As lâmpadas, por exemplo, são itens importantes nesta análise, pois elas são usadas durante um período longo do dia, digo, da noite e podem consumir bastante energia elétrica, principalmente quando usamos muitas lâmpadas e por um período muito longo. Existem basicamente três tipos de lâmpadas que são as incandescentes, fluorescente e mais recentemente surgiram as lâmpadas de LED. Veremos abaixo cada uma delas que a diferença existente entre elas.
Lâmpada incandescente
São os modelos mais antigos e comuns, tem como vantagem o baixo custo e a emissão de muita luz, mas pesa contra o alto consumo de energia, visto que boa parte da energia que chega até ela é convertida em calor. Talvez por esse motivo sua vida útil também é baixa. Este tipo de lâmpada deverá desaparecer nos próximos anos.
Lâmpada fluorescente
Lâmpada fluorescente tornou o padrão para muitas pessoas, pois ela consome menos energia que a incandescente, mas ainda assim tem um consumo considerável. Ela emite uma luz branca e forte e pode ser usada em todos os ambientes. Um detalhe importante é que este tipo de lâmpada usa mercúrio e portanto não pode ser descartada de qualquer maneira, pois provoca danos ao meio ambiente.
Lâmpada de LED
As lâmpadas de LED são as mais modernas e consideradas as do futuro. Sua tecnologia moderna permite um baixíssimo consumo de energia que a tornam muito atraente. Como desvantagens temos ainda o seu altíssimo custo e a baixa luminosidade, a menos que seja usada a super LED.Veja abaixo um vídeo da Universidade Federal de Lavras, onde o professor do departamento de ciências exatas da universidade explica as diferenças, vantagens e desvantagens de cada uma dela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário