sexta-feira, 20 de novembro de 2015

CRob - Aula 36 - Cultura Afrodescendente

Durante essa semana discutimos "O que tem de África em mim?" com nossos alunos. Um momento importante de reflexão para nossos alunos junto com nós, professores.


Eu acho que tem, por que o jeito das roupas, a cultura, o jeito de ser e até as comidas.
Marilene Souza,
Quarta - Tarde

Eu tenho minha raça, minha cor. A grande maioria dos brasileiros são descendentes de africanos.
Elanio,
Quarta- tarde 



Que tem de África em mim é a origem, a raça. Tem muitas coisas que a gente tem.
Milena,
Quarta-tarde

Eu acho que é na comida tipica, no jeito de ser eu me acho uma africana por que viemos da descendência dos africanos, meus cabelos e meu jeito de andar
Camile,
Quinta-tarde

Meu cabelo, alguns gostos culinários como acarajé e varias coisas. A admiração pela musica afro, pela dança, pelo estilo, pela capoeira.
Lucas de Jesus,
Quinta-tarde

Africa tem em mim é a comida o acarajé, que eu gosto demais. Minha alegria, acho que meu jeito de falar, de alguns tipos de musicas que eu gosto e também gosto de tapioca.
Caio Santos,
Quinta - tarde

Eu acho que em mim de África tem comidas: Acarajé, cuscuz, canjica são comidas da África. Penteados e meus cabelos cacheados também.
Janine Almeida,
Quinta-tarde 





   Penteados e meus cabelos cacheados também  

    Fizemos uma pesquisa sobre acessórios Afros, mas infelizmente a grande maioria dos resultados foi de pessoas brancas utilizando os acessórios, ou seja, se aproveitando da cultura afro e das pessoas negras. A negritude ou a descendência africana sofrem racismo pela cor, por condições sociais e até para arranjar emprego, bom, eles sofrem porque a maioria só aceitam os brancos, é isso que é errado, pois somos todos iguais, com exceções financeiras, cor da pele, jeito de ser... Por isso temos que aprender a lidar com fatos, mas pra muitos brancos as pessoas afros sempre levam desvantagens, até mesmo nos acessórios que são feitos para eles usarem e os brancos se apossam.
Para essas pessoas não importa a quem praticar o preconceito, pois passou na TV que a atriz Taís Araújo (negra), que por postar uma foto que aparece com os cachos do cabelo realçados, sofreu comentários preconceituosos. Até os famosos, por terem a cor negra sofrem racismo.

Michele Santos e Milena
Quarta-manhã


Tomamos consciência também de que ser negro não é só alegria, ainda existe racismo.

A maioria dos jovens assassinados por conta do preconceito, que só por que é negro  é traficante, é uma pessoa ruim e isso acaba sendo um problema muito grande para nós por que hoje em dia só passa gente morrendo de bala perdida só por que era negro e confundiram com um ladrão e hoje em dia a possibilidade de um adolescente negro ser vitima de homicídio é 3 vezes maior que de um adolescente branco. (Dado do IPEA)
Karolaine Oliveira e Natália Pereira,
Quinta - tarde



O Brasil é um dos países que tem a maior quantidade de negros, e são esses negros que sofrem muito preconceito por conta de sua cor. Os programas de televisão tipo (Na Mira, Se liga Bocão, Balanço Geral), mostra muitas mortes e a maioria são com os negros, os jovens... Raramente nesses programas mostra pessoas brancas, são mais negros, as vezes os negros por conta de sua cor é acusado por crimes que eles não cometem. As vezes os negros são tratados completamente diferente de um branco. 

Larissa Ferreira e Talita Santana,
Quarta - tarde

Pra mim não deveríamos ser tão racista, é tão triste ver pessoas praticando o racismo. Eu já sofri racismo. Um menino não queria fazer uma atividade comigo por conta da minha cor, foi como uma facada nas costas, fiquei muito triste, mas mesmo com tudo isso tenho orgulho da minha cor.

Larissa Ferreira
Quarta - tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário