sexta-feira, 13 de novembro de 2015

CAmb - Aula 34 - Morfologia e Funcionamento da Visão

Nessa semana trabalhamos com a morfologia da visão, como ela funciona e aproveitamos para falar dos problemas relacionados a mesma. Miopia, Astigmatismo e Hipermetropia, foram um dos citados e trabalhados na nossa aula, assim como fizemos dois testes: um relacionado ao daltonismo e outro para verificar a Acuidade visual. Abaixo temos alguns registros que trazem informações do que foi aprendido na aula.

  


Na aula de hoje eu aprendi que miopia a pessoa tem dificuldade de focalizar objetos que estão distantes. a hipermetropia é a dificuldade de focalizar objetos próximos e o astigmatismo é quando a imagem é formadas em várias partes do olho e você vê tudo embassado. O nosso olho é composto por várias partes, mas as que se destacam são: iris, retina, cristalino, córnea e nervo óptico. A íris controla o tamanho da pupila, a retina é um fino tecido que transmite a imagem para o cérebro, a córnea é a janela do olho que focaliza a luz, o cristalino ajusta a focalização da visão e o nervo óptico transmite a imagem da retina para o cérebro.
Leiry Ruama - 12 anos
Terça Manhã





Na aula de hoje eu aprendi como os cegos enxergam. Eles enxergam através dos outros sentidos do tato e audição. Como funciona nossa visão: nós não enxergamos através dos olhos, mas sim pelo cérebro e os olhos apenas captam a luz e transmite. Miopia é dificuldade de enxergar de longe, hipermetropia é a dificuldade de enxergar de perto e astigmatismo é quando a visão focaliza em vários pontos. Depois fomos testar a nossa visão fazendo o teste de daltonismo. Daltonismo é quando não consegue diferenciar as cores, por exemplo: tem três cores, verde, vermelho e azul, ai o daltônico vê dua cores, verde e azul, mas não o vermelho; verde e vermelho e não vê o azul; vermelho e verde e não vê o azul. 
 Camila de Jesus - 13 anos
Terça Tarde


Eu aprendi sobre a visão, que nós seres humanos e os animais também e enxergam através do cérebro e o olho capta e o cérebro decodifica e a pessoa enxerga. Também falamos sobre três tipos de doenças: a hipermetropia a pessoa só consegue enxergar de longe, a miopia só enxerga bem de perto e o astigmatismo é a pior, porque a pessoa não enxerga nem de perto e nem de longe e nossos olhos são muito importantes. Nós fizemos um teste de visão que foi muito bom, porque medimos a capacidade do nosso olho. O meu olho direito deu 20/20 que é bom, e o esquerdo deu 20/15 que é excelente, agora se algum resultado der 20/50 você tem que procurar o oftalmologista o mais rápido possível.  
Laurivan de Oliveira - 14 anos
Quarta Manhã




Eu aprendi que os cegos têm a capacidade de se localizar a partir do tato olfato e da audição. Que existem vários tipos de problemas visuais, entre eles, têm a miopia (quando uma pessoa não enxerga objetos que estão longe); a hipermetropia (quando uma pessoa não enxerga objetos que estão perto); o astigmatismo (quando uma pessoa tem miopia e hipermetropia ao mesmo tempo) e o daltonismo (quando uma pessoa não consegue enxergar determinadas cores) Também aprendi como se escreve em braile, que é a escrita usada por deficientes visuais, que consiste na formação de letras através de pontos de alto relevo.

Guilherme Tínel - 13 anos
Quarta Tarde



Eu aprendi que é uma partezinha do nosso olho chamada retina que transmite a imagem para o cérebro, e que tem o nervo óptico que pega essas imagens da retina e manda para o cérebro. Existem várias doenças que o nosso olho pode ter, por não enxergar direito. Exemplos: daltonismo, miopia, hipermetropia e astigmatismo. Na aula de hoje fizemos dois experimentos testando nossa visão. No primeiro servia para vermos como uma pessoa normal enxerga as cores e uma pessoa doente com o daltonismo enxerga diferente de nós. No outro vimos quanto de visão cada olho pode vê, esse valor pode variar entre 20/15 (excelente) 20/20 (bom), 20/30 (regular), 20/40 (ruim) e 20/50 (muito ruim). O teste da minha visão para os dois olhos deu 20/15 que é excelente, isso significa que eu estou vendo muito bem.
Janine Souza - 13 anos
Quinta Manhã


Eu aprendi sobre a visão, que existe cinco coisas importantes no nosso olho, que é a íris, córnea,
nervo óptico, cristalino e retina. Aprendi também dos problemas que a pessoa têm no olho que é: Hipermetropia, miopia, astigmatismo e daltonismo. O significado da miopia é que a pessoa só consegue enxergar de perto; a hipermetropia quando a pessoa só consegue enxergar de longe; o astigmatismo é quando uma pessoa vê vários pontos diferentes, já o daltonismo é quando a pessoa não consegue diferenciar algumas cores. A gente aina fez um teste de acuidade visual para ver se enxergamos bem. Quando sai 20/40 significa ruim e quando sai 20/20, há então a visão está muito boa.
Mayane Guimarães -  15 anos
Quinta Tarde 

Nenhum comentário:

Postar um comentário