sexta-feira, 24 de abril de 2015

CRob - 2015 - Aula 09 - Povos Indígenas

  Anos de lutas e enfrentamentos, nos dias atuais não encontramos muitas razões para comemorarmos o dia 19 de abril, dia do índio. Pois o que vemos são lutas diárias pelo reconhecimento de seus direitos. 

   
                               
     Aprendemos sobre os índios, que a situação de vida deles anda praticamente em guerra por que os fazendeiros disputam territórios com eles. No protesto que foi só de índios e que não passou na TV, foi porque a maioria dos patrocinadores contra os índios são da TV. É por isso que os índios estão diminuindo, muitos morres, antigamente tinha 5 milhões e hoje possui só 800 mil a quantidade diminuiu bastante. Na verdade hoje os índios estão por toda parte, principalmente nas cidades, mas é claro que não no centro, porque a situação deles é muito precária. Eu acho que o governo poderia legalizar todos os territórios deles para que ninguém possa tomar. 

 Michele dos Santos Silva Araújo
Turma: Quarta - manhã


Na aula falamos sobre os índios, na problematização fizemos "Índios, onde estão?". Então, os índios hoje estão habitados em vários lugares, ou melhor ( Estão espalhados ), uns vivem na Zona rural, outros já na cidade ( Zona urbana ).
Fizemos uma pesquisa sobre os números de população de índios de 2000 a 2010, pois a pesquisa obtemos a resposta esperada, mas triste, os números de índios estão diminuindo bastante na nossa região. Apenas na cidade Banzaê obteve aumento, pois só teve aumento pelo fato do governo reconhecerem que são terras deles. Na aula também conversamos da situação que os índios vivem no tempo de hoje, os índios hoje tem que falar a nossa língua, costumes, cultura, trabalho para conseguir sobreviver, alguns até conseguiam e se davam bem, já outros acabam vivendo em situações precárias, tem uns que até morrem.
Esses acontecimentos são provocados pelos fazendeiros, que invadem a suas terras e quebram as árvores, empresas que recolhem os ouros que pertence aos índios. 


Maria Verônica C. Santos
Turma: Quinta tarde








Nenhum comentário:

Postar um comentário