sexta-feira, 10 de junho de 2016

CAmb - Aula 15 - Consumo, Armazenamento e Distribuição de Água

Trabalhamos nessa aula com os cuidados que devemos ter para não desperdiçar água, as formas de armazenamento, quem tem direito, como fazer a leitura e como funciona a conta de água, a importância do consumo adequado e o porque que não cai água todos os dias em nossas casas.


Na aula de hoje nós falamos sobre a conta de água, falamos também sobre o consumo de água, falamos sobre as pessoas que passam muito tempo no banheiro e deixam o chuveiro ligado, falamos sobre o armazenamento de água, que nós podemos armazenar água em tanques, cisternas, baldes, etc. Nós precisamos armazenar água, por que não é todo dia que, então precisamos economizar para não faltar, porque pode correr o risco de ficar mais de um mês sem água. Nós também falamos sobre o hidrômetro e sobre tarifas sociais e valores da conta de água.
Juliana de Assis - 13 anos
Quarta Manhã


Na aula de hoje nós falamos sobre o armazenamento de água em casa e isso é muito importante para nossas casas, porque nem todo lugar cai água e os lugares que cai água, não cai todos os dias, então por isso que devemos armazenar água para quando faltar, ter água de sobra e também falamos sobre como economizar água e sobre o hidrômetro que conta o consumo de água mensal, quanto mais você a conta usa, mais caro fica, mas tem um limite de litros que se passar dos 10 mil litros de água na taxa minima ele vai aumentando e sua conta de água fica mais cara.
Ivan Santos - 14 anos
Quarta Manhã 
  



Na aula de hoje eu aprendi mais sobre o consumo, economia, distribuição e armazenamento de água. No consumo falamos sobre o uso exagerado que as pessoas fazem hoje em dia, por exemplo durante um banho que leva 15 minutos, escovar os dentes com a torneira aberta, lavar a calçada usando a mangueira, isso tudo causa um grande desperdício de água. Aprendemos também como podemos armazenar água e isso é possível utilizando botijões, barris, ou construindo cisternas e também comprando tanques de plástico. E para economizar, só precisamos diminuir o tempo no banho , fechar a torneira for escovar os dentes e lavar os pratos, reutilizar a água da máquina de lavar para limpar a calçada etc. A distribuição é feita pela embasa que muita das vezes faz racionamento, por conta do uso excessivo e para não faltar água no futuro eles fazem esse tipo de racionamento em diferentes bairros. Aprendemos também como se faz a leitura do hidrômetro e nessa leitura descartamos os números vermelhos e só é levado em conta os pretos. 
Keliene Freitas - 17 anos
Quarta Tarde

Bom, na aula de hoje eu aprendi várias coisas, entre elas quando tomamos banho, que ele demora muito, em torno de 10 minutos, pode gastar 60 litros de água. Bom nós podemos economizar água sim, algumas pessoas costumam dizer que não tem como economizar água, mas quando for tomar banho e se ensaboar, pode deixar o chuveiro desligado, quando for lavar prato, não deixar a torneira aberta e quando estiver esfregando ela pode ficar fechada também, isso tudo para economizar água. E o que eu mais gostei da aula foi saber que alguns objetos como a calça e a manteiga, gastam litros de água para ficarem prontas, isso foi interessante, porque eu não sabia que nessas coisas usava água.
Evelen Lima - 13 anos
Quarta Tarde
   
   

Um comentário:

  1. Caro/a professor/a ou responsável pelo Clube de Ciências,
    Somos da Universidade Regional de Blumenau, estado de Santa Catarina, do Brasil.
    Aqui pesquisamos e desenvolvemos atividades em Clubes de Ciências.
    Um dos nossos projetos é a criação de uma Rede Internacional de Clubes de Ciências (RICC) com os objetivos de:
    • Conhecer a distribuição geográfica e o perfil dos Clubes de Ciências dos países da América Latina;
    • Constituir uma rede de Clubes de Ciências a fim de fortalecer e ampliar esta iniciativa de educação científica de nossos estudantes latino-americanos;
    • Compartilhar experiências inovadoras e criativas dos Clubes de Ciências da América Latina.

    O portal ainda está em construção, mas já pode ser visualizado no endereço: http://www.clubesdeciencias.com/
    Encontramos o seu Clube de Ciências na internet e gostaríamos de incluí-lo no mapa da RICC. Para efetivar o cadastro, você precisa responder algumas informações sobre ele. Estas informações serão utilizadas em nossa pesquisa e organizadas no Mapa Interativo.
    Aguardamos o seu cadastro. Venha fazer parte da Rede Internacional de Clubes de Ciências e torná-la um espaço cooperativo e criativo de aprender/pesquisar sobre e em Clubes de Ciências!

    ResponderExcluir