quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

CAmb: Quilombo da Flor Roxa

   O Quilombo da Flor Roxa foi formado principalmente de negros fugitivos, geralmente do recôncavo baiano, esses negros se juntaram e formaram um quilombo nas terras São Caetano. Os fazendeiros que moravam nessa região começaram a se sentir ameaçados com a presença daqueles negros em suas terras, eles queriam alguém para acabar de vez com aquele quilombo, encontraram Jose Joaquim Almeida, conhecido por desbravar as matas e por ser muito destemido, mas ele queria algo em troca, quis aquela terra, a terra de São Caetano. Jose Joaquim capturou uns, matou outros e alguns conseguiram fugir para bem longe, ao capturar os negros Jose Joaquim se rebelou contra os fazendeiros que tinha lhe enviado a sua missão e não devolveu os negros aos fazendeiros, ele tornou os negros em seus escravos e naquela terra fez seu casarão.

   Aquela terra era passagem da estrada do boiadeiro, onde passavam variamos vaqueiros com seus animais, Jose Joaquim sabiam que os vaqueiros iam vende-los na feira, depois disso eles iam se abrigar a noite nas terras de São Caetano. Como Jose Joaquim sabia que eles tinham vendido seus animais na feira, a noite furtava os seus pertences que eram ouro, joias e dinheiro e colocava os vaqueiros para correrem da suas terras. A policia foi varias vezes a sua procura mais não o encontravam, Jose Joaquim tinha um anel que apertava o seu dedo e um amigo que o avisava toda vez que a policia estava vindo a sua procura. Com esse sinal ele entrava num túnel que era muito difícil de achar, ele atravessava o monte e chegava em um lugar bem longe da entrada do túnel em suas terras, e com isso ninguém conseguiu captura-lo. Depois de uma das suas fugas Jose Joaquim não retorno as terras de São Caetano e os negros se apropriaram dela e continuaram com o quilombo.

*Texto baseado na visita de Elloyse e Thiago ao Quilombo da Flor Roxa, história contada por Samuel Pedro 
Thiago Marques
Quarta Manhã
Elloyse Santiago
Quarta Manhã



Um comentário:

  1. Sugiro, para conhecimento melhor de como eram reconhecidos como cidadãos os escravos em Serrinha, assim como a possibilidade de que criem um grupo de estudos para conhecer suas origens, o link que compartilho a seguir. É sobre todos os documentos da Igreja de Sant'Ana que estão disponíveis.
    https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:939N-PX4D-6?owc=M7ZY-M2S%3A369978001%2C369568902%3Fcc%3D2177272&wc=M7ZY-4P8%3A369978001%2C369568902%2C370022801%3Fcc%3D2177272&cc=2177272

    ResponderExcluir