sexta-feira, 2 de junho de 2017

Camb - Aula 15 - Visita a Unidade de Produção Familiar na Comunidade do Alto Alegre

O estudo do meio tem como objetivo conhecer técnicas da Permacultura que possam ser aplicadas em hortas caseiras e partilhar as pesquisas de irrigação com garrafa pet e suas aplicações realizada e testada pelos alunos da oficina de Ciência e Ambiente. Abaixo estão alguns dos relatos dos alunos sobre a visita à Comunidade do Alto Alegre, onde eles puderam conhecer uma Unidade de Produção Familiar que tem hortas caseiras e um projeto de Cisterna Calçadão dos agricultores Sra Marizete e Sr. Paulino. 




Foi bem legal aprendermos várias coisas novas, eu conheci o tipo de solo da comunidade do Alto Alegre, que é muito rico, por isso na casa deles tem uma plantação muito boa. Eu achei as hortas muito interessantes, as ideias que eles nos apresentaram foram ótimas, tanto que eu fiz uma horta em casa e já plantei coentro, alface, e as coisas estão crescendo. A horta é muito boa, mas para as hortaliças nascer precisa de água e adubo. Para fazer a horta verão, precisa de pouca coisa: telha, plástico, terra e semente. Eu aprendi muitas coisas de horta que eu não sabia.


Letícia Araújo - 13 Anos 
Segunda Manhã




Eu achei bem legal, aprendi várias coisas lá. Vi que o melhor esterco para plantar é o de ovelha para deixar a terra mais forte e rica, apesar de eu e minha família já usarmos esta técnica, mas aprendi coisas novas para levar para minha casa. Sobre a horta verão que eu particularmente gostei da ideia e já estou planejando colocar em prática na que eu e minha família temos. Também gostei da maneira que eles irrigam as hortaliças, só tem alguns defeitos, a demora para encher a mangueira e que a molhação acontece apenas uma vez. Eles tem cuidado maior com a plantação, por que tem insetos que gostam de verduras e acabam estragando, e a pior de todas sem dúvida é a lagarta, por que ela fura as hortaliças e causa um grande prejuízo para eles, mas eles colocam um inseticida natural que é melhor que os que são os agrotóxicos, que usam química. Na minha casa vou utilizar o esterco de ovelha e restos de comida como fertilizante natural, e uma sugestão para usar aqui no CEC é fazer a horta verão e usar os restos da comida que comemos. É isso o meu registro!!!

Kemilly Santiago - 13 Anos
Segunda Manhã



Na visita que nós fizemos ao povoado do Alto Alegre vimos e discutimos sobre fatores que lá foram aplicados. Eu aprendi sobre diversos modos de horta, irrigação, um deles foi sobre a cisterna tipo calçadão que é feita de placas de cimento, as cisternas podem ser mais ou menos e têm comprimentos 13,5x13,5 de largura e comprimento. O modo como eles tratam as pessoas, as plantas ou seja, tudo com carinho e cuidado eu achei essas atitudes que eles têm super legais. Podemos aplicar nas nossas casas e aqui no CEC a horta verão, pois é simples. Nós podemos plantar e colher em um pequeno espaço e também nós não precisamos molhar todo dia.
Daciana Carvalho – 12 anos

Segunda Tarde













A visita a Alto Alegre foi muito bom, foi uma maneira de aprender mais eu aprendi um pouco  mais sobre  a cisterna calçadão não sabia que ela  era feita de placas de cimento essa cisterna, só pode usar para plantações ou outra coisa, só não pode usar para beber só tomar banho ou cozinha por que a água pode vim suja com a terra pode vim com pedaços de pau e ate cocô de cachorro ou qualquer bicho. A unidade de agricultura familiar quem faz uma cisterna dessa, molha de três em três dias para não matar a plantas, na visita eu gostei mais do calçadão porque eu entendi melhor que essa estrutura de agricultura familiar pode ser aplicado em casa e no CEC porque é bastante fácil de fazer.
 Iasmim Gonzaga -  12 Anos 
Segunda Tarde



Na visita a comunidade do Alto Alegre eu aprendi várias coisas, como é o funcionamento do sistema de irrigação que eles utilizam. Uma das coisas que eu mais gostei foi a horta verão é que acho que vou tentar fazer ela em casa porque essa horta é interessante, porque quando estiver fazendo sol, eu vou ter minha horta sempre molhada e umas das coisas que podemos usar de conhecimento aqui no CEC, é a maneira das hortas que aqui no CEC elas são meio que feitas de cimento e eu acharia interessante se forme só de areia. A horta que vimos na visita é outra coisa queria seria bom que fizéssemos aqui no CEC, é horta verão porque assim não haveria necessidade de ficar malhado toda hora e nós também poderíamos utilizar em nossas hortas e a mangueira microperfurada.
Laís Oliveira Santos – 13 anos
Terça Manhã


Na visita a comunidade de Alto Alegre eu aprende sobre outras tipos de horta como a horta verão que tem aproximadamente 30 cm para baixo do chão  deixa 10 cm de areia para quando chover muito não levar todas as sementes  que estiver plantada depois quando termina de construir a horta jogar água na terra e deixa por alguns dias para que a horta fique sempre úmida para que quando a raiz nascer não ficar muito encharcada e nem muito seca o melhor tipo de terra seria a terra mais forte.
Eu achei muito interessante o jeito que eles plantam o jeito que eles o jeito que eles faz as leras e como eles molham usa algumas coisas que eles mesmo constrói e outros que eles compram tem também algumas hortas que a gente pode construir em casa por que é fácil e simples. Podemos aplicar aqui no CEC o jeito que eles plantam os coentros de fazer uma lera e semear.
Evandro Santos Pereira - 12 anos
Terça Manhã






Eu aprendi que na horta verão tem uma lona para proteger dos raios do e outra em baixo para  armazenar água e o solo ficar húmido. La também tem uma mangueira chamada de fita microperfurada que quando liga ela molha as plantações mais com os furinhos que tem na mangueira. A gente fez um projeto aqui e deu certo instalamos lá com sucesso. E depois finalizamos fazendo perguntas a ela, a minha parte preferida foi na hora que fizemos perguntas a ela. Eu perguntei a eles como é que eles sabem que a terra está pronta para o cultivo? E eles disse que para saber é só espera a terra ficar preta ou seja escura. E uma das coisa que eu acho que podemos aplicar no CEC e que tem la em Alto alegre é a horta verão porque é uma horta que serve bastante para o cultivo e ajuda muitas pessoas.
Robert Bispo - 12 naos
Quarta manhã

Nessa visita eu gostei muito porquê vi uma coisa que já tinha um tempo que queria ver, que foi uma horta toda certinha com projeto de irrigação lá também uma coisa que gostei bastante foi o que os agricultores tinham lá feito que foi a cisterna de calçadão lá também aprendi sobre uma coisa bem legal que foi sobre a horta verão, em casa eu posso me alimentar e ate poder cultivar os verduras e hortaliças que eles cultivam e vendem eu posso, aplicar aqui no CEC a taliça de molha que eles usam pra irrigar as plantações delas lá e com isso podemos irrigar nossa plantação também, nessa visita aprendi muitas coisas boas e ruins gostei muito dessa visita gostei também do jeito dos agricultores que nos apresentaram, Os agricultores me apresentaram uma coisa que gostei muito que foi a horta, na horta explicou tudo passo a passo o jeito que o projeto de irrigação funciona, os tipos de verduras e hortaliças que eles cultivam na horta. O que mais gostei foi o jeito organizado da horta e a proteção e o cuidado que eles tem com a horta.
 Jarlison Miranda – 12 anos
Quarta Manhã


Pra mim a visita foi ótima, também por causa do percurso e do ambiente que é  lá no Alto Alegre uma comunidade calma para  fazer esse tipo de trabalho. Para mim o que foi mais legal foi a explicações que eles estavam fazendo para todos nós porque eu consegui muito aprender cada tipo de plantação e as coisas que eles modificam na horta. Da para usar em casa a cisterna que eles tem, a bomba sapo que ela tem uma explosão e o calçadão. Podemos usar a mangueira  aqui no CEC que se chama “Taliça De Molhação” que eles estavam tendo muito trabalho, ai eles tiveram uma brilhante ideia de colocar um registro para ligar a bomba e depois a água  vim na mangueira que tem uns furos e a água sai molhando as plantações .
Everton Oliveira – 14 anos
Quarta Tarde

A visita para mim foi muito interessante, aprendi varias coisas, varias formas de coletar água da chuva e varias formas de melhorar a manutenção na horta e facilitar o dia a dia das pessoas. O que eu achei mais legal foi saber que essas hortas que são sustentadas por pequenos projetos, sustentam uma família, os conhecimentos que adquirimos lá serão uteis em vários lugares como na nossa própria casa, o projeto de irrigação da garrafa pet que é cheia de furinhos na boca dela encaixa um pequeno pedaço de mangueira e dai encaixa a mangueira não é difícil de fazer e facilita a irrigação da horta da sua própria casa, para o CEC podemos usar o projeto da horta verão, que é feita com uma lona e um caminho de telha e continua o processo de uma horta normal, é na irrigação, é só jogar a água no caminho da telha, a horta verão se adquire bem aqui, pois aguenta até 3 dias se molhar
Renata Mota - 14 Anos
Quarta Tarde

A visita no Alto Alegre para mim foi bom porque lá tive a chance de saber como é ter um tipo de cultivo para dele tirar o seu próprio sustento, lá também conheci um novo tipo de horta que é a horta verão e lá eles utilizam u tupo de calçadão que através dele a água da chuva vai para dentro de uma cisterna e essa cisterna ela tem uma bomba sapo que serve para milhar as hortas. O que foi bem legal para mim foi ter conhecido meio de sobrevivência deles, isso foi o que chamou mais a minha atenção. Dá para usar na minha casa a forma como eles captam a água da chuva para molhar as hortas e também dá para fazer em casa a horta verão que é muito eficiente na questão de armazenamento de água e a horta não precisa ser molhada com frequência.
Adriane Marques - 15 anos
Quarta Tarde

O que eu mais gostei foi a horta verão, ela é simples mas podemos fazer ela com terra muito escura e também uma folha podre para adubar a terra e também eu gostei porque nós podemos utilizar em casa. Para min foi mais importante aprender a fazer a horta verão e talisca e agora eu posso fazer e amostrar que eu aprendi a fazer e também ajudar em casa com minha família. Bom eu posso utilizar em casa no quintal, eu posso pegar a terra escura e a folha podre para adubar a terra, o adubo foi bom para colocar mais plantas para ficar mais verdes as plantas e verduras. A horta verão foi a horta mais importante para utilizar no CEC. Eu posso utilizar aqui no CEC o conhecimento.
Eduarda Santos – 12 Anos
Quinta Manhã


Eu achei muitas coisas importantes, mas o que eu mais achei importante foi a horta verão que como o nome já diz ela é apropriada para o verão, pois não precisa molhar tantas vezes ao dia porque no verão não tem tanta chuva para molhar a plantação, na horta verão ela tem um buraco meio fundo para colocar as sementes ou a própria hortaliças e no estudo do meio a moça falou que a horta tem 1 metro de largura e 3 de comprimento, então ela não é muito grande mas  também não é tão pequena, eu também achei importante a forma de irrigação que eles usam é a talisca de molhação. Pra mim a visita foi interessante pois aprendemos muitas coisas que podemos usar no CEC em casa são os tipos de adubos que eles usam que são as fezes de galinha e de cabra e também as folhas de tamarindo também as folhas de tamarindo também a forma de irrigação que eles usam que é a talisca de molhação
Rebeca Oliveira – 12 Anos

Quinta Tarde  

Na horta do Alto alegre, eu aprendi sobre a horta verão. Ela tem uma lona preta e por cima telhas, que deixam a horta molhada por até três dias. Eles usam a terra, por que é bem mais forte, um tipo de adubo que usam nessa horta é o esterco de galinha, que no verão fica molhada por mais tempo, e eles molham duas vezes ao dia. No projeto de irrigação, eles usam uma fita que é a talisca de molhação, nós levamos um projeto nosso de irrigação que foi feito com garrafa pet.
Para matar as pragas, eles usam fumo e deixam durante três dias na água e depois coloca álcool de posto para jogar na plantação. No calçadão, foi feito com placas de concreto e o tamanho é de 10x10 que é igual a 100 metros quadrados e a caixa de descarte é para quando chover ela tira a sujeira mais grossa e depois vai para a cisterna a cada descarte e ela tem 50 cm de profundidade. Essa cisterna tem 52 mil litros de água e de todo o Brasil a deles foi a de 6,504. O que eu achei mais interessante nessa visita foi aprender sobre o remédio natural para matar as pragas e podemos fazer aqui no CEC, que é com fumo e super simples, há podemos fazer aqui também o sistema de irrigação parecido com o deles, que é feito com a talisça de e usar a horta verão.
Ingrid Oliveira - 14 Anos
Quinta Tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário