quinta-feira, 12 de maio de 2016

CRob - Aula 12 - A zona rural que eu conheço



Nessa semana conhecemos um pouco mais de nossa região pelos relatos dos alunos dizendo... Qual a zona-rural que eu conheço?

A que eu conhece é muito seca e com muitas árvores que tem espinhos como ; mandacaru, jurema etc. Mas também existe formas de guardar água com cisternas, tanque, poços, açudes, mas mesmo com a seca não deixamos de plantar, escolhemos o dia pagamos para arado da terra e plantamos em épocas de chuva. Costumamos plantar milho, feijão, mandioca, amendoim, etc. E sempre toda a família ajuda no plantio para a colheita. Mas muita gente paga para pessoas plantarem sem carteira assinada, mais por diária, sem contar que ela está perdendo benefícios do governo como aposentadoria, etc.











Thially Galiza, 13 anos
Segunda - Tarde




A zona rural que eu conheço é assim: Tem muitos animais, plantas e muita vegetação, os tanques servem pros animais beber água e pras pessoas tomar banho ou quem não tem água serve pra lavar roupa e pra tomar banho, também tem o trabalho no campo e quem não tem carteira assinada e o trabalho plantando e os agricultores usa foice, facão e outros. E a nossa água pra a gente armazenar a água em tanque de chão, cisternas e vários outros e a nossa paisagem vimos muitos mandacaru, urtiga e árvores grandes que não tem folhas e nem frutos e a gente usa o que nós plantamos não só pra vender mais sim pra comer também e tem a caatinga que tem muitas cobras e espinhos e matagal que são muitos perigosos que tem muitas arvores espinhosas.


Riquelmy Reis de Araujo, 13 anos
Quarta - Manhã



Bom a zona-rural que eu conheço é a mesma que eu moro. A paisagem de lá tem muitas árvores frutíferas e não frutíferas, as frutíferas são de manga, caju, umbu, jaca, maracujá, banana, acerola, siriguela, cajá, goiaba e graviola mais conhecida como jaca de pobre. Lá o clima é bem seco quase o ano todo o final de abril entra o período chuvoso começa o tempo frio vai ate Setembro é o plantio de onde eu moro. Começamos a plantar nos meses de maio plantamos milho, feijão, batata e amendoim em Setembro plantaram mandioca por que e o período de já colhemos o feijão e milho.
As ferramentas que usamos no plantio são a enxada, máquina de plantar feijão, “enchadeta” e os agricultores colhem o feijão e o milho com as próprias mãos. Também a vários tanques como riacho, açude e fonte que serve para no período de seca os animais beber água, antigamente as pessoas de lá consumia a água, mas os tempos mudaram e eles possuem cisternas em suas residências. A zona-rural do Saco do Correio se destaca entre as outras comunidades por ter uns dos melhores Colégios de Serrinha e por ser roça algumas pessoas que moram lá ou já ouviram dizer não dão o valor por ser roça, mas lá pode ser melhor do que em outros lugares. Temos a tradição lá no Saco do Correio do 1 de maio que é uma cavalgada onde passa por outras duas comunidades que são a do Mutirão e Pedro Galiza essa cavalgada foi ideia da família Pimentel. 

Niely Souza Galdino, 13 anos
Quarta - Manhã



No lugar em que eu moro tem paisagens como plantas, árvores, animais, tanques de chão, poços e cisternas para pegar água nos tanques de chão tem baixadas subidas enfim é muita dificuldade para chegar nos tanques. Lá também tem cultivo, lá plantamos feijão, coentro, alface, milho, abobora, amendoim e etc. Ferramentas como enxada, foice, gadanho, "enchadeta" e etc. O trabalho no campo onde eu moro é muito ruim, porque dificulta a vida de quem trabalha pelo fato de não ter a carteira assinada e nem o seu chefe certo, o salário mínimo não tem e ganham por dia, quem trabalha no campo ganha mais ou menos RS 35,00 ou RS 40,00 Reais e se adoecer e não poder trabalhar não ganha o dinheiro, fica sem receber dinheiro e se for possível eles ainda colocam o trabalhador pra fora e ele perde o emprego e fica sem poder se alimentar e sem poder alimentar a família também, isso é muito ruim porque passam muita fome e tem alguns deles que tem que trabalhar mesmo estando doente, para poder colocar o alimento dentro de casa e a família não passar fome. Na zona rural tem pouca chuva e muito Sol, por isso não plantam muito, o clima não é favorável para poder ter uma boa plantação, para poder ter alimentos e vendê-los na zona urbana e ganhar alguns trocados, isso causa problemas demais para os agricultores, porque se não tiver chuva e tentar plantar, tem o risco de perder toda a plantação, prejudicando o agricultor ou a agricultora e eles ficam sem poder vender e sem para seu uso próprio.

Plantar é bom, ajuda muito, mas o problema é que não tem chuva o ano inteiro para plantar e ajudar nem só o agricultor como o consumidor que vai comprar para consumir a plantação.



Luzia Santos da Silva
Quinta - Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário