terça-feira, 29 de novembro de 2016

CRob - Aula 38 - Semana da Consciência Negra

Durante essa semana falamos sobre o preconceito em nossa sociedade e como ele se apresenta, ou melhor, se esconde na forma de piadas e brincadeiras. Falamos também sobre o TEN - Teatro Experimental do Negro, a Lei de Cotas e a Mulher Negra.

Falamos do preconceito racial que existe no nosso dia a dia, um exemplo na escola,que pessoas até mesmo nossos amigos brincam com colegas negros, ou colocam apelido, implicam e que a partir das brincadeiras a gente acaba normalizando o preconceito, uma coisa pequena acaba virando grande e muito séria, o racismo acaba deixando pessoas sem trabalho, e assim alimento, ou machuca a pessoa só porque ela é negra, elas também acabam sendo excluídas e ameaçadas, acusadas de roubo o que já se tornou "normal". Sobre a pesquisa da mulher negra, além do machismo, quando ela é negra ainda sofre também racismo e isso prejudica muito, até no salário o negro recebe menos, eles podem tirar tudo mais o orgulho próprio de algumas pessoas negras não.

Mary Selma
Quarta - Tarde

Na aula de hoje falamos sobre o preconceito racial. O preconceito racial não é uma forma boa de se expressar. Bom hoje eu aprendi sobre a lei costa 2012 onde favorece as pessoas negras, pardos e indígenas que estuda em escolas publicas.
O TEN - Teatro Experimental Dos Negros ele valoriza a cultura dos afros - brasileiro e a identidade dos negros ajuda na educação e na arte e ele foi fundado em 13 de outubro de 1944.
Mulheres pardas e mais ainda por ser negras na sociedade.
Na minha opinião o preconceito ofende muito, quem recebe já sofri e ainda sofro em casa, na escola não, pois me enturmo com todos mundo.
Não me sinto ofendida pois quem faz racismo se ofende com suas próprias palavras a pessoa pode ser bonita do jeito que for com suas palavras perde sua beleza.

Niely
Quarta - Manhã

Na aula de hoje fizemos um debate sobre o dia 20 de novembro que é o dia da consciência negra, nesse debate falamos dobre o preconceito que as pessoas negras sofrem, seja por elas serem negra, seja pelo modo do cabelo afro. Esse tipo de preconceito acontece em vário lugares como na escola, na rua, no trabalho... Falamos também sobre algumas conquistas dos negros e sobre alguns pontos que envolvem as pessoas negras no dia a dia e na sociedade, pois sabemos que o negro tem muito menos chance que uma pessoa branca, por exemplo se uma pessoa negra procurar um emprego com os mesmos conhecimentos ou até mais que uma pessoa branca, vai ser muito mais difícil para a pessoa negra que para a pessoa branca.
Nós citamos também três pontos sobre os negros, que foram o teatro experimental do negro, lei de cotas e mulher negra. No caso, eu fiquei pra falar sobre a lei de cotas e pelo que eu entendi da pesquisa a lei de cotas é uma lei que dá mais possibilidades as pessoas que estudaram todo o ensino médio em escolas públicas, indígenas e principalmente aos negros.
A lei de cotas ajudou e ajuda muitas pessoas, mas tem pessoas que criticam essa lei por não terem noção das importância dessa lei para as outras pessoas.

Janaína
Segunda - Tarde

A aula de hoje teve como base o racismo e a indiferença racial, nós pesquisamos sobre 3 pontos: a Lei de cotas, O TEN- Teatro Experimental do Negro e a Mulher Negra.
A lei de cotas de 2012 é uma lei que garante 50% das vagas das Universidades, Institutos federais e concursos para estudantes de escolas públicas e que se declaram negros, índios e pardos. O TEN - Teatro Experimental do Negro é um grupo de pessoas que se uniu para criar meios de valorizar os negros e destacá-los na sociedade e sobre a Mulher Negra nós discutimos como ela é menosprezada e como isso atrapalha a vida dela pra conseguir um bom emprego e acaba se tornando alvo de violência. Nós usamos esses tópicos e o que o professor falou para ver o quanto nossa maneira de pensar deve ser mudada. [...] Aprendi que não devemos incentivar o racismo pois independe da cor da pele todo mundo é igual, aprendi também que o sálario do negro em geral no mercado de trabalho é muito menor do que o dos brancos e que as mulheres negras foram as principais vitimas de estupro ou qualquer outro tipo de violência no ano de 2015. De todas as mulheres mortas no Brasil em 2015 61% eram mulheres negras. Na minha opnião é muito importante falar disso com nós crianças e adolescentes, porque é da criança que se faz o adulto.

Guilherme Tínel e Vinicius Silva,
Terça - Tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário