quarta-feira, 8 de novembro de 2017

CAmb - Aula 35 - Sexualidade - Aparelhos reprodutores - Menstruação e Alimentação

Iniciamos essa semana o trabalho com o módulo de sexualidade, onde os alunos tiveram um espaço aberto para fazer perguntas anonimamente sobre quaisquer dúvidas relacionada a vários temas abordando as fases de mudanças do corpo e tudo que envolve a sexualidade no geral. Falamos sobre a menstruação e o quanto a alimentação está relacionada com ela e influencia no ciclo menstrual das mulheres. Abordamos ainda nessa aula os modelos anatômicos dos aparelhos reprodutores feminino e masculino. Abaixo encontram-se alguns registros de alunos falando o que aprenderam e o que mais gostaram da aula.



Bom, tudo o que eu aprendi aqui eu gostei, e uma dessas coisas que eu aprendi e gostei, foi que as mulheres durante o ciclo menstrual a mulher pode fazer certas atividades, como ir a piscina, pedalar, jogar bola. Hoje eu descobri que alguns tipos de alimentos podem prejudicar e outros ajudam a controlar o ciclo menstrual.


Marcos Felipe - 14 anos
Segunda Manhã




Aprendi muito sobre o corpo feminino e masculino e algumas coisas que eu pensava que era verdade, descobri que era tudo lenda. Tirei muitas dúvidas desse assunto. O que eu mais gostei da aula, foi falar sobre a menstruação, fiquei sabendo coisas interessantes e é muito bom aprender sobre o nosso corpo.


Giselle Oliveira - 12 anos
Segunda Manhã




Na aula de hoje falamos sobre gravidez, menstruação, sexo e camisinha. Achei bem interessante essa aula, pois podemos tirar várias dúvidas, que muita das vezes não temos coragem de perguntar aos nossos pais por vergonha. Gostei quando falamos da menstruação, e por que é importante ela existir para nós mulheres e aprendi que ambos os conteúdos estão ligados um ao outro.


Stefane Silva - 13 anos
Segunda Tarde



Na aula de hoje falamos de um assunto que para muitos é vergonhoso, aprendemos sobre os aparelhos reprodutivos feminino e masculino. Aprendi sobre a menstruação e o que podemos ou não comer nesse período. Algumas meninas sentem fortes dores quando estão menstruada e ficam nervosas, tristes e felizes ao mesmo tempo e mudam de humor facilmente.

Maria Eduarda Cruz - 12 anos
Segunda Tarde


Na aula de hoje aprendi coisas interessantes sobre o ciclo menstrual e sobre sexo. Aprendi que as mulheres tem TPM no período da menstruação por causa da interferência dos hormônios que por temos. Aprendi que o homem tem os testículos que é o responsável por produzir os espermatozoides e o epidídimo quem armazena. O significado da palavra TPM é tensão pré menstrual. Aprendi sobre o período fértil, que é quando os óvulos saem do ovário em direção as trompas e se alojam no útero, e a parte da aula que eu mais gostei foi quando falou sobre a menstruação.

Aylalla Oliveira - 13 anos
Segunda Tarde


Eu aprendi um monte de coisa interessante sobre o nosso corpo. No aparelho reprodutor masculino tem ducto deferente, bexiga, uretra, vesícula seminal, próstata, epidídimo, testículo e pênis, já o feminino são: colo do útero, útero, ovário, trompas uterinas e vagina que é uma parte bem importante e por ela que sai a menstruação todo mês. Aprendi o que é puberdade, que é quando a criança passa para a fase de adolescente e nesse período acontece as mudanças no corpo, como pêlo nas axilas e na vagina e no pênis, aparecimento de barba. o menino começa engrossar a voz, ou seja, fica com o tom da voz mais alta. Descobri que é normal ter a menstruação de 12 a 15 anos, mas que se chegar com 8 anos é preciso de um acompanhamento com ginecologista para avaliar porque veio cedo demais.
Maria Luiza Silva - 12 anos
Terça Manhã



Na aula de hoje gostei porque falou de algumas coisas que eu não sabia o que era. exemplo a TPM que é a tensão pré menstrual e aprendi também sobre o sexo que dói para tirar a virgindade, mas só dói se não estiver relaxada, se pensar que vai acontecer coisa ruim ou que não vai conseguir. Na vagina tem o hímen que é rompido quando se tem a primeira relação sexual, algumas vezes sangra outros não.  Aprendi que o espermatozóide é produzido nos testículos e pode ser liberado durante a ejaculação.

Maria de Fátima Santos - 13 anos
Terça Tarde

Na aula de hoje eu aprendi sobre menstruação, sexo e aparelhos reprodutivos. A gente fez algumas perguntas para os professores, sobre nossas dúvidas a respeito do assunto. A menstruação é o sangue que sai da vagina da mulher e a idade ideal de ter menstruação é de 12 a 15 anos e é indicado que vá ao ginecologista. Falamos também que na vagina tem um hímen que na maioria das vezes é rompido quando a menina perde a virgindade. O que eu mais gostei dessa aula, foi que eu tirei várias dúvidas que eu tinha sobre o assunto.


Alauara Likely - 13 anos
Terça Tarde





Por ser um tema polêmico e pouco discutido e com isso temos poucas informações sobre o assunto portanto temos poucas informações sobre o assunto, podemos se dizer que hoje eu tirei " todas " as minhas duvidas sobre a sexualidade em geral por exemplo menarca, os aparelhos reprodutores femininos e masculinos mais o que mais gostei foi de termos nossa liberdade de expressão de tirar nossas duvidas, acho que desse jeito a aula ficou mais divertida e dinâmica. 


Bianca Ramos - 12  anos
Quarta Manhã 





Na aula de hoje eu aprendi sobre o sistema masculino e o sistema feminino. No sistema masculino o professor falou sobre os testículos onde fica o gameta masculino. Ele também falou sobre o exame de próstata, que é muito importante para os homens acima de 40 anos fazer, porque ajuda a saber se ele têm algum ferimento no óvulo. Ele também falou sobre o sistema feminino; o sistema feminino é composto por: vagina, útero, endométrio, tuba urinaria, ovário e óvulo. A professora falou um pouco sobre a menstruação. Ela disse que ela é muito importante para as mulheres, porque se ela não menstruar não poderá ter filhos, ela também falou que uma boa alimentação também ajuda, por isso é bom comer frutas, verduras, legumes e sucos naturais, além de evitar frutas verduras e açúcares, principalmente o refrigerante. Os professores também falaram sobre a relação sexual entre o homem e a mulher, que os dois podem ficar com pessoas do mesmo sexo e isso não atrapalha em nada. Aprendi que devemos procurar um ginecologista, por que ele pode dar boas dicas de saúde, já que ele é o responsável pela saúde do corpo da mulher.
Thayale Santos - 13 anos 
Quarta Manhã



Bom, na aula de hoje aprendemos sobre seco. Um assunto que todo adolescente passa ou  começa a entender mais sobre.  O pênis é um lugar em que sai a urina dos homens e também onde ele pode colocar na vagina da mulher para fazer sexo.  A vagina é onde sai a urina das mulheres e também onde ocorre a menstruação. A menstruação é um período  de sangramento que a mulher tem, pela faixa dos 12 aos 15 anos de idade, raramente algumas pessoas tem um pouco antes ou depois. As mulheres que tem a menstruação sentem cólica, dores no peito e inchaço nas pernas, isso ocorre mais ou menos durante 5 a 7 dias ou mais, mas esses dias só aumentam se estivermos comendo os alimentos certos. Não é certo comer os alimentos com muita quantidade de açúcar como refrigerantes e doces e nosso corpo já pede nesses dias um chocolate.

Julia Marques - 13 anos
Quarta Tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário