sexta-feira, 30 de outubro de 2015

CAmb - 2015 - Aula 33 - Fecundação e Reprodução; Gravidez na Adolescência e Legalização do Aborto

Nesta aula abrimos um espaço maior para discutirmos sobre temas que estão diretamente relacionados com o dia a dia de nossas crianças e adolescentes. Abaixo temos boa parte dos relatos de alunos sobre os riscos e consequências de uma gravidez não planejada na adolescência e sobre a legalização do aborto, de acordo com o ponto de vista deles em relação a partir de quando há existência de vida para eles baseado na ciência e na religião.




Aprendi que gravidez na adolescência pode prejudicar o bebê ou a mãe O bebê pode nascer com má formação porque o corpo da mãe não está totalmente preparado para ter um filho. Também na aula de hoje aprendi que a crença religiosa acredita que o bebê já é um ser humano (tem vida) a partir da fecundação, já os cientistas acreditam que o bebê é um ser humano a partir do terceiro mês de gestação. Em minha opinião sobre quem tem o direito de abortar, penso que ninguém tem esse direito, pois eu sou contra, não acho isso normal uma mulher engravidar e já matando o filho (abortar) então acho isso bem errado.
Edson Estevam - 12 anos   
Segunda Manhã 



A fecundação acontece quando após o ato sexual o óvulo e os espermatozóides se encontram e eles tentam entrar no óvulo, mas somente um consegue. Após isso eles se multiplicam e se instalam na parede do útero. Bom, existem dois tipos de partos: o normal e a cesariana ou cesária. O parto normal acontece quando a parede lateral se aperta, assim como de cima para baixo, fazendo com que o bebê saia. Primeiro sai a cabeça, depois o resto do corpo. Parto cesariana acontece quando o bebê sai por um corte feito na barriga da mãe e esse corte leva apenas cinco minutos. Em relação a legalização do aborto eu sou contra, porque isso mata uma vida que podia virar um médico. Nem por um estupro eu faria o aborto.

Brenda de Paula - 13 anos
Segunda Tarde



Na aula de hoje falamos sobre a gravidez na adolescência, se nós adolescentes termos um bebê agora, as consequências são altas, a gente não terá tempo para cuidar de nós mesmo, não temos condições então teremos que arranjar um trabalho, parar de estudar, as vezes chegamos até a trabalhar em casa de família e diminuir o lazer, tem pais que não querem assumir o filho e por isso são obrigados a pagar pensão, e muita das vezes eles não querem pagar ou seja eles podes ir presos ou até os pais deles. Nós também falamos sobre o aborto, que na minha opinião quem tem direito a a abortar são aquelas pessoas que sofreram abuso sexual. Eu sou a favor se a mulher for estuprada, mas se ela não foi ela terá que assumir seu filho.

Welayne Lima - 13 anos
Segunda Tarde



A primeira coisa que eu aprendi foi que as mulheres é quem tem que escolher se querem abortar ou não. Depois vi sobre a fecundação e reprodução, que o homem ejacula o espermatozóide na vagina da mulher, dai só um consegue entrar no óvulo e é nesse momento que acontece a gravidez. Vimos sobre o parto normal e cesária: o parto normal é melhor, porque o bebê nasce com a saúde em dias e a mãe não corre risco de pegar infecção, já o parto cesária é muito mais perigoso, porque correm risco a mãe e o bebê, ele pode nascer com má formação. Agora vou falar sobre a gravidez na adolescência, que os adolescentes são os que engravidam mais cedo, entre 12 e 15 anos de idade. Sobre a legalização do aborto, bom eu sou a favor, pois a mulher é quem decide se quer ou não abortar.
Tarcísio Macedo - 17 anos
Terça Manhã



Na aula de hoje eu aprendi sobre a gravidez e o início de uma vida que começa depois do ato sexual com a fecundação do óvulo com a fecundação com os espermatozóides que se misturam no ovário da mulher, e lá no endométrio que ele vira um embrião de pois de três meses ele começa a se formar bebê, com um tamanho de 25 cm já estão formados as partes do corpo, o coração já está batendo várias vezes. Durante o período da gravidez ele se alimenta através da placenta, engole e próprio xixi dentro da barriga da mãe e com oito meses ele já está se preparando para o momento do parto, chuta a barriga, abre os olhos, mas não enxerga nada. No dia certo de sair, ele fica de cabeça pra baixo esperando o momento da bolsa romper para assim a mãe fazer forças pra que ele possa sair. primeiro a cabeça e depois o médico gira o corpo e ele sai. Em relação ao aborto, eu sou contra tirar uma vida que está se reconstruindo, começando. Agora se a mulher for estuprada, correr risco de morte, ou má formação grave eu entendo da mulher fazer o aborto, mas porém o corpo é dela e ela faz o que bem entender, se ela quiser abortar o problema é dela, se resolver  criar o bebê, faz muito bem, porque tirar uma vida é muito triste.
Cláudio Eduardo - 15 anos
Terça Tarde


Eu aprendi como ocorre a gravidez, o processo que o feto leva para fecundar dando origem a uma vida e também que o sexo da criança já sai definido através do material genético do homem, se o os cromossomos saírem XX será uma menina e se os cromossomos formados for XY será um menino. Também falamos sobre o aborto, por exemplo quando uma mulher aborta sem ter que correr riscos pra ela ou pra o bebê é crime e pode ser presa. o aborto só é permitido no Brasil em casos de estupro, má formação grave do feto ou quando a mãe corre risco de morte.
Carlos Henrique Oliveira - 15 anos
Terça Tarde 


Na aula de hoje aprendi sobre muitas coisas que vou levar pra minha vida inteira. Como gravidez na adolescência, aborto, parto normal e cesária. O parto normal é melhor pois ele tem menos riscos da mulher morrer ou ter complicações na hora do parto, apesar de doer muito, mas vale mais a pena sentir a dor e saber que seu filho não corre risco de morrer. Já a cesariana, pode ter complicações , pois essa cirurgia é indicada quando a gravidez é de alto risco. A gravidez na adolescência vem acontecendo muito aqui no Brasil, onde muitas meninas que engravidam muito cede perdem muita coisa, como parar de estudar, fica longe dos amigos, começa a trabalhar a trabalhar cedo, tem algumas que são rejeitadas pela família, não sai muito de casa e perde a adolescência. No caso do aborto eu sou contra, pois se mulher engravidar e não quiser ter o filho e ela abortar, pra mim isso seria um crime. Já no caso do estupro, seria um pouco diferente, mas continua sendo um crime. Também falamos sobre os gêmeos idênticos, fraternos e siameses. Gêmeos idênticos são quando não conseguimos diferenciar um do outro, os fraternos são os diferentes como as vezes nasce uma menina e um menino e os siameses são quando nascem grudados.
 Gildeane Carvalho - 13 anos
Quarta Manhã


Na aula de hoje nós falamos sobre gravidez na adolescência que muitas meninas sofrem a rejeição da
família por conta da gravidez não planejada, também param de estudar e perdem toda a adolescência para dedicar-se ao filho. Falamos também sobre o parto normal e cesária. Nós também falamos sobre a legalização do aborto, bom eu sou contra, porque mesmo se eu correr risco de morrer, ou o bebê tiver uma má formação eu não abortaria, porque é uma vida que vai está dentro de mim e se eu sofresse um estupro e não quisesse o bebê eu o doaria para alguma família ou orfanato.

Virna Santos - 14 anos
Quarta Tarde


  

Na aula de hoje eu aprendi sobre o aborto, seu que não devemos abortar a criança não importa qual for o motivo, pois ela não tem culpa de nada. Imagine ai se sua mãe lhe abortasse, você não teria nascido ou não nasceria assim desse jeito. Se seu fosse uma mulher eu não abortaria uma criança, pois ficaria com a consciência pesada. Se você tira a vida de uma criança, você têm coragem pra fazer esse ato várias vezes e essas crianças não tem culpa por isso. No caso da mulher ser adolescente e for estuprada ou correr risco de morte se ela for abortar a criança, ou se os dois correrem risco de morte, você vai sempre está com a consciência pesada, eu sendo uma mulher preferia morrer junto com meu filho a pensar em matar uma criança.
 Kaique Lima -13 anos
Quarta Tarde



Na aula de hoje eu aprendi que as mulheres tem o direito de abortar somente em casos de estupro, onde ela escolhe se quer ou não continuar com a gestação e também pode ser permitido em casos de riscos de morte e má formação grave do feto. Falamos sobre a fecundação e a reprodução. A fecundação ocorre quando o espermatozóide encontra e penetra no óvulo, o próprio óvulo bloqueia a entrada de outros espermatozóides. O parto normal ocorre devido a dilatação do colo do útero, assim tendo o nascimento da criança. Já o parto cesariano, ocorre quando numa cirurgia é recortado o útero e é retirado o bebê. Na minha opinião o aborto só seria legalizado somente em casos de riscos para as mulheres e em casos de estupro, onde a mulher que vai decidir se quer ou não a criança.

João Vitor Mutti - 13 anos
Quinta Manhã



Eu aprendi que a gravidez vem a partir da união do espermatozóide com o óvulo da mulher. Ele.
perfura o óvulo até entrar e formar o neném e dai aprendi que o parto normal é o melhor para a mulher, porque quando ela vai ter o neném a bolsa estoura e sai o liquido e o bebê vai saindo bem devagarzinho até não ter mais nada lá dentro. Já o parto cesariano prejudica a mulher, porque ele não faz o mesmo processo tendo que fazer uma cirurgia e levar muitos pontos. Minha opinião sobre o aborto, é que ele pode até trazer riscos de morte a mulher, e também mata uma criança que é uma vida.


Breno de Jesus - 13 anos
Quinta Tarde 


Na aula de hoje falamos de gravidez e aborto na adolescência. Muitos jovens sabe que se você fizer sexo você têm grandes chances de engravidar e mesmo assim não se protege. Por isso eu sou contra, porque a mulher faz sabendo, então é mais fácil se proteger do que tirar a vida. Assistimos vídeos que falava dobre a gravidez e os meses da gestação. Aborto pra mim é crime e a mulher têm consciência do que faz, então se cuide, e acredito na religião que fala da vida após a fecundação.

Thays Oliveira - 12 anos
Quinta Tarde



Nenhum comentário:

Postar um comentário