sexta-feira, 13 de novembro de 2015

CRob - 2015 - Aula 35 - Formas de Irrigação eficientes

Na aula dessa semana, conhecemos de onde vem a água que é distribuída em nossa cidade. Com isso percebemos os caminhos e as dificuldades enfrentados para adquiri-la. Também pesquisamos formas mais eficientes e caseiras de montarmos um sistema de irrigação eficiente e útil. 


Na aula de hoje a gente falou de onde vem água da Embasa, falamos de várias coisas de onde vem a água, a água que a gente bebe de Serrinha, Teofilândia, Coité e Biritinga vem de um poço, e o poço de onde vem a água que consumimos vem de Biritinga, porque lá é o lugar mais fácil de puxar a água e também a água que vem do chão é limpa e mineral. No fundo tem rochas impermeáveis que não deixa a água passar, porque ela é muito dura, ai  não passa, aí faz o lençol freático. Aqui na cidade cavou um poço na morena Bela e levou para o laboratório para ver se estava limpa, mas só que a água estava infectada de coliformes fecais, que é uma bactéria encontrada no "coco" da gente e se consumirmos essa água, podemos ter dores de barriga, vermes e etc. Fizemos uma pesquisa sobre irrigação eficiente, um modo de economizar água, tinha vários modos de economizar água, mas eu encontrei um bom também que é: pegar uma garrafa pet furada e encaixar na terra e encher de água e a água sair devagar, economizando a água. E também agente construiu um modulo de controle para economizar água, quando a terra estava encharcada desligava e quando estivesse seca ligava.

Beatriz Silva,
Quarta-tarde


Na aula de hoje só foram 6 pessoas. O professor falou que nem de todos os lugares podemos retirar a água pra consumir, não podemos tirar de alguns açudes e esgotos para consumir e tem lugares que são usados poços para tirar água algumas vezes usamos bomba para bombear água. Logo após o intervalo começamos a programar o sensor de umidade que diferenciava a terra úmida, seca e molhada, hoje nós trabalhamos com uma nova placa, que se chama Módulo Relé de acionamento automático. E antes disso nós fomos no site que mostra alguns projetos de fazer um irrigador sem precisar energia, com canos, mangueiras, arame, garrafa pet e uma torneira.


Kaique,
Quarta-tarde


Montagem feita em sala de aula
Na aula de hoje nos falamos de onde vem a água da embasa, ela vem de um poço em Biritinga, tem uma bomba no poço, aí a água sobe e passa por canos e aí fica tipo um tanque em um monte, aí com a gravidade espalha toda por Serrinha e a água é distribuída para Serrinha, Coité e Biritinga. Depois fizemos uma pesquisa sobre "irrigação eficiente" o que eu pesquisei foi uma mangueira que tem furos para poder molhar as plantações, é pratico fazer isso por que é só pegar uma mangueira e fazer um furo no pé da planta. Depois usamos a placa Arduíno para conectar no computador, programamos pra ele acionar ou desligar o modulo relé e quando tava maior que (>) 500 ligava e quando ficava menor que (<) 500 deligava, Esse valor 500 está relacionado ao numero de leitura do sensor de umidade

Kevelin,
Quarta-tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário