sexta-feira, 6 de maio de 2016

CTEC - Aula 09 - Ábaco

Esta semana estudamos sobre o ábaco, instrumento milenar que é considerado como sendo a primeira calculadora. Tentamos assim reforçar com nossos alunos o uso de instrumentos de medição e equipamentos que possuímos na oficina, juntamente com as operações matemáticas adição e subtração, sendo que estudamos sobre essas com o uso  do ábaco.




Na aula de hoje eu aprendi como funciona a contagem das coisas antigamente, logo em seguida, começamos a fazer o ábaco, que é um  instrumento que surgiu na Mesopotâmia a muitos anos atrás e que é utilizado ate hoje, e o ábaco mais utilizado aqui no Brasil é o soroban. Primeiro desenhamos o ábaco em uma folha de papel oficio e depois desenhamos em uma peça de madeira MDF de 6 mm com 12 de largura e 20 de comprimento, e depois cortamos o centro da madeira usando uma serra tico-tico e furamos com a furadeira de bancada e por fim colocamos 3 pedaços de arame cada pedaço com 10 miçangas.

Keilane da Silva Freitas, 15 anos, segunda a tarde.


Na aula de hoje eu aprendi sobre como podemos contar sem números, temos várias formas de contar sem usar o número, o dedo principalmente as crianças quando não sabem contar elas usam o dedo. Nós vimos um vídeo sobre a matemática explicando sobre os números que não usamos mas sim o dedo, o digital, o ábaco e várias outras formas, o professor também mostrou algumas falas com imagens sobre o ábaco e outros. Fizemos um experimento que foi construído um ábaco, usamos a régua para medirmos a madeira MDF de 6 mm de espessura cortamos com a serra tico-tico, furamos com a furadeira de bancada, colocamos os arames e as miçangas e pronto.

Fernanda de Jesus, 14 anos, terça a tarde.

Hoje eu aprendi o que é dezena, centena e unidade, hoje estávamos construindo um ábaco, fizemos primeiro em uma folha de papel ofício e depois em uma madeira. Hoje sabemos como contar sem usar números, depois de desenhar as linhas na madeira que tem a forma retangular tem que cortar ao redor para ficar um retângulo dentro do outro, usamos para fazer o ábaco régua, lápis, borracha e atenção para fazer o ábaco de madeira precisa da serra tico-tico e para funcionar precisa de miçanga e arame, pode pintar também, fica bem bonitinho para usá-lo. 

Janaína Silva Mota, 14 anos, quarta manhã.


Na aula de hoje falamos como podemos contar os alunos da oficina sem números? Podemos contar com pedras por exemplo. Assistimos também um pouco da historia da calculadora e do calculo, fizemos também o ábaco com a madeira MDF de 6 mm de espessura cortamos com a serra tico-tico lixamos e furamos com a furadeira de bancada e colocamos o arame liso junto com as miçangas, no ábaco podemos somar e subtrair eles também podem ajudar as crianças a aprender a somar e subtrair por que é uma forma fácil de aprender.

Maisa Souza Luciano, 12 anos, quarta tarde.


Na aula de hoje nós aprendemos sobre como podemos contar os alunos da oficina sem usar números, podemos com a mão, pedras, gravetos e infinitas coisas que podemos usar no lugar dos números, mas ao longo do tempo os humanos precisaram criar os números que é muito mais fácil e aprendemos também sobre como fazer o ábaco que tivemos de medir 12 cm de largura e 20 de comprimento e depois cortamos com a serra tico-tico manual e usamos a furadeira de bancada para colocar os arames com as miçangas.

Ana Vitoria C. Santos, 14 anos, quinta manhã.


Na aula de hoje nós falamos de como podemos contar os alunos da oficina sem usar os números, podemos contar usando os dedos, as linhas da folha, com os lápis, as canetas, etc. Também falamos sobre o ábaco, que foi o experimento de hoje, nós desenhamos numa folha de papel e medimos de cada lado 12 cm e embaixo 20 cm em cada lado e recortamos e depois colocamos nossos nomes na folha e depois o professor separou 5 grupos de 4 pessoas e 1 grupo de 3 pessoas que foi o meu, depois nós fizemos o mesmo com a madeira e colocamos as bolinhas e pronto.

Karolaine de C. Oliveira, 13 anos, quinta tarde.


Na aula de hoje nos respondemos uma pergunta que é como nós podemos contar os alunos sem números, nós podemos contar com vários tipos de coisas por exemplo, com dedos, com lápis, canetas, borrachas e outros objetos, podemos fazer isso dando a cada um dos alunos assim podemos contar os alunos. Depois nós assistimos um vídeo matemática em toda parte e vimos como contavam ovelhas, pessoas e varias outras coisas, depois marcamos na largura de uma folha de oficio  20 cm e na altura da folha 12 cm, cortamos a folha depois marcamos em cada lado 2 cm e fizemos 4 linhas em cada lado, marcamos novamente em uma tábua de MDF e depois cortamos e fizemos o ábaco.

Janine Almeida da Silva, 13 anos, quinta a tarde.









Nenhum comentário:

Postar um comentário