sexta-feira, 11 de março de 2016

CAmb - Aula 04 - Dia Internacional da Mulher

Na semana da mulher trabalhamos com a importância do dia 08 de Março, representando as várias conquistas obtidas por elas, na luta por direitos iguais, em poder estudar, votar, ter a profissão que deseja, usar uma roupa sem ser punida ou recriminada. Os registros mostram relatos de nossas aulas com a opinião dos alunos, sobre a importância dessa data. As fotos foram tiradas pela oficina de ciência e arte com as alunas do projeto.


Foto: Oficina de Ciência e Arte
Hoje falamos sobre o dia Internacional da Mulher e entendemos que o machismo não é para existir, mas muitas mulheres sofrem caladas, porque o homem ameaça. Aprendemos sobre a Lei Maria da Penha, que é só ligar e fazer uma denúncia, onde têm a delegacia da mulher, que serve para atender essas denúncias de violência doméstica e maus tratos. Tem homens que têm o mesmo serviço da mulher e ele recebe mais que ela, isso é muito machista, porque o homem não é melhor que a mulher em nada, pois somos todos iguais e temos que ter o mesmo direito. Em 1857 teve um acidente em uma fábrica que matou 130 mulheres, pois elas estavam lutando por seus direitos, então colocaram fogo na fábrica para elas morrerem.
Janaína Silva - 14 anos 
Segunda Manhã


Foto: Oficina de Ciência e Arte

 Aprendemos na aula de hoje que as meninas ou as mulheres podem fazer tudo, praticar esporte, exercer qualquer profissão, presidente, lutadora, jogadora de futebol, caminhoneira e etc. As mulheres reivindicaram seu poder antigamente, pois ela não podiam exercer nenhum, tipo de trabalho, não podiam sair de casa, e a obrigação era arrumar a casa, preparar café, almoço e jantar para o marido. Depois foi melhorando quando elas resolveram lutar por seus direitos para receber o mesmo salário que os homens. Na minha opinião a mulher é igual ao homem e pode sim reivindicar seus direitos.
João Vitor - 12 anos
Segunda Tarde



Foto: Oficina de Ciência e Arte
Na aula de hoje, falamos sobre o dia Internacional da Mulher, que em 1857 elas trabalhavam mais que os homens e ganhavam pouco, elas não achavam justo e fizeram protesto para aumentar o salário e foram queimadas pelo dono da fábrica e morreram todas as mulheres. Conversamos também sobre a Lei Maria da Penha que surgiu através de uma mulher que sofria agressões do marido que tentou mata-la três vezes, mas não conseguiu. A primeira ele jogou um secador dentro da banheira para atingi-la, só que ela não morreu. Na segunda vez ele a jogou da escada e na terceira vez ele simulou um assalto e deu um tiro que ela ficou na cadeira de roda, dai ela deu queixa dela e ele não ficou preso. As mulheres podem sim ter o direito que elas quiserem, porque muita mulher sofre agressões dos maridos e são ameaçadas de morte e têm medo deles.
Maísa Souza - 12 anos
Segunda Tarde


Foto: Oficina de Ciência e Arte
Nós falamos sobre o dia 08 de março que é comemorado dia Internacional da Mulher, nós falamos sobre todas as mulheres e porque elas que ficar tomando conta da casa. Eu acho que nós mulheres fazemos as coisas com amor e não tudo mal feito. As mulheres são mais delicados, nós falamos sobre Malala, uma mulher com 18 anos que ariscou sua vida para que suas colegas e todas as mulheres também pudesse estudar. Falamos sobre a Maria da Penha que criou a lei Maria da Penha porque o marido dela tentou mata-lá 3 vezes e ela ficou paraplégica por causa disso e também falamos sobre a presidente Dilma Rousseff, que criou o projeto minha casa minha vida, ela é um exemplo como mulher para todas as mulheres do mundo e eu acho que as mulheres podem trabalhar com qualquer coisa que o homem faz, porque agora o trabalho é para tod e mulheres podem mexer com construção de casas e mexer com maquinas.
Camilly Nascimento - 13 anos
Terça Manhã


Foto: Oficina de Ciência e Arte
O dia Internacional da Mulher é comemorado em 8 de março por causa do incêndio em 1857 que ocorreu em uma fábrica de tecelagem, onde 130 mulheres morreram carbonizadas, essa mulheres lutavam por igualdade salarial e tempo de trabalho reduzido. Mulheres como Maria da Penha, Dilma Rousseff e Malala Yousafzai lutaram pelos direitos femininos e igualdade, apenas por sofrerem contra as regras e tabus impostos pela sociedade. Um exemplo como o de Malala que levou um tiro e foi internada, Maria da Penha que ficou paraplégica após levar um tiro do marido e várias tentativas de morte e a presidente Dilma Rousseff que é caluniada dia após dia.
Sabrina Mota - 15 anos
Terça Tarde


Foto: Oficina de Ciência e Arte
  O dia 8 de março foi considerado o dia Internacional da mulher por causa de um grupo de mulheres que protestaram pelos seus direitos porque antigamente tinha muito preconceito com as mulheres, elas não podiam votar, não podiam trabalhar, ser livre, independente, poder decidir o que elas queriam fazer no seu corpo principalmente mulheres negras pobres, as mulheres que protestaram trabalhavam numa fabrica de tecido, queriam melhores condições de trabalho pois trabalhavam 16 horas por dia e recebiam 3 vezes menos que os homens, só que o dano da fabrica mandou tocar foto com todas elas dentro, morreram 130 mulheres carbonizadas .
Na minha opinião mulheres e homens tem que ter as mesmas obrigações pois naquele tempo só mulheres cuidavam de casa, hoje em dia melhorou bastante, só que algumas mulheres ainda sofrem muito preconceito
Samyra Silva - 13 anos
Quarta Manhã


Eu aprendi que a mulher pode ocupar vários cargos de trabalho na sociedade, pois ela tem mais capacidade e determinação que os homens. Alguns dos exemplos de mulheres que lutam por seus direitos: Virna Jandiroba que pratica o esporte de artes marciais; Maria da Penha que sofreu tentativa de assassinato pelo marido, mas fez com que surgisse a lei para diminuir a violência contra a mulher; Dilma Rousseff que atualmente é a presidente do Brasil e criou grandes programas que melhoraram a vida do brasileiro; Malala que têm apenas 18 anos e ganhou um prêmio Nobel da Paz por lutar pela educação das mulheres em seu país; e Luislinda Valois que foi a primeira mulher negra a ser uma juíza no Brasil.

Wasny Oliveira - 12 anos
Quarta Tarde





  Muitos acham que no dia 8 de março comemora o dia Internacional da Mulher porque colocaram fogo em uma fábrica de tecido, mas não foi bem assim, a fábrica pegou fogo por falta de cuidados,então temos que entender que não foi os homens nem ninguém que colocou fogo para que as 130 mulheres morressem, mas no dia 8 de março de 1857 foi o dia em que varias mulheres faziam protestos para que tivessem um aumento de salário porque elas trabalhavam em uma fábrica de tecido juntos com os homens que faziam a mesma função que elas e recebiam o valor de três vezes a mais que elas, ou seja, significa que as mulheres não tinham valor, o único direito que as mulheres tinham era apenas de gerar filhos para os homens, em 2009 Malala Yousfzai quando ela tinha entre 11 e 12 anos começou a clamar por justiça, uma das primeiras cartas que Malala fez ela tinha 9 anos, hoje ela tem 18 anos por essas atitudes que ela teve de pedir justiça, se ela voltar para o país dela, corre o risco de ser morta.
Jéssica Santana - 17 anos
Quinta Manhã



Foto: Ciência e Arte
Aprendi hoje sobre o dia Internacional da Mulher É porque o dia 8 de março foi declarado o dia da mulher, porque foi o dia que as mulheres lutaram por seus direitos e também o dia em que elas foram protestar na frente de uma fabrica porque recebiam três vezes menos que os homens e que o dono botou fogo na fábrica, morreram 130 mulheres, não salvou nenhuma. Eu acho que foi injusto isso que os homens fizeram, isso deveria ser preso porque as mulheres vem lutar pelos seus direitos se elas faziam o mesmo trabalho que os homens porque tinha que receber três vezes menos? nada a ver e também eu aprendi porque só as mulheres que fazem o trabalho domestico, porque os mais velhos ensinaram isso como uma forma de brinquedo, um carrinho para o menino, mas já as meninas recebem panelinhas de brinquedos, bonecas e outras coisas de casa, isso já induz os mais velhos e ensinando os homens a serem machistas.
Raiane Brito - 12 Anos
Quinta Tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário