Pessoal,
Pesquisando na internet achei essa matéria no site da recreio falando sobre a diferença entre fungos, bactérias e virus. Vale a pena ler!!!
FONTE: http://www.recreio.com.br/
Descubra as diferenças entre estes seres e veja quais fazem bem e quais são prejudiciais
Texto: Juliana Caldas | Ilustração: Jean Galvão
Será que dá para ver tudo o que está ao nosso redor? Não mesmo! O mundo está cheio de seres que, de tão pequenos, só ficam visíveis no microscópio. Os mais conhecidos são asbactérias, os fungos e os vírus. E você sabe quem é quem?
Faxineiras do planeta
Na parte azul, as bactérias que fazem o leite se transformar em iogurte; os bastões coloridos à direita são bactérias que vivem na língua humana
As bactérias existem há quase 3 bilhões de anos! O segredo do sucesso? Elas se adaptaram às condições mais variadas. Apesar da fama, nem todas são más. Enquanto algumas causam doenças, outras limpam a Terra, decompondo plantas e bichos mortos. Há ainda as que ajudam nosso organismo a funcionar.
Microvilões
Apesar do colorido bonito, este vírus é um dos que causam a gripe
Eles não se movem, não respiram nem sabem procurar comida. Por isso, vírus sobrevivem apenas quando estão grudados nas células de outros seres vivos, causando doenças. Eles são formados por uma cápsula de proteína recheada de DNA, substância com informações genéticas para que o vírus faça cópias de si mesmo. Um dos mais conhecidos é o Influenza, vírus da gripe que se espalha pelo ar.
Não é animal nem vegetal
Não é animal nem vegetal
Parece uma planta com flores, mas este é o fungo usado na produção da penicilina
Décadas atrás, os cientistas acreditavam que os fungos eram vegetais. Na verdade, eles não têm nada a ver com as plantas – nem com os bichos. Esses seres formam um reino chamado Fungi e só se reproduzem em lugares escuros e úmidos.
Pode até parecer nojento, mas alguns fungos são comestíveis. É o caso do Penicillium roqueforti,matéria-prima para a fabricação de queijos. Com um fungo do mesmo gênero se faz a penicilina, antibiótico muito usado no mundo todo. Mas eles não são só do bem: alguns atacam pães, formando pontinhos verdes ou pretos, e não podem ser ingeridos.
Há ainda fungos que não são microscópicos, como os cogumelos.
Você sabia que:
- Existem 150 tipos diferentes de bactérias vivendo tranquilamente em suas mãos?
- Avariedade de seres microscópicos existente no planeta é maior do que a de plantas e de animais?
- O desodorante elimina o odor da transpiração ao impedir que bactérias se alimentem das substâncias geradas pelo suor?
- A acne é causada por bactérias? Alguns tipos de microrganismos aproveitam os poros da pele, entupidos de gordura, para procriar. Aí surgem as espinhas.
Dentro de você
Acredite! No corpo humano existem mais bactérias do que células – dez para cada célula! Para você ter uma ideia, no sistema digestório moram 100 trilhões desses seres microscópicos, divididos em mais de mil espécies. Todos ajudam na digestão dos alimentos e na absorção dos nutrientes. E a boca não fica para trás: nela vivem 60 tipos de bactérias, que mantêm a área saudável.
Consultoria: Cristina Maria de Souza Motta (bióloga e professora de micologia, microbiologia e parasitologia da UFPE) e Bruno Severo Gomes (biólogo e profesor da UFPE). Fonte: The Human Microbiome Project In 2011 And Beyond, Proctor, L. M. Us National Library of Medicine.
Nenhum comentário:
Postar um comentário