sexta-feira, 27 de novembro de 2015

CRob - Aula 37 - Sistema de Irrigação automatizado

Na aula dessa semana concluímos o projeto de irrigação com nossos alunos.
 
Na aula de hoje fizemos a conclusão do projeto "sistema de irrigação". O projeto sistema de irrigação trás diversos benefícios  para a agricultura. como não chove o ano inteiro, para o plantio é necessário um sistema de irrigação. Trabalhamos com o sistema de irrigação automático, e usamos o sensor de umidade, o sensor de umidade possui 3,3 volts ele capita a umidade da terra que é acionada para a placa Arduíno com 9 volts, que envia a programação para o relé que possui 5 volts e envia as coordenadas para válvula solenoide, quando as coordenadas passa por todo esse processo ate chegar a válvula ele funciona assim: se o sensor de umidade estiver com  a  terra úmida ele desliga o modulo, se  estiver com a terra seca ele acionara o modulo. Minha opinião sobre o assunto é que o sistema de irrigação automático economizaria bastante água e teria o plantio adequado.

Jessica da Silva Santos
 Segunda-tarde


Eu achei a aula de hoje foi legal, pois eu aprendi que para montar esse projeto precisa observar os comandos do sensor de umidade, a placa Arduino, o módulo relé que passa os comandos para o elemento principal, a válvula solenoide. Não que os outros comandos não seja importante, mas na minha opinião a válvula é a mais importante.
Onde eu moro na casa da minha vó, tem uma pequena horta que todo dia as 7:00 horas, mais ou menos da manhã, ela levanta e molha e ao fim da tarde também, mas na minha opinião ela deveria ter porque assim ela não cansaria de todo dia pegar baldes de água no tanque de chão.
E essa situação se repete pelo povoado onde eu moro, no Cajueiro.
Elaine Silva
Terça-manhã

  
No projeto "sistema de irrigação " usamos muito a placa Arduíno e o programa Arduíno ,aprendi que não plantamos o ano  inteiro  em nossa região pois nossa  terra é seca mas tem uma solução se  usarmos a tecnologia para isso  podemos plantar o ano inteiro, mas tem um porem não são todos os que tem acesso á essa tecnologia, também aprendi de onde vem a água de serrinha,ela vem da cidade de Biritinga essas águas ficam armazenadas  nas bosas aquáticas lá no subsolo,também aprendi porque  a maioria das caixas d`águas ficam acima das casas, eles usam a gravidade para a água ir aos encanamentos.
O sensor de umidade funciona com 3.3 volts, ele verifica se a terra está úmida, se ela estiver o sensor envia coordenadas para o irrigador e o desliga, dependendo da programação e de acordo com a condição do solo.

Thiago Santos
Segunda-tarde

Na aula de hoje nos fizemos o processo de funcionamento, o primeiro processo que o sensor de umidade faz é verifica se a terra ta seca, se a terra tiver úmida o sensor desligar se tiver seca ele liga, o sensor manda todo funcionamento para a placa Arduino, depois ele processa o sinal e manda para o relé, o relé recebe o valor da placa Arduino e acionar. Essa montagem que fizemos pode ajuda muito para pessoas que tem horta e principalmente as pessoas idosas , as pessoas idosas ainda tem que pegar água em tanque para sair regando e com essa montagem pode ajuda muito eles no dia-dia.

 Jucelia Ramos
Quinta-manhã
 
Válvula Solenoide
Na aula de hoje nós fomos lá pra fora e levamos a Válvula Solenoide que é por onde a água sai. Onde começamos todos os procedimentos? Pelo sensor de umidade, que quando tiver encharcado a placa Arduino não vai funcionar, essa placa. Arduino é alimentada por números e programamos pra reconhecer os números depois para a placa de Arduino funcionar precisamos que a terra esteja seca escolhemos o número para placa Arduino entender e mandar o comando pra o módulo relé. Esse procedimento serve também pra as pessoas da zona rural e também da cidade para molhar plantas e hortas.
Juliana Neri
Terça-manhã
 

Um comentário: