sexta-feira, 11 de agosto de 2017

CRob - Aula 21 e 22 - Eco e Sensor Ultrassônico

Nas aulas dessa semanas trabalhamos com os sons ultrassônicos e infrassônicos, e sobre como o eco funciona para entender como o sensor ultrassônico sabe quando tem ou não alguém ou alguma coisa na sua frente.


O que é eco?

"Eco são ondas sonoras que tem em um lugar vazio ou um lugar que não tem muita gente." Letícia - Quinta Tarde

"Eu acho que é o som que fica rebatendo nas paredes, por isso só faz eco em lugares fechados" Itallo - Quinta Manhã

"É quando sua voz se repete várias vezes até ir sumindo aos poucos" Raquel - Quarta Tarde

"O eco é tipo uma voz profunda que acontece quando você está em um lugar vazio, parece que quando você fala sua voz volta pra você, como se não tivesse lugar para ir." Tairla - Quarta Manhã

"Um eco é quando as ondas sonoras se batem em algo e voltam em som de eco." João Vitor C. - Terça Tarde

"[..] Parece que é uma pessoa que está falando a mesma coisa que a pessoa falou." Tainan - Terça Manhã

"É quando o som consegue circular livremente por um espaço vazio, por exemplo uma caverna, um salão vazio ou uma casa sem móveis." Wasny - Segunda Tarde

"Uma voz que me imita em lugares fechados." Ariane - Segunda Manhã

Sobre a aula...

Na aula de hoje falamos sobre ondas sonoras, que os professores demonstrou para gente no refeitório, que é um fenômeno natural que ela bate em coisas e volta, se tiver uma sala vazia, sem nada o eco pode repetir muitas vezes. Falamos também sobre o ultrassom que os animais ouvem um som que nós humanos não podemos ouvir [...] a gente pode ouvir de 20Hz à 20.000Hz, os animais alguns sofrem por causa do ultrassom dos barulhos de são joão por causa das bombas. Fizemos a montagem do sensor ultrassonico que usamos a protoboard e a placa Arduino com fios e LED's. [...] Esse sensor pode capturar sons que nós não podemos ouvir também conhecidos como ultrassons.

Cleverton Oliveira - Segunda Manhã




Na aula de hoje nós falamos sobre a problematização (O que é o eco?) e fizemos um teste do eco lá no refeitório. O eco é quando as ondas sonoras batem em um objeto liso e maciço e retornam para o emissor (quem emite o som). Montamos um sensor ultrassônico e também desenhamos o sensor. 

Nós escutamos de 20 Hz à 20.000 Hz, passou de 20.000 Hz só alguns animais conseguem ouvir como o morcego e o cachorro, abaixo de 20 Hz só alguns animais como o elefante conseguem ouvir.
Na aula de hoje retomamos a aula passada e automatizamos a casa feita de papelão e depois testamos se estava tudo certo e funcionando e depois escrevemos a linguagem C++. Para a montagem usamos cabo jumper, arduino, fio de rede, pistola de cola quente e ferro de soldar, para soldar o LED no fio de rede e conectamos no arduino junto com o cabo jumper. Nós automatizamos com a luz, quando chego perto do sensor ele liga a luz e quando saio de perto ele desliga.

Thaylane Arau - Quarta Tarde


Nenhum comentário:

Postar um comentário