muito é a biblioteca onde tem uma variação para diferentes gostos e pessoas, com jogos (que muitas vezes não conhecemos por não serem o que costumamos ver ou jogar), com livros de diferentes tipos, estilos e linguajar, histórias em quadrinhos,pessoas para nos ajudar quando precisarmos ou termos algumas dificuldades,   sem falar que o ambiente é calmo, assim podemos ler e pensar com mais tranquilidade.
   Bem, o que espero para 2018 é que os meus atuais colegas e os que entraram aproveitem tudo o que aprender, levem consigo bastante conhecimentos, consigam perder seus medos (em especial na comunicação e diálogo), tenham ótimas experiências assim como eu tive (também na biblioteca) e repassem para colegas, familiares e amigos o que aprenderem aqui no CEC. O que espero para mim é que eu leve comigo um pouco de tudo o que aprendi para poder ter novas experiências com outros pensamentos críticos  (sociais e próprios), respirar novos ares, conhecer outras pessoas, ter mais conhecimento, não deixar de ler diferentes livro e etc.
      Agradeço a todos que sempre me ajudaram aqui no CEC, no diálogo, na escrita, na interação, expressão, por terem me passado bastante conhecimentos e pela pessoa que me tornei, sentirei saudades de tudo e de todos.

Janaina Silva Patrocínio - 15 anos
Quarta Tarde


O mais importante para mim durante esses dois anos, foi a forma que os alunos são recebidos e o ensino dos professores que são muito bons. Todas as oficina são ótimas, mas nem todos sabem aproveitar, ficam brincando e desrespeitando os professores, chamam eles de chatos no começo mas depois se acostumam e ver que eles não são chatos e estão aqui para ensinar e para  brincar só que no momento certo.
Durante esses dois anos que eu passei aqui gostei muito, pois andei aprendedo coisas novas que talvez nem ia aprender em uma área de trabalho que eu estivesse escolhido, mas como passei por todas oficinas aprendi muita coisa diferente, experimentos muito legais.
O que mais gostei no curso foi as amizades novas que andei fazendo tanto com os alunos e os professores, que alguns andou me dando vários conselhos que me fizeram bem.
    O que espero de 2018 e que os alunos saibam aproveitar as oficinas, os experimentos, as aulas, e cada minuto cada segundo que passarem aqui, que façam amizade com os professores, os alunos e funcionários, pois não estará perdendo nada, só ganhando. E se souberem aproveita as aulas vão ver que precisaram delas tanto na escola como no seu dia-dia. Então professores muito obrigado por ensinar o que precisava aprender.
Thially Santos Galiza - 14 anos
Quarta Tarde

                               

Bom, foi muito ótimo estudar esse ano no CEC, tirei várias dúvidas, coisas de proveito e várias coisas importante que pudi aprender no curso e na escola.
Tudo foi legal, as novas amizades que criei com os professores, com outras pessoas etc... Então isso pra mim foi muito especial de ter amigos novos, novos professores, que me ajudou muito no dia a dia. Então eu peço muito obrigado primeiramente a deus por colocar gente boa, novas amizades pra mim ajudar, então muito obrigado professores: Juliana, Matheus, Marlus, Felipe, André, Ariane, Gedeão e Camila por serem, os melhores professores e melhores amigos muito obrigado.
O que eu mais gostei nesses 2 anos foi o conhecimento de aprender coisas novas, conhecer amigos novos etc.
O que eu espero em 2018 é as pessoas aproveitar as nossas vagas, aprender as coisas legal como eu aprendi, aproveitar muito os professores, aproveitar as mostras que são muito de proveito, saibam aproveitar as oficinas que são muito boa, e que você possar aproveitar muito, porque vocês não estará perdendo nada sò ganhando.
Então muito obrigado professores por ensinar o que eu precisava aprender…
Lohana Almeida Da Silva - 14 anos
Quarta Tarde


Bom, tive uma oportunidade muito grande em entrar no Cec. Aprender vários assuntos que nunca imaginaria aprender, e principalmente, conhecer pessoas novas. No Cec, o que eu achei mais legal foi as oficinas, que foi onde eu aprendi vários assuntos interessantes e importantes para a minha vida. Aprendi várias coisas novas no meu dia a dia. A minha expressão oral principalmente, o meu modo de falar com as pessoas mudou bastante de lá pra cá, e até aquela vergonha eu tinha na hora de apresentar os nossos trabalhos nas Mostras.
Não sei se foi legal para as outras pessoas, mas pra mim, foram 2 anos participando da única escola de Ciência de Serrinha, vindo pro Cec toda segunda e quarta e aprendendo todo dia um assunto novo.
Julia Marques Freire - 14 anos
Quarta Tarde

Na oficina de Ambiente eu achei mais legal foi o experimento de medir pressão, porque podemos medir em outras pessoas para que possa saber se estiver alta ou baixa e para mostrar aos familiares o que aprendeu no CEC a partir disso algumas pessoas podem gostar do que a oficina ciência e ambiente ensina.
Na oficina de tecnologia eu achei mais legal o da energia elétrica porque podemos aprender a utilizar vários tipos de materiais para conseguir construir para gerar quando faltar energia e fazer em casa para os outros ver o que eu aprendi na oficina ciência e tecnologia ensina para todos que estuda no centro de educação científica.
No dia a dia eu vou começar a utilizar as coisas que o CEC me ensinou dia de segunda e quarta feira ao longo do ano de 2017.                                                               
As coisas que eu mais gostei no CEC foi os materiais que os professores dão a nós para usar para fazer experimento e para aprender a utilizar e mostrar aos colegas e familiares para que fale bem do CEC e dos trabalhos e experimentos dos alunos.          
Eu espero que em 2018 continue sempre sendo como foi em 2017 e também que eu possa melhorar muito mais e passar o que eu vou aprender para outros em 2018 para que algum dia eu posso fazer faculdade e que possa trabalhar com o que eu aprendi no ano de 2017 e 2018 no centro de educação científica e quero agradecer a todos que me recebeu bem CEC e aos professores principalmente a professora Juliana e Matheus que me ensinou muitas coisas na oficina de ciência e ambiente que eu não sabia, e que nada me atrapalhe para que eu possa concluir os 2 anos aqui no CEC no ano de 2018.
TAIRONY OLIVEIRA SANTIAGO - 13 anos
Quarta Tarde   


            O que eu achei importante durante esse tempo que estudei, foi a forma que fui recebida e a forma que aprendi os conteúdo.
Teve alguns conteúdos  que eu vou levar para qualquer lugar comigo, um deles foi o que falamos sobre o aborto porque isso è um assunto delicado  e não é em qualquer lugar que se fala e se aprende isso tão facilmente, falamos também sobre a sexualidade todos nós sabemos que isso é um assunto grande e delicado por isso tem que ser bem explicado e tem que explicá-lo com calma sem contar que às vezes é a obrigação dos pais falarem sobre esse assunto mais como eles não levam muito feito pra isso o CEC está aqui para explicar e tirar dúvidas sobre isso e muito mais. Aqui pude tirar minhas dúvidas em vários  assuntos em que a escola não poderia tirar, sem contar nos novos assuntos que  descobri com a ajuda dos professores.
As oficinas são ótimas, os professores são bem legais. As regras estabelecidas aqui não são difíceis de serem cumpridas, os assuntos/conteúdos  também não são difíceis, sem contar que podemos levar isso para o nosso dia-a-dia. o que eu mais gostei foi o que eu tinha dito anteriormente foi a forma que fui recebida, tratada a forma que aprendi os conteúdos/assuntos.
O que eu espero para 2018: eu espero assuntos/conteúdos novos, espero tirar novas dúvidas, conhecer os novos professores, espero que melhore o lanche, espero também que os novos alunos saibam aproveitar as oficinas.   
Carolaine Souza Sueira - 14 anos
Quarta Tarde


         Bom, esse ano foi o meu primeiro ano aqui no CEC, então tenho muitas coisas a dizer, gostei muito das aulas, dos professores, dos lanches rsrsrs... Tudo que eu aprendi aqui vou levar pra onde eu for, só pra dizer que sou inteligente rsrs... foi muito legal estudar esse ano  aqui, quero avisar a vocês professores, que vão ter que me aturar mais um ano, as aulas que tomei esse ano foram legais demais, foram muitos desafios, mas eu consegui.
Está por vir mais desafios e eu sei que vou conseguir vencer eles., vários  aprendizados, vou ficar muito triste, por alguns amigos que vão sair nesse ano. Gostei de todos os assuntos que tivemos, com os professores e comigo também né rs... tudo com eles tem graça, apenas tenho  que agradecer a todos!
O que eu achei mais legal, foi a confiança que os alunos tem nos professores. Usei várias coisas no meu dia a dia, eu fiz o teste da capacidades Pulmonar em casa, não deu muito certo, mas eu tentei.
Eu gostei dos professores, de todos!
Para 2018 eu espero outros assuntos, não que esses esteja ruins, pois eu gostei de todos os assuntos, espero que os professores sejam iguais aos que me deram aula. Como eu disse, só tenho que agradecer a todos!
VEM COM TUDO 2018….
Camila Vitoria De Souza Silva - 14 Anos
Quarta Tarde


                               





  

Nenhum comentário:

Postar um comentário