segunda-feira, 24 de março de 2014

CAmb: O que é Biotíco, Abiótico e Meio Ambiente (Aula05)

   Essa semana estamos construindo alguns conceitos com as turmas, estamos pesquisando no laboratório de informática e com os resultados estamos juntando e montando os nossos conceitos sobre o que é Biótico, Abiótico, Meio Ambiente e Problemas Ambientais. Vejam quais foram as definições que as turmas conseguiram construir no decorrer da semana.

Biótico

Fator Biótico
   São os seres vivos: Animais (inclusive o Homem), Vegetais, 

Fungos, Protozoários e Bactérias. São todos os organismos vivos presente  nos ecossistemas e suas relações. Se refere aquilo que é característico dos seres vivos ou que está vinculado a estes e também é  pertencente ou relativo a biótica (o conjunto da flora e da fauna numa determinada região). 

Turma: Quarta Manhã


Abiótico


Fator Abiótico
Todas as influências que os seres vivos possam receber em um ecossistema, refere-se ao meio no qual não a vida.
Ex: Luz Solar, Umidade, Temperatura, Composição do Solo, Minerais, Substâncias Inorgânicas etc.

Turma: Segunda Manhã

  São componentes não vivos que influenciam a vida dos seres vivos presente no ecossistema, são todas as influências que os seres vivos possam receber em um ambiente derivado dos aspectos químicos ou físicos.
Ex: Solo, Água, Atmosfera e Temperatura.

Turma: Terça Manhã


Meio Ambiente



Meio Ambiente (Natureza)
O meio ambiente não é visto apenas como a natureza intocada. Pelo pensamento geral, é considerado como sinônimo de natureza local, a ser apreciada, respeitada e preservada, porém é necessário um ponto de vista mais profundo do termo, estabelecer a noção no ser humano de pertencimento ao meio ambiente no qual possui vínculos naturais para à sua sobrevivência. O meio ambiente envolve também todas as coisas vivas e não vivas que ocorrem na terra, ou alguma região dela, que afetem os ecossistemas e a vida dos humanos. É o conjunto de condições, influências e infraestrutura de ordem física, química e biológicas que permite, abrigar e rege a vida em todas as suas formas.

Turma: Terça Tarde


Meio Ambiente (Cidade)
Envolve todas as coisas vivas e não vivas que ocorrem na Terra, ou alguma região dela, que afetam os ecossistemas e a vida dos humanos. É o conjunto de condições, leis, influências e infraestrutura de ordem física, química e biológica, que permite abriga e rege a vida em todas as suas formas. Meio ambiente é todo lugar ou região que vivemos: nossas casas, ruas, escolas também são um meio ambiente.

Turma: Quarta Tarde

Problemas Ambientais

Problema Ambiental (Lixo)
São problemas que ofendem a natureza e o nosso cotidiano. Os seres humanos podem prejudicar a natureza jogando lixo, fazendo queimadas e desmatamento e também prejudicam o nosso cotidiano quando fazem vandalismo, poluição sonora ou agem com preconceitos como o racismo, homofobia, machismo, preconceito contra deficientes, entre outros.

Turma: Segunda Tarde



Problema Ambiental (Esgoto)
 Na natureza há vários problemas, o principal problema é a poluição, mas não só tem problemas na natureza, as cidades também tem vários tipos de poluição, por exemplo, a poluição sonora, a poluição do ar e das águas temos também vários problemas sociais, violência nas ruas, problema com drogas, preconceito com pessoas com deficiência e racismo.

Turma: Quinta Tarde

Um comentário: