sexta-feira, 23 de setembro de 2016

CAmb - Aula 29 - Eleições Municipais

Trabalhamos nessa semana com eleições municipais, os papéis dos vereadores e prefeito da cidade. Sobre a importância do voto, quem tem direito a votar e como exercer o ato da cidadania nas eleições. Fizemos uma simulação de eleição com o programa http://apertaqual.org/. demostrando como acontece uma eleição e eles puderam de fato votar numa urna eletrônica. 




          Na aula de hoje eu aprendi sobre as eleições, sobre os votos e como podemos votar. Para votar
é preciso selecionar o número da pessoa que você quer votar e aperta o botão verde para CONFIRMAR. 
        Aprendi sobre o papel do vereador e do prefeito da cidade. O papel do vereador é fiscalizar o que o prefeito vai fazer com o dinheiro que ganha e o prefeito é repassar o dinheiro para que os vereadores possam fazer ações na cidade. Aprendi sobre o título de eleitor, que é grátis e pode tirar com 16 anos, mas é obrigatório tirar aos 18 anos. As pessoas que não são obrigadas a votar são os analfabetos e índios. O que eu mais gostei na aula de hoje, foi no momento da eleição que a gente aprendeu a votar para o prefeito.

Naimi Oliveira - 11 anos
Segunda Manhã



           Na aula de hoje falamos qual é a função do prefeito e do vereador em nossa cidade. O prefeito tem o dever de receber e administrar o dinheiro da cidade em: saneamento básico, transporte, lazer, educação, saúde, meio ambiente e segurança. Já o vereador tem o dever de criar projetos para melhoria da cidade e fiscalizar o movimento que o prefeito faz com dinheiro público. 
         Fizemos também uma simulação com uma urna eletrônica e como é feita uma votação eleitoral. No dever de escolher quem governa o país só tem a obrigação de votar quem tem entre 18 e 70 anos de idade e mesmo não sendo obrigado a partir dos 16 anos já se pode tirar o título de eleitor. 
       Realizamos um debate com a opinião individual sobre o que é corrupção, quando se fala sobre a compra de votos.
Keylla Menezes - 14 anos
Segunda Tarde


     

      Na aula de hoje aprendemos como acontece uma eleição. Ela acontece quando algumas pessoas decide se candidatar a um cargo político, aqui temos os vereadores e prefeitos. Os prefeitos tem a função de aprovar projetos e o prefeito que recebe e distribui verbas para educação, saúde e saneamento básico.
         Falamos sobre a corrupção e compra de votos que é uma coisa que acontece muito em nossa cidade. Fizemos uma simulação das eleições municipais, que na opinião dos alunos o candidato a prefeito que foi eleito teve 12 votos, um adversário 4 votos e o outro nenhum. Falamos também sobre quem vota e quem não precisa votar. A partir dos 16 anos você já pode tirar o título de eleitor e votar e depois dos 70 o eleitor não é obrigado a votar. A parte que eu mais gostei foi a simulação da eleição feita na sala.
 Anderson  Moreira - 16 anos
Segunda Tarde



         Na aula de hoje falamos sobre eleições e como acontece, primeiro devemos escolher um prefeito e preciso acompanhar para ver se ele será um bom prefeito aí quando chega o dia a gente sabe em quem votar, colocamos o número na urna e apertamos confirma e o voto será completo. Em época ou em ano de eleição acontece sempre boca de urna e compra de voto ou troca de favores.
     O papel do prefeito é coordenar ou cuidar dos recursos públicos já do vereador é ajudar o prefeito e fazer projetos de lei, ele ouve a população. Começamos a votar com 16 anos mas não é obrigatório, só é obrigatório de 18 a 70 anos.    
    As eleições municipais só tem 2º turno em cidades com 200.000 eleitores, as cidades que acontece são Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista. Nós fizemos uma simulação da eleição, votamos para prefeito, eles são Adriano Lima, Ferreirinha e Gérson das Fitas. Eu gostei da aula porque agora posso orientar algumas pessoas e eu agora estou orientada.
Camille Oliveira - 13 anos
Terça Manhã

     Na aula de hoje nós começamos falando de como acontece uma eleição, eu disse que uma eleição pelo meu ver era quando prefeitos e vereadores tentam se elegem para conseguir o cargo, como todos eles fazem promessas só para os eleitores votarem e eles fazem doação e quando acaba a eleição eles nem lembram que estão lá com aquele cargo pelas promessas que fizeram.

     Depois falamos o que um prefeito e um vereador faz, em primeiro lugar quando eles querem se candidatar eles fazem promessas muitas promessa e não vejo nada mais o papel deles mesmo é cuidar da saúde, lazer, segurança, limpeza da cidade e etc. Em uma eleição votam pessoas de 16 anos para cima, a compra é o que acontece em eleições, os prefeitos doam sextas básicas, blocos, cimento, ou até dinheiro, isso é compra de votos.         Aqui em Serrinha existe três partidos, o de Ferreirinha, Adriano e Gerson das Fitas, eu não duvido que eles compram votos em carreatas.
Na aula de hoje, os professores fizeram uma simulação de uma eleição, nessa simulação nos alunos do CEC eramos eleitores, tínhamos que votar em Gérson das Fitas, Ferreirinha ou Adriano. O que eu mais gostei na aula foi da simulação de eleição que parecia ser de verdade, nosso voto foi secreto como uma eleição de verdade.
Camilly Nascimento - 13 Anos
Terça Manhã

          O que eu aprendi na aula de hoje foi sobre as eleições e sobre o prefeito e vereador, o prefeito administra o dinheiro público, cuida da segurança, educação, saúde, lazer, paga as contas e também cuida da limpeza urbana, o vereador propõem e aprovam projetos de lei e fiscaliza as contas, avalia orçamentos e ouvi sugestões da população e também para a pessoa votar precisa ter o título de eleitor, com 16 e 17 anos não precisa votar porque não é obrigatório, de 18 a 70 anos é obrigatório e de 70 até morrer não é obrigatório, nós simulamos uma eleição que é para vetarmos para os prefeitos, Adriano Lima, Ferreirinha e Gerson das Fitas. Entre Adriano e Ferreirinha deu empate e o que eu mais gostei na aula de hoje foi que nós simulamos uma eleição e eu gostei porque teve uma votação e eu me senti como se fosse um adulto votando para um prefeito por isso que eu gostei muito da simulação.
João Vitor da Silva - 14 anos
Terça Tarde

 Bom, na aula de hoje nós aprendemos sobre as eleições, politica, democracia e sobre o direito
de votar que cada cidadão tem. Aprendemos sobre as funções de um vereador, que é propor e aprovar leis, fiscalizar as obras da cidade e etc. Também aprendemos sobre as funções de um prefeito, que é administrar o dinheiro público, cuidar da segurança, educação, saúde, limpeza, pagar contas em dias, entre outras coisas. Aprendemos também sobre como votar e a idade certa para votar. Vimos que é obrigatório e como se faz um título de eleitor e para que ele serve. O que eu mais gostei na aula de hoje, foi a simulação de votação para prefeito feita no computador com a ajuda do aplicativo de votos apertaqual.
Lucas de Jesus - 16 anos
Terça Tarde


       Antigamente, nos princípios da democracia só votavam os grandes fazendeiros que tinham uma renda anual estável e as mulheres e negras, nem mesmo tendo renda estável não poderiam votar. Com o passar do tempo, foram tendo melhorias no sistema governamental e hoje negros, mulheres, pobres e ricos podem votar de um jeito justo e equilibrado.
       Atualmente, qualquer pessoa a partir de 16 anos pode votar, existem 3 classes de eleitores que se diferenciam pela idade: entre 16 e 18 não é obrigatório o voto, entre 18 e 70 é obrigatório e os que deixam de votam perdem benefícios em locais, concursos públicos e em algumas faculdades, já as pessoas a partir de 70 anos que não são obrigadas a votar. Há duas classes de pessoas que não tem obrigação de votar, são os analfabetos e os indígenas.
      Cada político ocupa um cargo com funções diferentes, resumindo o prefeito administra o dinheiro público e o vereador propõe e aprova os projetos de leis. A parte que eu mais gostei foi a simulação da eleição, por que mesmo que temporariamente, isso nos deu o poder de opinar sobre questões públicas.
Sabrina Mota - 15 anos
Terça Tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário