segunda-feira, 22 de setembro de 2014

CAmb: Piramide Alimentar, Gordura trans, Sal e Açúcar (Aula 22)

   Essa semana trabalhamos com a piramide alimentar e conversamos sobre alguns componentes que encontramos em alimentos e que fazem bastante mal para o nosso organismo. Escolhemos dois registros sobre o tema. 

   Hoje falamos sobre a pirâmide alimentar e seus componentes alimentares. Na divisão de alimentos bons e ruins devemos levar em consideração não só o sabor e sim o que ganhamos com eles como os nutrientes, vitaminas e proteínas. Falamos sobre o consumo de sal em excesso que pode causar pressão alta, problemas renais e outros, que o açúcar que pode causar diabetes e também sobre o perigo das gorduras trans que pode causar colesterol, obesidade, câncer de mama e entupimento das artérias.
Maria Vitória
Terça Tarde


   Na aula de hoje nos trabalhamos sobre piramide alimentar e vimos que apesar de muitos alimentos serem considerados 'bons', na verdade a maioria deles não faz nada bem a saúde e estão lá no topo da piramide alimentar, ou seja, são os que menos faz bem para a nós e os que devemos consumir em menos quantidade. A piramide alimentar se organiza em quatro grandes grupos. O primeiro é o grupo de carboidratos que são os alimentos que nos dão energia e que devem ser mais consumidos, entre eles se encontram o pão, macarrão etc. O segundo é o grupo das vitaminas que são os alimentos reguladores que regulam as substancias do nosso corpo e entre eles está as frutas e verduras. O terceiro grupo, é o das proteínas que são os alimentos construtores que constrói os nossos músculos e entre eles se encontram o leite, queijo, carne, iogurte entre outros. E por ultimo está o grupo dos lipídeos e açúcares, onde se encontra os doces, óleos e gorduras. E quanto mais o grupo está perto do topo, menos eles devem ser consumidos. Depois aprofundamos a pesquisa sobre o sal, açúcar e gordura trans e vimos que nenhum deles em excesso faz bem à saúde e pode causa sérias doenças.

Lucimara Dias
Quarta Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário