
Essa semana conversamos sobre de onde vêm a cor da pele e porque existe o racismo em nossa sociedade. Abaixo com o registro dos alunos temos um ótimo resumo de como foram as aulas.
Na aula de hoje eu aprendi que independente da sua cor ninguém pode lhe julgar, pois foi discutido na sala que na maior parte do mundo, o negro tem menos chances de entrar numa faculdade e se formar que o branco. Geralmente o negro se chegar numa faculdade onde tiver uma sala cheia de gente branco, eles vão sofrer racismo, pois tem gente que acha que por conta da sua cor e suas condições financeiras, pode ser melhor que o outro, ou melhor que um negro. Você pode perceber preconceito em vários tipos, é difícil você ver um médico negro, advogado negro, banqueiro negro, pois se a gente fosse dividir o mundo em brancos e negros, em numerações de chances de emprego e condições financeiras, eu acho que seria em 90% brancos e 10% negros, pois também tem preconceitos em familiares quando tem a família toda branca e chega um filho que vai apresentar a mulher ou namorada a família, e a mãe vai e diz da cor da pele da namorada, Existem muitos casos de racismos ainda, acho que o racismo começou quando a tempos atrás era determinados os negros serem escravos e brancos eram os patrões e depois desse tempo, ainda hoje há racismo, mas as coisas mudaram, que cometer racismo contra um negro pode ser processado e pode ate ser preso.
Maria Clara Ferreira
Segunda Manhã - 13 anos
Samir Araujo
Segunda Tarde -12 anos
Nicole Mota
Segunda Tarde - 12 anos
Na aula de hoje nós falamos sobre de onde vem a cor da nossa pele. Aprendi que quem nasce perto da linha do equador é mais moreno, porque nosso corpo produz uma substância chamada melanina para nos proteger do sol e quem nasce perto dos trópicos é mais branco. Nós vimos um vídeo que misturava várias situações de racismo, em que os negros sofrem a cada dia. Por exemplo, um casal, em que a mulher era negra e o homem branco estavam entrando no prédio e foram barrados pelo segurança por que a mulher era negra e não podia ter acesso ali. Outro caso que uma mulher foi presa, porque dirigia uma BMW e foi levada para uma clínica psiquiátrica, porque as pessoas não acreditavam que ela era a dona da BMW só porque era negra e ela dizia que era empresaria, ainda na clínica ela foi dopada e retiraram a roupa dela só por causa da cor da pele dela. Eu acho que não importa a cor da nossa pele, somos todos seres humanos e temos que ter os mesmos direitos.
Leiry Ruama Santos
Terça Manhã - 12 anos
Mirllane Bispo
Terça Tarde - 11 anos
Eu aprendi na aula de hoje que as pessoas negras têm o mesmo direito de todos, porque a maioria da população discrimina e exclui os negros e os índios. Vi no vídeo que o professor passou, falando sobre uma moça que foi acusada por uma coisa que ela não fez, eu achei isso ridículo e ainda por cima, uma policial, um homem da lei, ter discriminado ela, só por que estava com um carro importado, quer dizer que porque ela é negra não tem esse direito? Claro que sim, pois somos todos iguais, temos o mesmo sangue, respiramos o mesmo ar, ela tem o direito de namorar, estudar, casar, noivar, ter filhos, ter uma vida nobre, ir na loja para comprar sapatos, ter carro importado sim. Eu aprendi a ignorar o racismo, não pratico mais, isso eu aprendi na aula hoje.Sara dos Santos
Terça Tarde - 12 anos
Denise Souza
Quarta Manhã - 12 anos
Bianca Lima
Quarta Tarde - 14 anos
Falamos na aula sobre a cor da nossa pele e descobrimos que a nossa cor varia de acordo com nossa descendência, pois se sou filha de negros certamente meu tom de pele vai ser negro. Os negros no nosso planeta variam de acordo com o clima de da região, pois quanto mais quente o sol, mais negros irá ter nesse determinado lugar, assim como a África é um dos lugares onde mais existem negros, por ser um dos lugares mais quentes e secos. Falamos também sobre o preconceito racial, algumas pessoas demonstram o seu preconceito tratando nós negros de forma diferente da sociedade dos brancos. Aqui no Brasil a prioridade nos empregos, cursos, ou até mesmo na forma de ser tratado vai de acordo com a cor de pele e os negros são os que mais perdem nisso, pois há pessoas que são diferenciadas por sua cor. Pra mim isso não importa, pois somos humanos e iremos todos para o mesmo lugar sendo rico ou pobre, negros ou brancos, o que realmente importa é a nossa forma de agir e de pensar.
Nivia Souza
Quarta Tarde - 13 anos
Na aula de hoje eu aprendi que no Brasil ou em qualquer lugar tem preconceito e que é muito difícil de acabar, eu acho uma descriminação só que infelizmente onde tem negro que tem branco não tem como não ter preconceito tem uma coisa que é muito comum o branco tem racismo com o preto e o preto tem com o branco, é por que os brancos são ricos e os pretos são pobres por que o branco tem mais chances de trabalho e de estudo do que o preto até nas novelas filmes propagandas e desenhos tem preconceitos infelizmente eu acho que isso nunca vai acabar.
Jaqueline Ramos
Quinta Manhã - 14 anos
Nós vimos onde surgiu a primeira pessoa negra, que foi na África e que essas pessoas com o tempo foram se espalhando e dai surgiram pessoas de várias cores. Vimos também que no Brasil existe, muito preconceito, e que as pessoas acham que para ir estudar numa faculdade têm que ser de pele clara, que ser advogado, médico, não pode ser negro, têm que ser apenas pessoas brancas. Vimos três vídeos que mostrou muito mais o preconceito do que imaginamos, que para uma pessoa ter uma boa vida tem que ser branca. Um dos vídeos mostra o preconceito no dia a dia das pessoas com cabelos bons e ruins, e que uma pessoa negra é digno de nada. Na minha opinião eu acho, que todos as pessoas ter que ser tratado da mesma forma, seja pobre, rico, branco ou negro, pois somos todos humanos e todos nós merecemos respeitos.
Pâmela Vitória Santos
Quinta Manhã - 13 anos
Eu entendi que o racismo é uma coisa que ataca o mundo todo e ninguém gosta, porque quando acontece dó muito. Porque fazer racismo não é apenas soltar palavras, ele está falando palavras ruins, e a pessoa que está ouvindo está se sentindo mal por ouvir aquilo. Mas se todos para pararem com isso iriamos viver bem melhor. Eu aprendi também que a cor da pele de nosso corpo existe por causa de partículas de melanina que têm nas nossas células, e que ela ajuda escurecer e proteger nossa pele.
Fábio Luiz Costa
Quinta Tarde - 14 anos
Na aula de hoje aprendi que não devemos ter preconceito com as pessoas negras, até porque a cor não distingue caráter de ninguém, aprendi que os negros não devem ser diferenciados pelos brancos, aprendi que o motivo de ter a diferença entre negros e brancos é porquê o país que fica mais exposto ao solé a África. Vi que no Brasil, 3% de médicos são negros e 80% são brancos. Vi que o lugar que tem mais negros é na África e uma maior quantidade de brancos é na Europa. Luane Santos
Quinta Tarde -- 12 anos

Nenhum comentário:
Postar um comentário