sexta-feira, 28 de abril de 2017

CRob - Aula 10 - Semana indígena

Durante essa semana, discutimos como os alunos um pouco de nossa história, percebendo quais povos indígenas tivemos em nossa região e a situação deles no momento atual.


Na aula de hoje falamos e fizemos uma pesquisa sobre os povos indígenas, falamos sobre suas culturas, seu modo de vida e quantos índios temos no Brasil. Também falamos: Por que temos poucos índios em nossa região? Porque eles estão perdendo suas terras e suas moradias e também porque eles se modificaram, a pesquisa que nos fizemos falava sobre quantos índios tinha em 2000 e em 2010
A pesquisa foi muito legal, porque eu pude ver o quanto os povos indígenas tinham diminuído no crescimento, falamos também o que é IBGE, que significa Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Na parte da pesquisa fizemos constas de menos (subtração), teve uma cidade (Banzaê) que teve um aumento de 1312, que foi o valor mais alto de todas as cidades.

Roberta Jamile dos Santos
Segunda-tarde 



Eu aprendi na aula sobre a população indígena a diferença entre o ano de 200 e 2010, em Ichu no ano de 2000 a população indígena era de 29 e diminuiu para 25 em 2010, Riachão do Jacuípe estava 39 em 200 e 2010 foi para 54. Os índios foram os primeiros habitantes do Brasil e os portugueses queriam a terra para eles, ai os índios começaram a brigar pela sua terra, que para os índios era como se fosse a casa deles, a população indígena nos tempos de hoje estão diminuindo, mais que nos outros tempos, por causa que os fazendeiros estão invadindo as suas propriedades, por isso que os índios acabam matando as pessoas.
Com relação a TV, eu vi que os jornalistas falam mais do lado do fazendeiro que do lado dos índios, porque quem paga pela propaganda é os fazendeiros, tipo os comerciais da Friboi.

Juscilene dos Santos,
Terça-manhã

Para mim a aula de hoje foi muito interessante, não só pelo tema que foi sobre os índios, mas também porque tivemos a oportunidade de nos expressar e questionar coisas sobre o assunto, hoje eu não somente apendi, mas também refleti sobre várias coisas.
Eu aprendi que os índios são muito importantes para nossa história e nosso aprendizado. Nós aprendemos que muitas vezes os índios são julgados e injustiçados, aprendi que não podemos nos deixar levar pelas coisas que a mídia nos influencia a acreditar. Nós fizemos uma pesquisa sobre a população indígena na nossa região (site IBGE).
Nós pesquisamos na cidade de Ribeira do Amparo, que em 2000 tinha 9 indígenas e em 210 tinha 7, ou seja, 2 pessoas a menos. Pesquisamos também Cícero Dantas que em 2000 = 88 e 2010 = 54, ou seja, diminuiu 34 indígenas.

Maria Eduarda C. de Araújo Fagundes,
Segunda - tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário