sexta-feira, 9 de setembro de 2016

CAmb - Aula 25 - Projeto Desperdício de Alimentos no CEC

Iniciamos o projeto desperdício de alimentos no CEC com o objetivo de despertar nos alunos o cuidado com a alimentação, e para que eles passem a consumir mais as frutas e o sanduíches que são oferecidos e desperdicem cada vez menos, pois além de ser alimento jogado no lixo, é dinheiro público que também está sendo extruído com o desperdício de alimentos. Abaixo estão alguns textos de alunos com sugestões sobre o que eles acham que pode ser feito para evitar ou diminuir o desperdício de alimentos.


Hoje nós falamos sobre os alimentos do CEC, e o tanto que acabamos desperdiçando. Eu acho que não devemos desperdiçar estes alimentos, pois custam caro e tem muita gente que queria a chance de comer um lanche saudável igual ao nosso. Podemos diminuir o desperdício de várias formas, uma delas é diminuir a quantidade de alimentos e que cada um pegue o seu na quantidade certa, sabendo que teria que consumir tudo, basta apenas olharmos ao nosso redor e ver que é ruim desperdiçar alimentos.
Leilane Rodrigues - 14 anos
Segunda Manhã


Eu acho que o desperdício no CEC é desnecessário por que as pessoas deveriam ter noção, se não vai comer, não precisa pegar o lanche ou se pegou faça o favor de comer todo e não desperdiçar. Enquanto aqui os alunos desperdiçam os alimentos, em outros lugares tem pessoas que morrem de fome por não ter o que comer e isso é uma vergonha, por que aqui temos a oportunidade de comer um alimento saudável e bom e ao invés de comer, acabamos desperdiçamos. Eu acho que de inicio para diminuir o desperdício no CEC temos que pedir a colaboração de todos os alunos, não só da sala de Ambiente, mas da escola toda, para que assim, eles vendo toda essa quantidade de alimentos, eles pensem duas vezes antes de pegar algo que não querem comer.
Mariana Bastos - 15 anos
Segunda Tarde


Infelizmente eu sozinha não posso evitar, mas se todos os alunos compreendessem que estamos
desperdiçando muito lanche isso ficaria mais fácil resolver, mas isso não é o que todos pensam, é apenas a opinião de uma aluna para comparar com de outros 100 que tem aqui no CEC. Eu não posso fazer nada, mas acho que como tem muito desperdício, o lanche que fica sem ser consumido, pode ser distribuído aos alunos na hora que estiverem indo embora pra casa, assim dessa forma não teria tanto desperdício.


Mariana Rodrigues - 13 anos
Terça Manhã

O lanche do CEC é comprado de acordo com o número de alunos por turmo, que é  100, no caso 15 pessoas faltem 15% do lanche não será consumido e 15% do dinheiro é gasto inutilmente, além dos alunos que faltam, tem aqueles que vem para o CEC e não consomem o lanche completo, por motivos banais e bobos, eu acho que é muita besteira, mas isso é uma falta de educação, não se aprende com o tempo, os pais que devem ensinar desde a infância que não se deve desperdiçar comida, por que muitas pessoas passam fome e que isso pode acontecer com qualquer pessoa e em qualquer fase da vida, é importante estar consciente de que quem muito desperdiça um dia fica sem.
Sabrina Mota - 15 anos
Terça Tarde

Eu acho que para diminuir mais esse desperdício nós devemos começar a consumir mais os
alimentos que são dados aqui no lanche, por que tem pessoas que pega e come a metade e joga a outra no lixo. As frutas são todas saudáveis e boas e faz um bem enorme pra saúde, mas os alunos preferem comer besteiras. Esse desperdício que está tendo aqui no CEC é ruim, os alunos poderiam começar a comer mais, até por que tem escolas que nem lanche tem e aqui tem e nós desperdiçamos. Os alimentos que são desperdiçados poderiam ser doados para quem precisa, eu também acho que poderiam diminuir as porções, por que ficar só gastando dinheiro para comprar alimentos caros e ser desperdiçados não dá ne?
Juliana Assis - 12 anos
Quarta Manhã
Na minha opinião eu acho que devemos conscientizar os alunos de todas as turmas e turnos com pequenas reuniões, por que a taxa de desperdício tem sido alta em todas as turmas do CEC e acho que isso trás prejuízo. Acho que um dos motivos desse desperdício são alguns alunos que não gostam de alguns lanches e frutas que são distribuídos aqui e por isso eles deixam de pegar ou acabam jogando fora.
Jean Kleidson - 14 anos
Quarta Tarde




Eu acho o desperdício de lanche muito errado, porque o CEC poderia comprar muito material com esse dinheiro que é desperdiçado com o lanche que vai pro lixo. Os próprios alunos acabam desperdiçando e com certeza nós podemos diminuir a quantidade de alimentos jogados no lixo, se todos comerem tudo, não jogando fora, assim não teria muito gasto e nem teria muito desperdício.

Bruno Barreto - 12 anos 
Quinta Manhã



Eu acho que nós poderíamos deixar de faltar mais o curso para não desperdiçarmos muito o lanche, temos que consumir mais todo o lanche e não jogar fora por que o custo é muito grande, mesmo não gostando do lanche a pessoa teria que provar para saber realmente se é ruim ou bom, assim como tem várias pessoas procurando alimentos para comer igual a nós e não recebem em outras escolas, e nós recebemos aqui no curso então não é legal desperdiçarmos tanto alimento, já que tem tantas pessoas precisando mais que nós.
Fernanda de Jesus - 14 anos
Quinta Tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário