segunda-feira, 4 de setembro de 2017

CAmb - Aula 24 - Conhecendo os alimentos

Durante três semanas trabalhamos com aulas individuais, mas que uma complementava a outra, abordando os alimentos e suas peculiaridades. Falamos sobre a Pirâmide Alimentar e as partes que a compõe, apresentamos a tabela nutricional como ela é interpretada e o que tem nos alimentos que deixam os deixam bons ou ruins para o consumo e finalizamos com os perigos do sal, gordura e açúcar no nosso organismo. Os alunos relataram em seus registros, conteúdos sobre essas aulas trazendo elementos do que mais gostaram e o que foi aprendido com elas.



Pesando o sal, açúcar e gordura dos alimentos
A algumas aulas atrás começamos a falar sobre alimentos saudáveis e não saudáveis e suas funções, riscos a saúde, como atuavam em nosso organismo, o funcionamento e começamos o assunto falando sobre a pirâmide alimentar que começa com o carboidrato, depois vem as proteínas, em seguida as vitaminas e por fim as gorduras e açúcares, ou melhor dizendo os alimentos que não fazem bem a nossa saúde, nós achamos que por que é fruta é bom e podemos comer o tanto que quisermos que não vai fazer mau, mas alguns alimentos que contém carboidratos quando se quebram no nosso organismo acabam virando açúcar, o que não é tão bom a nossa saúde. Já na aula de hoje conhecemos a tabela nutricional e aprendemos mais sobre os alimentos industrializados, eu já sabia que fazia mau comer esses alimentos em excesso, mas eu continuava comendo sem saber ler a tabela, mas na segunda aula eu aprendi sobre como contar o valor  de cada porção, fomos na biblioteca ver se os alimentos que mais consumimos eram saudáveis e vimos que o sal, açúcar e gordura são muito prejudiciais e causam muitas doenças, tipo infarto, câncer entre outros.
Kemilly Santiago
Segunda Manhã

Pirâmide Alimentar
Bem, começando meu texto... A pirâmide alimentar que contém quatro partes, a primeira dela são os carboidratos, seguido de vitaminas, proteína e gorduras e açúcares. Na tabela nutricional que conhecemos tem as informações dos alimentos, vem nas embalagens dos produtos consumidos por nós, nessas embalagens encontram-se informações das proteínas, carboidratos, vitaminas e outros. Ela também mostra o VD (valor diário) e a porção que mostra a informação que devemos saber quantos tem em relação ao alimento. Da pra saber se o que estamos comendo é bom ou ruim para nossa saúde, podendo provocar doenças que talvez, vamos sentir mais lá na frente no futuro. Como pesquisamos e vimos que a coxinha, o pastel, a pipoca de micro-ondas, lasanha são ruins, por que possui mais gorduras e sódio do que devemos consumir, um exemplo de alimentos bons e o feijão que possui muita proteína. No caso do açúcar os carboidratos, ele possui uma funções que se não for utilizada na quantidade máxima de 50g, pode ser bom como dar energia para nosso corpo, mas ele se consumir muito, pode trazer doenças como obesidade, diabetes entre outras. Já o sódio tem funções também como ajudar na circulação, mas se for usado em excesso pode causar doenças e a gordura o consumo máximo permitido de 50g se passar prejudica a nossa saúde, podendo ter obesidade. Gostei muito das aulas sobre os alimentos.
Jaiane Patrocínio
Segunda Tarde


Montando a Pirâmide Alimentar
Nas aulas sobre os alimentos nós aprendemos sobre a pirâmide alimentar, sobre os alimentos que fazem bem a saúde e ao nosso corpo e os que prejudicam a nossa saúde, a gente falou também dos alimentos que a gente menos gosta e os alimentos que mais gosta. Depois nós vimos que mesmo que o alimento seja bom vai fazer mal a nossa saúde trazendo grandes doenças como o infarto, diabetes, envelhecimento rápido e outras coisas que podem prejudicar ainda mais a nossa saúde. Conhecemos a tabela nutricional, porção dos alimentos, a porcentagem de cada um deles e medimos a quantidade de gordura, açúcar e sal e o que eu mais gostei foi a aula que nós falamos sobre a pirâmide alimentar. Porque vimos os alimentos que fazem e não fazem mal a nossa saúde que e podemos praticar em nossa dia a dia.
Evandro Pereira 
Terça Manhã

Pirâmide Alimentar 

Eu aprendi sobre a pirâmide alimentar que tem carboidrato que são as massas, vitaminas que são as frutas e verduras e proteína que são derivados dos animais. Eu também aprendi da tabela nutricional e com ela eu aprendi que os alimentos que eu mais consumia como sal não são saudáveis eu também aprendi o perigo do sal e gorduras que provocam infartos, osteoporoses e outras doenças. Também aprendi que os alimentos gostosos como leite condensado têm muito açúcar e muito óleo, eu também aprendi que para um alimento ser bom, ele tem que ser rico em carboidratos, proteínas e fibras alimentares. Vi que devemos consumir pouco refrigerante, por conter muito açúcar e isso prejudica a nossa saúde. Vi que o sal demais prejudica a saúde, então eu não entendo por que os dois são tão gostosos e fazem tanto mau. Aprendi que o açúcar quanto mais branco, mais prejudicial ele é. Eu gostei da aula por que os professores explicaram tudo direito e deu para entender, e o que eu mais gostei foi de conhecer a tabela nutricional.
Pâmela Brito
Terça Manhã

Pirâmide Alimentar 
Na aula que falamos dos alimentos eu aprendi sobre a pirâmide alimentar que ele que ele tem quatro partes divididas e os nomes são carboidratos vitaminas proteínas e gorduras e açúcar e os alimentos que agente mais gosta de comer e os alimentos que mais faz mal a nossa saúde como a nutela ela tem 55g de açúcar e 30g de gorduras e nos gostamos de comer, mas ele faz muito mal para nossa saúde e nos também falamos sobre a tabela nutricional e na tabela nutricional agente pode ver que nos alimentos que nos consumimos tem muitas gorduras açúcar e sódio e isso faz muito mal a nossa saúde e assim agente pode prejudicar a ela e nos também fizemos nossa pirâmide alimentar que tudo que eu consumo eles são uma porcaria que eles prejudicam a nossa saúde e que um bolo de chocolate ele tem no mínimo 75g de açúcar e de gordura ele tem no mínimo 8,3g e o malefício da gordura ele pode causar um infarto e por isso não coma muita gordura porque isso pode prejudicar muito a nossa saúde e também o sal ele trás algumas coisas boas e ruins como transmitem impulso e causa pressão alta e diabetes, já a gordura facilita no transporte de vitaminas e pode provocar infarto, o açúcar é uma fonte alternativa de energia e pode provocar diabetes e câncer. O que eu mais gostei de todas as aulas, foi a da pirâmide alimentar e o tanto de açúcar que podemos consumir em um dia que é de 50g no máximo. Em um pedaço de bolo de chocolate a gente consome 78 g de açúcar, imagino no bolo inteiro essa quantidade de açúcar aumenta e muito. Por isso não consuma um tanto de açúcar desse num dia só, tente consumir o mínimo possível.
Emille Fialho
Quinta Manhã

Montagem da Pirâmide de acordo com a preferência do que mais consome
Nas aulas falamos sobre a pirâmide alimentar que é dividida em quatro partes. Desenhei a minha pirâmide com as partes que eu mais gosto de comer, coisas que eu gosto, que gosto pouco e que não gosto, mas eu, os professores e meus colegas paramos para perceber que até a maioria das coisas que eu mais gosto contém gordura e açúcar, os que eu coloquei na parte que eu gosto, não poderia estar ali, por que teria que estar as vitaminas , já na parte que coloquei o que não gosto deveria estar as proteínas e a parte que eu menos gosto é a que devemos comer em grande quantidade pois são os carboidratos. Falamos sobre a tabela nutricional que serve para saber se os alimentos são bons ou ruins. Os alimentos bons são tem que ter proteínas, fibra alimentar e carboidrato e os alimentos ruins contém muito açúcar, gordura e sódio, falamos também do VD% que é o valor diário. Já na aula de hoje falamos sobre sal, açúcar e gordura dos alimentos. O sal ajuda nos impulsos nervosos e pode provocar pressão alta; a gordura transporta vitaminas e causa infarto e o açúcar é uma fonte de energia e pode causar diabetes. Pesquisei a batata palha para saber a porção de 25g e peso de 100 g, a gordura total nela é de 40g e o sódio foi de 800mg.
Samara Santiago
Quinta Tarde
Conhecendo a Pirâmide Alimentar 
As aulas anteriores falaram sobre a alimentação e uma dessas aulas foi sobre a pirâmide alimentar. A pirâmide alimentar é de fato uma pirâmide, só que ela é divida em quatros parte que são usadas para separar os alimentos. A última parte é para os carboidratos os seja os alimentos que da energia ao corpo humano. A parte que fica acima do carboidrato é a parte das vitaminas que são os alimentos regulares. A parte que estava quase no topo acima das vitaminas é as proteínas. E no topo que é a gordura e o açúcar, bom a pirâmide funciona desse jeito. O professor pediu para que nós fizéssemos a nossa pirâmide do nosso jeito e fizemos uma pirâmide de “cabeça para baixo”, porque os alimentos que era para estar no topo, estava lá em baixo. Esse foi o assunto que eu mais gostei porque foi a única aula que eu assisti. E na aula de hoje foi falado o quanto de açúcar, gordura e sal em excesso fazem mal a saúde. É um absurdo o quanto de açúcar, sal e gordura que a gente consome no dia a dia às vezes até sem perceber. Falamos também sobre a diabete; essa doença é horrível, quem possui ela para curar um machucado dependendo do machucado leva até duas semanas.                              

 Elaine do Rosário
 Quinta Tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário