sexta-feira, 14 de março de 2014

CAmb: Mês, Semana, Dia Internacional da Mulher

   Pesquisando um pouco na internet encontramos algumas informações bem interessantes sobre o dia internacional da mulher, encontramos o porque dele,  a história de lutas e os direitos conquistados nas últimas décadas. Além do que falamos na sala, também encontramos algumas informações mais especificas sobre o Centro de Referencia da Mulher Dandara (CRMD), que tem sede na nossa cidade de Serrinha

O  texto organizado abaixo foi retirado do blog:


O que é o Centro de Referencia da Mulher Dandara (CRMD)?
É um serviço publico e gratuito de prevenção e atendimento psicológico social e jurídico para mulheres que vivem em situação de violência.
O objetivo do CRMD é enfrentar e prevenir todas as formas de violência contra mulher.
Atende toda e qualquer mulher vítima de violência independente de raça, etnia, classe social, situação econômica escolaridade, crença e orientação sexual. Todas são acolhidas igualmente cuidadas. O sigilo é um princípio respeitado plenamente.
O que as mulheres encontram no CRMD?
Uma equipe multidisciplinar composta por psicóloga, assistente social, advogada e pedagoga; Acolhimento escuta qualificado, acompanhamento psicológico e social; Orientação Jurídica; Equipe de educadores para acompanharem as crianças; Apoio incondicional e sem julgamentos; Atividades terapêuticas e educativas; Possibilidades de aprendizagem e de superação da violência e de refazer a vida, através do resgate da autoestima, da dignidade e da autoconfiança; Encaminhamento à rede de atendimento e apoio às mulheres em situação de violência; Palestras e oficinas nas escolas e comunidades.

Quais os tipos de violência contra a mulher?

Violência Física: É qualquer ação, ou conduta, que cause dano ou sofrimento físico, ou que prejudique a saúde corporal. Exemplos: tapa, murros, pontapés, cortes, queimaduras, deixar sem assistência médica, ameaças com armas.

Violência Moral: É qualquer ação, ou conduta, que configure calúnia, difamação ou injúria. Exemplos: Acusações falsas, espalhar boatos mentirosos que desmoralizem a mulher.

Violência Psicológica: É qualquer ação ou conduta que provoque sofrimento psicológico, causando prejuízo emocional e diminuição da autoestima, e que perturbe o pleno desenvolvimento pessoal, intelectual e profissional. Exemplos: Perseguição, ameaças, de agressão física e de espancamento aos filhos, impedir de trabalhar fora, de ter amizades ou de conviver com a família de origem.

Violência Patrimonial: É qualquer ação, ou conduta que cause dano, retenção, subtração ou distribuição de bens, valores ou recursos econômicos, de objetivo, instrumentos de trabalho e documentos pessoais. Exemplos: tomar dinheiro e imóveis, rasgar ou esconder documentos pessoais, material de trabalho, roupas e sapatos, não pagar pensão alimentícia.

Como posso entrar em contato?

Endereço: Rua Henrique de Menezes, 435 - Bomba
Telefone: (75) 3261-7301
Funciona de segunda a sexta das 08:00h às 18:00h. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário