sexta-feira, 28 de abril de 2017

CAmb - Aula 09 - Projetos de Irrigação

Iniciamos o trabalho com os projetos de irrigação de baixo custo, que dividimos em duas aulas. Os alunos pesquisaram no laboratório de informática alguns projetos que fossem acessíveis para ser desenvolvidos na horta aqui do centro, em seguida colocamos em prática os melhores projetos e aqui serão postados alguns registros descrevendo esses projetos.



Nos projetos de irrigação pesquisamos várias maneiras de fazer sistemas com garrafa pet, muitos desses projetos pesquisados era muito caro e alguns priticamente só usa a garrafa pet e  a água. Dai começamos a construir e todos os projetos foram feitos na sala e levado para ser testado na área externa nas hortas. Usamos a garrafa pet, o ferro de solda para furar a tampa e o fundo, por onde abasteceremos a garrafa. Um equipo hospitalar por onde é controlado as gotas da água para deixar o solo sempre úmido, um arame liso para fixar a garrafa na madeira e colocamos nosso sistema no pé de tamarindo.

Jean dos Anjos - 14 anos 
Segunda Manhã


 Bom na aula passada, nós fizemos uma pesquisa de projetos de irrigação de baixo custo feito com garrafas pet, onde cada aluno escolheu dois projetos quais materiais são necessários para a construção dos projetos e como funciona. Depois apresentamos os projetos pesquisados falando sobre cada um deles. Na aula de hoje colocamos em prática os projetos, com os grupos formados por 4 pessoas escolhendo cada um seu projeto e construindo. O projeto de irrigação escolhido pelo meu grupo, foi um que utiliza um equipo de soro, garrafa pet, arame, durex e uma madeira. 
        O primeiro passo do meu projeto foi furar a tampa da garrafa. O segundo passo foi encaixar no furo equipo de soro e colar com super bonde, já no terceiro passo foi fazer um X para adicionar a água por ele e no quarto passo era colocar a água e testar, depois levar para horta e montar o experimento com arame amarrado na estaca. Um ponto positivo dos projetos que foram feitos é que molha as plantações sem desperdiçar muita água e um ponto negativo deles é que nem todos os projetos chegaram a molhar nossas plantações. 
       Por último na nossa aula falamos sobre a febre amarela, que ela é transmitida pelo mosquito contaminado e para combatê-lo temos evitar deixa água parada, e os sintomas dessa doença é dor de cabeça, febre, olhos amarelados entre outros.
Jaiane Patrocínio - 12 anos
Segunda Tarde
    
           Na primeira fizemos uma pesquisa de projetos de irrigação de baixo custo e que economizasse
água. Cada aluno pesquisou dois projetos para serem instalados na horta. Para ser instalado o meu projeto foi preciso usar alguns tipos de materiais como: garrafa pet, equipo de sor, super cola, madeira, arame, durex. Para montarmos foi preciso furar a tampa da garrafa com o ferro de solda, para colocar a ponta do equipo de soro. Fizemos também uma janelinha para colocar a água, prendemos na madeira com o durex e o arame, depois colocamos água e esperamos gotejar. O nosso projeto deu super certo e teve muito eficiência como todos os outros. Além disso discutimos sobre a febre amarela, os sintomas dela, não são tão diferentes do da dengue, De cada cinco pessoas com febre amarela, uma pode morrer. Mas não é preciso estar matando os macacos, assim como estão fazendo, pois o transmissor da febre amarela não é ele, mas sim o mosquito similar ao Aedes aegypti. O sistema que nós criamos, não foi feito pensando em apenas economizar água, mas foi também para diminuir a transmissão dessas doenças com água parada.
Daciana Oliveira - 12 anos
Segunda Tarde  

 

Os projetos de irrigação foram bem interessantes, gostei muito de aprender sobre o assunto. O meu projeto foi com uma garrafa pet de dois litros, furada em quatro lugares com alfinete, sendo dois no meio da garrafa e mais dois na parte inferior. O ponto positivo desse projeto é que ele é bem eficiente para irrigar plantas individualmente, já o ponto negativo é que esse projeto não serve para irrigar uma planta completa, por que a terra não fica bem molhada em volta da garrafa.
 Outro projeto bem interessante foi o outro grupo fez na "horta mandala". Eles cavaram um buraco de aproximadamente um palmo e colocaram um pedaço de madeira, depois amarraram uma garrafa pet cheia de furos e acoplaram uma mangueira na tampa da garrafa e a outra ponta na torneira. O ponto positivo desse projeto é que há muito pouco desperdício de água e ele é bem eficiente para irrigar toda a horta. Já o ponto negativo é que sempre vai depender do auxilio de uma pessoa para ligar e desligar o sistema.
Carlos Henrique Oliveira - 16 anos
Terça Manhã 


Hoje nós terminamos o projeto de irrigação. Iniciamos amarrando um cabo de vassoura com arame e
furando a tampa da garrafa com uma furadeira para encaixar o pedaço de mangueira. Depois furamos vários vezes a garrafa com alfinete, para que essa água fosse caindo e molhando a "horta mandala". Os pontos positivos do projeto é que a água conseguiu molhar quase toda a horta e o negativo é que não molhou embaixo da garrafa. Nós aprendemos um pouco mais sobre a febre amarela, que ela é transmitida pela picada do mosquito, que está contaminado e passa para as pessoas. Quem está com febre amarela pode passar até dez dias com os sintomas, dor no cabeça e no corpo e vômitos.
Evandro Santos - 13 anos
Terça Manhã

 

    Os projetos de irrigação estão bem adaptados aos seres humanos. Hoje todos querem fazer projetos e nós queremos arrumar jeitos de molhar nossa horta sem desperdiçar muita água. Os pontos positivos do nosso projeto de irrigação é que eles oferecem um jeito mais fácil e rápido de molhar as plantas e também sem usar muita água. Já o ponto negativo é que alguns grupos fizeram vários furos nas garrafas e é por onde a água passa, ai quando vai molhar as plantas elas acabam morrendo, por ter muita água em suas raízes.

Jarlison Miranda - 12 anos
Quarta Manhã



Os pontos positivos da irrigação são vários. Com ela nós ajudamos as plantas a se desenvolverem através de um sistema com garrafa pet e com isso elas vão se desenvolvendo sem precisar de um dono tendo que regá-la todo dia. Com esses projetos você pode deixar a planta sendo regada automaticamente. Alguns dos nossos projetos nem sempre dão certo, mas sabemos que esses sistemas de irrigação ajudam, no racionamento de água. Nessa aula fizemos um projeto com a garrafa pet e aprendi que a irrigação é muito importante para as plantas e o planeta, mas sabemos que para se ter uma boa horta, ela tem que ter adubo. Eu espero fazer mais projetos como esse e não só com garrafa pet, mas com outros materiais.
William Daniel de Oliveira - 14 anos
Quarta Manhã


Bom, na aula passada tivemos o tema de irrigação. Falamos um pouco sobre esse tema e pesquisamos vários tipos de irrigação e com essas pesquisas hoje começamos o trabalho de construção com os projetos. A nossa equipe fez o sistema de irrigação com o cotonete. Os materiais que utilizamos foram: ferro de solda, garrafa pet, arame, um cotonete, cabo de madeira, cola super bonder e tesoura. Primeiro cortamos o fundo da garrafa, com a tesoura e com esse fundo, furamos com o ferro de solda cinco buracos e depois passamos cola em volta da parte grande da garrafa para acoplar na pequena com furos.  Pegamos a parte que cortamos e colocamos de cabeça para baixo e depois com o ferro de solda fizemos dois furos nas laterais, depois com ferro de solda fizemos um furo bem pequeno na tampa para colocar o cotonete. Depois dentro da garrafa, colocamos algumas pedras para não criar mosquito e nem entrar sujeira e colocamos no pé de mamão. Aprendemos sobre a febre amarela, as pessoas falam que ela é causada pelo macaco e por isso eles estão morrendo e sendo prejudicados por causa disso, mas na verdade a febre amarela é transmitida pela picado do mosquito doente. Esse é o meu registro!
Julia Marques - 12 anos
Quarta Tarde  

 Primeiro os projetos de irrigação foi muito positivo. Na montagem todos do meu grupo todos ajudaram, com ideias para melhorar cada coisa, e tem que saber como se faz, senão na hora dá errado. Fizemos assim: uma garrafa pet de dois litros e uma agulha de vacina e um alfinete para furar a garrafa pet e pingar na planta. Esse é o projeto que nosso grupo fez, ele só serve para uma planta por vez e ele é mais legal ainda, por que da para mudar de uma planta para outra quando já estiver toda molhada.
          A febre amarela é uma doença muito perigosa, é bom ter cuidado quando sente os sintomas, o bom é procurar logo um médico para ver o que é.
Gabrielle Duarte - 14 anos
Quinta Manhã 

Na aula de hoje fizemos os projetos de irrigação. Um deles foi de aspersão, onde pegamos
uma garrafa de 300 ml, furamos com alfinete em vários lugares e colocamos a mangueira e ligamos na torneira para molhar a horta. Levamos a garrafa  com a mangueira para a horta com sem tela e deu muito certo, ficou muito bom e o melhor é que conseguimos economizar água. Os materiais que precisamos para fazer esse sistema, foi uma garrafa pet de 300ml, super cola, mangueira e água da torneira
Samara Santiago - 13 anos
Qunita Tarde 

Nenhum comentário:

Postar um comentário